Resenha - Helsinki Vampires - 69 Eyes
Por Paulo Finatto Jr.
Postado em 16 de maio de 2006
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Já que esse DVD foi lançado originalmente em 2003, finalmente agora os brasileiros poderão conferir o primeiro registro em vídeo da banda The 69 Eyes. Qual foi o motivo para esse lançamento, digamos, ter sido atrasado? A bem sucedida passagem da banda aqui no nosso país, durante o Live n’ Louder Festival, e por que não também dizer, as boas críticas que o seu último álbum, "Devils", obteve na mídia especializada no último ano. "Helsinki Vampires" traz o show do grupo em Tavastia, Finlândia (o seu país-natal); além de uma boa quantidade de material extra.
Jyrki 69 (vocal), Bazie (guitarra), Timo-Timo (guitarra), Archzie (baixo) e Jussi 69 (bateria) são os responsáveis pelo metal gótico do The 69 Eyes, que ao passar pelo Brasil em 2005 deixaram a impressão de serem músicos totalmente pirados em cima do palco. Porém, quem for adquirir esse DVD apenas para se divertir com a ‘performance’ circense da banda, vai acabar se decepcionando. Em "Helsinki Vampires" a banda faz uma apresentação mais comportada, especialmente Jyrki e Jussi. Entretanto, o show está ótimo, com ou sem maluquices. A banda escolheu um bom local para o show, conseguiu levar um bom público (para os padrões europeus e finlandeses), além de caprichar na iluminação, imagens de vídeo e som digital. Fatores que favorecem por demais o material, ainda mais quando a banda tem qualidade e competência, como é o caso do The 69 Eyes.
É mais de 1h30 de muito metal gótico. Não sendo uma banda exclusivamente heavy metal, vemos influências de rock, e até hard rock em algumas composições da banda, que soam arrastadas e até, em certos momentos, melodiosa. Enfim, a banda faz de tudo um pouco (com limites é claro), o que é uma qualidade, já que temos um registro que não segue sempre a mesma linha, as mesmas melodias e as mesmas batidas. "Crashing High" abre o espetáculo, a típica gótica/melódica. Já "Angel of My Shoulder" é uma composição mais pesada, enquanto que "Velvet Touch" também merece destaque, sendo uma balada. E o pique do show continua alto com "Don’t Turn Your Back on Fear", "Stolen Season" (outra balada muito legal), "Sleeping with Lions", "Betty Blue", "The Chair", "Dance d’Amour", "Framed in Blood (totalmente hard rock) – fechando com o hino da banda – "Brandon Lee" – essa totalmente atmosférica e gótica. Fica até complicado, como eu havia dito anteriormente, falar mais da banda em cima do palco. A apresentação é totalmente metódica, sem nenhuma grande aspiração por algo inusitado. Isso pode ser um problema para alguns, mas para mim não é, ainda mais porque o The 69 Eyes compensou isso com músicas de qualidade.
Além do show, há muitos clipes como material bônus. Lá estão "Betty Blue", "Dance d’Amour", "The Chair", "Brandon Lee" e "Gothic Girl", todos eles bem produzidos. Esses vídeos compreendem a fase mais recente da banda, entre 2002 e 2000. Mas a banda ainda incluiu outros vídeos, que não são uma beleza, mas estão lá para o contentamento dos fãs: "Wasting the Dawn", "Call Me" e "Mr. Pain", todos eles produzidos entre 1999 e 1995. Além dos vídeos, "Beyond the Dawn" está nos extras, que é mais precisamente o ‘making-off’ do clipe "Wasting the Dawn". Há o ‘home video’, "From Russia With Goth", gravado pelo vocalista Jyrki 69 durante a passagem da banda pela Escandinávia em 2003. Isso tudo, além de uma extensa galeria de fotos com imagens da banda pela Alemanha (no Mera Luna Festival e de shows em Berlim), discografia completa (com vídeos e singles) e ainda, como não poderia faltar, entrevistas com todos os membros do The 69 Eyes.
Fazia tempo que eu não conferia um DVD tão completo como esse. Completo por ser um grande show e trazer muito material extra. Completo por ter sido tão bem produzido, artisticamente como tecnicamente. Vale como dica, para os fãs da banda, apreciadores do som e para aqueles que querem um registro do show memorável do Live n’ Louder 2005 (que rolou em São Paulo e aqui em Porto Alegre).
Track-list:
01. Crashing High
02. Angel on My Shoulder
03. Forever More
04. Gothic Girl
05. Velvet Touch
06. Don’t Turn Your Back on Fear
07. Stolen Season
08. Sleeping with Lions
09. Betty Blue
10. Radical
11. Still Waters Run Deep
12. The Chair
13. Wasting the Dawn
14. Dance d’Amour
15. Framed in Blood
16. Stigmata
17. Brandon Lee
Material cedido por:
Rock Brigade Records
http://www.rockbrigade.com.br/records
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
Helena Nagagata reassume guitarra da Crypta
Bangers Open Air 2026: cinco apresentações que você não pode perder
A analogia com Iron Maiden explica decisão do Avantasia, segundo Tobias Sammet
Três Álbuns Seminais Lançados em 1975, nos EUA
O riff do Guns N' Roses que Slash acha bem melhor do que o de "Sweet Child O' Mine"
A maneira curiosa como James Hetfield reagia aos fãs que o ofendiam por conta de "Until It Sleeps"
Manowar anuncia turnê celebrando álbuns "Fighting the World" e "Kings of Metal"
O guitarrista de jazz que largou John Lennon no estúdio; "Poderia ter sido muito legal"
A "melhor banda de rock'n'roll em disco", segundo Bono, do U2
Rock in Rio 2026: vendas do Rock in Rio Card começam em dezembro
Plantão Médico Deep Purple: 6 membros atuais e antigos que convivem com problemas de saúde
Os 10 melhores álbuns do groove metal, segundo o RYM, incluindo um brasileiro
O guitarrista a quem Elvis Presley pediu aula de guitarra: "Ele ficava vendo minhas mãos"
O dia que Ney Matogrosso e Caetano constrangeram Renato Russo na casa de Regina Casé
Beatles - Perguntas e respostas e curiosidades
O sufoco que Derrick Green passou em uma pizzaria ao se mudar pro Brasil

Supla canta Ramones com o The 69 Eyes em São Paulo



