RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

O que faltava no Kiss: "Led Zeppelin e The Who soavam incríveis. Por que não conseguimos?

A música gravada pelos Ramones que fez Dado Villa-Lobos querer tocar guitarra

Os dois guitarristas ingleses da década de 60 que David Gilmour considera seus "heróis"

Andreas Kisser critica o estereótipo de roqueiro de esquerda: "rock é liberdade"

O disco do Metallica em que Kirk Hammett viveu seu auge como guitarrista

A letra de Serj Tankian para o System of a Down que Shavo Odadjian menos entendeu

Por que Edu Falaschi não colocou "Rebirth" do Angra no seu novo Blu-Ray? Ele explica

A opinião de Rafael Bittencourt sobre Angra com Kiko Loureiro e Marcelo Barbosa juntos

Steve "Zetro" Souza explica veto ao nome Zetrodus

Andreas Kisser cita aspectos negativos do carnaval: "no heavy metal você não vê isso"

Ellefson não falou com Mustaine após ser demitido do Megadeth; "Não preciso ser seu amigo"

Os artistas bombados que Roger Water menospreza: "Sou muito, muito mais importante"

O disco clássico e a calça rasgada que mudaram a vida de João Gordo, do Ratos de Porão

O dia em que Max Cavalera foi preso após mal-entendido envolvendo a bandeira do Brasil

A música do Led Zeppelin que Robert Plant não consegue ouvir sem lembrar de John Bonham


Manifesto 2025

Resenha - Fly - Blind Guardian

Por Ricardo Seelig
Postado em 21 de março de 2006

Nota: 6 starstarstarstarstarstar

Enquanto milhares de fãs aguardam ansiosos o lançamento de "A Twist In The Myth", provável título do novo trabalho do Blind Guardian, o single de "Fly" sacia um pouco a curiosidade e antecipa uma prévia do que vem por aí.

Blind Guardian - Mais Novidades

Lançado no último dia 24 de fevereiro em toda a Europa, o single conta com três músicas, sendo que apenas duas farão parte do álbum. "Fly", apesar de apresentar um andamento um pouco diferente em seu início e em algumas passagens durante a sua duração, não foge muito da linha adotada pelo grupo nos seus três últimos álbuns, "Imaginations From The Other Side", "Nightfall On Middle-Earth" e "A Night At The Opera".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 1

Com o peso habitual e arranjos vocais elaborados (que já são uma tradição da banda), é uma típica canção do Blind Guardian, mas nada além disso. Os fãs do grupo se acostumaram, no decorrer dos anos, a ver as suas expectativas serem superadas com folga, e por isso mesmo a audição de "Fly" decepciona um pouco. A canção abusa de fórmulas que, apesar de originais e de qualidade indiscutível, já foram exploradas à exaustão pelo Blind Guardian nos seus últimos álbuns. A sensação de estar andando em círculos é inevitável.

No que se refere à performance dos integrantes a banda mantém a excelência habitual, com os vocais de Hansi Kursh sendo o grande destaque. Quem acompanha a carreira do grupo sabe o quanto o antes baixista e vocalista do grupo evoluiu ao longo dos anos, e aqui esta evolução continua. A alternância de timbres mais agressivos com vozes mais limpas alcança um resultado majestoso, e abre ótimas perspectivas para o novo álbum. As guitarras de André Olbrich e Marcus Siepen demonstram o tradicional entrosamento, e o recém-chegado baterista Frederick Ehmke, se não impressiona em sua performance como Thomen Stauch, ao menos não compromete.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 2

Dando sequência ao single temos uma versão acústica da faixa "Skalds And Shadows". Esta canção deverá fazer parte do novo álbum, mas com outra versão. A que consta no single tem um clima medieval bem na linha de "Lord Of The Rings", "A Past And Future Secret" e outras baladas do grupo. Com um arranjo onde violões, flautas a harmonias vocais belíssimas se complementam, é um bálsamo para os ouvidos.

Fechando o CD, o Blind Guardian gravou uma versão para "In-A-Gadda-Da-Vida", clássico do Iron Butterfly, já coverizado anteriormente pelo Slayer para a trilha do filme "Less Than Zero". A versão dos alemães é correta, com o grupo adicionando, além de generosas doses de peso, pequenas alterações no arranjo que tornam a faixa ainda mais atrativa. Os vocais, ora berrados por Hansi ora em coros, aliados aos discretos teclados que complementam a sonoridade, enriquecem o resultado final. Uma lição que deveria ser seguida por Hansi e Jon Schaffer no Demons & Wizards, que em seu último álbum, "Touched By The Crimson King", apresentou uma releitura decepcionante para "Immigrant Song", clássico do Led Zeppelin.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 3

No geral "Fly" é um single apenas mediano, onde os principais destaques acabam sendo os b-sides e não a faixa principal. Levando-se em conta que o lançamento de um single serve justamente para promover determinada música de um álbum, isso deixa uma pulga atrás da orelha.

Se o quesito de avaliação levasse em conta apenas as faixas complementares, a nota que eu daria a este single seria maior. Mas como não é o caso, o resultado final acaba sendo decepcionante.

Faixas:
1. Fly
2. Skalds And Shadows (Acoustic Version)
3. In-A-Gadda-Da-Vida

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 4
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Stamp


publicidadeMarcelo Matos Medeiros | Glasir Machado Lima Neto | Felipe Pablo Lescura | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Ricardo Seelig

Ricardo Seelig é editor da Collectors Room e colabora com o Whiplash.Net desde 2004.
Mais matérias de Ricardo Seelig.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS