Resenha - Fly - Blind Guardian
Por Ricardo Seelig
Postado em 21 de março de 2006
Nota: 6 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Enquanto milhares de fãs aguardam ansiosos o lançamento de "A Twist In The Myth", provável título do novo trabalho do Blind Guardian, o single de "Fly" sacia um pouco a curiosidade e antecipa uma prévia do que vem por aí.
Blind Guardian - Mais Novidades
Lançado no último dia 24 de fevereiro em toda a Europa, o single conta com três músicas, sendo que apenas duas farão parte do álbum. "Fly", apesar de apresentar um andamento um pouco diferente em seu início e em algumas passagens durante a sua duração, não foge muito da linha adotada pelo grupo nos seus três últimos álbuns, "Imaginations From The Other Side", "Nightfall On Middle-Earth" e "A Night At The Opera".
Com o peso habitual e arranjos vocais elaborados (que já são uma tradição da banda), é uma típica canção do Blind Guardian, mas nada além disso. Os fãs do grupo se acostumaram, no decorrer dos anos, a ver as suas expectativas serem superadas com folga, e por isso mesmo a audição de "Fly" decepciona um pouco. A canção abusa de fórmulas que, apesar de originais e de qualidade indiscutível, já foram exploradas à exaustão pelo Blind Guardian nos seus últimos álbuns. A sensação de estar andando em círculos é inevitável.
No que se refere à performance dos integrantes a banda mantém a excelência habitual, com os vocais de Hansi Kursh sendo o grande destaque. Quem acompanha a carreira do grupo sabe o quanto o antes baixista e vocalista do grupo evoluiu ao longo dos anos, e aqui esta evolução continua. A alternância de timbres mais agressivos com vozes mais limpas alcança um resultado majestoso, e abre ótimas perspectivas para o novo álbum. As guitarras de André Olbrich e Marcus Siepen demonstram o tradicional entrosamento, e o recém-chegado baterista Frederick Ehmke, se não impressiona em sua performance como Thomen Stauch, ao menos não compromete.
Dando sequência ao single temos uma versão acústica da faixa "Skalds And Shadows". Esta canção deverá fazer parte do novo álbum, mas com outra versão. A que consta no single tem um clima medieval bem na linha de "Lord Of The Rings", "A Past And Future Secret" e outras baladas do grupo. Com um arranjo onde violões, flautas a harmonias vocais belíssimas se complementam, é um bálsamo para os ouvidos.
Fechando o CD, o Blind Guardian gravou uma versão para "In-A-Gadda-Da-Vida", clássico do Iron Butterfly, já coverizado anteriormente pelo Slayer para a trilha do filme "Less Than Zero". A versão dos alemães é correta, com o grupo adicionando, além de generosas doses de peso, pequenas alterações no arranjo que tornam a faixa ainda mais atrativa. Os vocais, ora berrados por Hansi ora em coros, aliados aos discretos teclados que complementam a sonoridade, enriquecem o resultado final. Uma lição que deveria ser seguida por Hansi e Jon Schaffer no Demons & Wizards, que em seu último álbum, "Touched By The Crimson King", apresentou uma releitura decepcionante para "Immigrant Song", clássico do Led Zeppelin.
No geral "Fly" é um single apenas mediano, onde os principais destaques acabam sendo os b-sides e não a faixa principal. Levando-se em conta que o lançamento de um single serve justamente para promover determinada música de um álbum, isso deixa uma pulga atrás da orelha.
Se o quesito de avaliação levasse em conta apenas as faixas complementares, a nota que eu daria a este single seria maior. Mas como não é o caso, o resultado final acaba sendo decepcionante.
Faixas:
1. Fly
2. Skalds And Shadows (Acoustic Version)
3. In-A-Gadda-Da-Vida
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Valores dos ingressos para último show do Megadeth no Brasil são divulgados; confira
Dave Mustaine confirma que regravou "Ride the Lightning" em homenagem ao Metallica
A canção do Genesis que a banda evitava tocar ao vivo, de acordo com Phil Collins
Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
Os 50 melhores discos da história do thrash, segundo a Metal Hammer
As 10 melhores músicas da fase progressiva do Genesis segundo leitores da revista Prog
O disco de reggae que Nando Reis tem seis exemplares; "Quase como se fossem sagrados"
O primeiro álbum do Pink Floyd que David Gilmour chamou de "obra-prima"
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
A canção do Queen que Brian May achou que era piada até ouvir "estou falando sério"
Bangers Open Air confirma Within Temptation, Feuerschwanz e Eluveitie para 2026
Tecladista anuncia que o Faith No More não volta mais
O artista que Roger Waters diz ter mudado o rock, mas alguns torcem o nariz
Rick Rubin elege o maior guitarrista de todos os tempos; "ele encontrou uma nova linguagem"
O nobre motivo pelo qual Kurt Cobain mentia sobre o fato de usar drogas
Apple Music divulga lista com 100 melhores álbuns da história; Nirvana aparece no top 10
Cinco bandas com mais de cinquenta anos de história


Novo álbum do Blind Guardian será mais "melódico das antigas", diz Hansi Kürsch
5 discos lançados em 1998 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida
5 discos lançados em 1992 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida
Pink Floyd: O álbum que revolucionou a música ocidental



