Resenha - Living With War - Neil Young
Por Rodrigo Simas
Postado em 17 de maio de 2006
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Composto e gravado em menos de um mês, às pressas, uma urgência em resposta ao governo Bush, Living With War é o segundo trabalho de Neil Young em menos de 1 ano, continuando a seqüência temática iniciada em GreenDale (2003) e mantida em Praire Wind (2005).
Toda angústia sobre administração atual dos EUA é transformada em música contagiante, visceral e crua. Contando com Chad Cromwell na bateria e Rick Rosa no baixo, além de um coral de 100 vozes (que registrou sua participação em uma única sessão de 12 horas), Young consegue criar melodias que na sua grande maioria podem soar tristes e revoltadas, mas trazem esperança.
Durante as dez faixas, o que se ouve é rock ‘n’ roll da melhor qualidade, coisa que poucos como Neil Young sabem fazer. A produção, tosca, soando como um ensaio, só destaca a idéia principal de Living With War, que pode pecar pela falta de trabalho nos arranjos e na gravação, mas – neste caso o mais importante – passa sua mensagem de forma sublime. Com a criatividade em alta, são disparadas músicas como "After The Garden", "Living With War", "The Restless Consumer" e "Shock and Awe". As letras discursam sobre variados tópicos, todos ligados às guerras, o controle e distorção das notícias pela grande mídia e, sobretudo, a política do governo americano.
Independente do barulho que está sendo feito, "Let’s Impeach The President" é uma das faixas de protesto mais diretas e importantes lançadas nos últimos anos. Sem meias palavras, Neil demanda a retirada de George Bush da presidência dos EUA, realçada ainda por "Lookin’ For a Leader", que vem em seguida.
O final em "America The Beautiful", entoada pelo coral de 100 vozes, fecha satisfatoriamente Living With War, que prova ser um documento musical forte e atualíssimo, como marca das injustiças e incertezas que os últimos anos têm trazido.
1. After The Garden
2. Living With War
3. The Restless Consumer
4. Shock And Awe
5. Families
6. Flags Of Freedeom
7. Let's Impeach The President
8. Lookin' For A Leader
9. Roger And Out
10. America The Beautiful
Site Oficial: http://www.neilyoung.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Iron Maiden que "deveria ter sido extinta", segundo o Heavy Consequence
A música do Rainbow que Ritchie Blackmore chama de "a definitiva" da banda
A melhor música de cada álbum do Iron Maiden, segundo ranking feito pela Loudwire
"I Don't Care", do Megadeth, fala sobre alguém que Dave Mustaine admite ter implicância
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
35 grandes músicas que o Megadeth lançou no século XXI
Uma cantora brasileira no Arch Enemy? Post enigmático levanta indícios...
Com dois ex-integrantes do Exciter, Powerrage anuncia primeiro álbum, "Beast"
Líder do Arch Enemy já disse que banda com membros de vários países é "pior ideia"
"Tool virou música de velho", admite vocalista Maynard James Keenan
Ao lidar com problemas de saúde, Dee Snider admitiu fazer algo que rejeitou a vida inteira
O disco que define o metal, na opinião de Ice-T
Metal Church anuncia seu décimo terceiro disco, o primeiro gravado com David Ellefson
Por que Max Cavalera andar de limousine e Sepultura de van não incomodou Andreas Kisser
Summer Breeze anuncia mais 33 atrações para a edição 2026
Sarcófago: pioneirismo, polêmica e death metal
Apple Music divulga lista com 100 melhores álbuns da história; Nirvana aparece no top 10
Kerry King enumera os principais motivos que levaram ao fim do Slayer



O solo de uma nota que Eddie Van Halen elegeu como um dos maiores; "um tapa na cara dos virtuoses"
Em protesto contra Trump, Neil Young libera acervo de graça para moradores da Groenlândia
Os 3 veteranos do rock que lançaram álbuns que humilham os atuais, segundo Regis Tadeu
O guitarrista que Neil Young colocou no mesmo nível de Hendrix, e citou uma música como "prova"



