Resenha - Fly - Blind Guardian
Por Ricardo Seelig
Postado em 21 de março de 2006
Nota: 6 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Enquanto milhares de fãs aguardam ansiosos o lançamento de "A Twist In The Myth", provável título do novo trabalho do Blind Guardian, o single de "Fly" sacia um pouco a curiosidade e antecipa uma prévia do que vem por aí.
Blind Guardian - Mais Novidades
Lançado no último dia 24 de fevereiro em toda a Europa, o single conta com três músicas, sendo que apenas duas farão parte do álbum. "Fly", apesar de apresentar um andamento um pouco diferente em seu início e em algumas passagens durante a sua duração, não foge muito da linha adotada pelo grupo nos seus três últimos álbuns, "Imaginations From The Other Side", "Nightfall On Middle-Earth" e "A Night At The Opera".
Com o peso habitual e arranjos vocais elaborados (que já são uma tradição da banda), é uma típica canção do Blind Guardian, mas nada além disso. Os fãs do grupo se acostumaram, no decorrer dos anos, a ver as suas expectativas serem superadas com folga, e por isso mesmo a audição de "Fly" decepciona um pouco. A canção abusa de fórmulas que, apesar de originais e de qualidade indiscutível, já foram exploradas à exaustão pelo Blind Guardian nos seus últimos álbuns. A sensação de estar andando em círculos é inevitável.
No que se refere à performance dos integrantes a banda mantém a excelência habitual, com os vocais de Hansi Kursh sendo o grande destaque. Quem acompanha a carreira do grupo sabe o quanto o antes baixista e vocalista do grupo evoluiu ao longo dos anos, e aqui esta evolução continua. A alternância de timbres mais agressivos com vozes mais limpas alcança um resultado majestoso, e abre ótimas perspectivas para o novo álbum. As guitarras de André Olbrich e Marcus Siepen demonstram o tradicional entrosamento, e o recém-chegado baterista Frederick Ehmke, se não impressiona em sua performance como Thomen Stauch, ao menos não compromete.
Dando sequência ao single temos uma versão acústica da faixa "Skalds And Shadows". Esta canção deverá fazer parte do novo álbum, mas com outra versão. A que consta no single tem um clima medieval bem na linha de "Lord Of The Rings", "A Past And Future Secret" e outras baladas do grupo. Com um arranjo onde violões, flautas a harmonias vocais belíssimas se complementam, é um bálsamo para os ouvidos.
Fechando o CD, o Blind Guardian gravou uma versão para "In-A-Gadda-Da-Vida", clássico do Iron Butterfly, já coverizado anteriormente pelo Slayer para a trilha do filme "Less Than Zero". A versão dos alemães é correta, com o grupo adicionando, além de generosas doses de peso, pequenas alterações no arranjo que tornam a faixa ainda mais atrativa. Os vocais, ora berrados por Hansi ora em coros, aliados aos discretos teclados que complementam a sonoridade, enriquecem o resultado final. Uma lição que deveria ser seguida por Hansi e Jon Schaffer no Demons & Wizards, que em seu último álbum, "Touched By The Crimson King", apresentou uma releitura decepcionante para "Immigrant Song", clássico do Led Zeppelin.
No geral "Fly" é um single apenas mediano, onde os principais destaques acabam sendo os b-sides e não a faixa principal. Levando-se em conta que o lançamento de um single serve justamente para promover determinada música de um álbum, isso deixa uma pulga atrás da orelha.
Se o quesito de avaliação levasse em conta apenas as faixas complementares, a nota que eu daria a este single seria maior. Mas como não é o caso, o resultado final acaba sendo decepcionante.
Faixas:
1. Fly
2. Skalds And Shadows (Acoustic Version)
3. In-A-Gadda-Da-Vida
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista apontado como melhor do mundo que Alex Lifeson não curte: "Não me tocava"
Sepultura esgota ingressos do último show da carreira
Mantas, guitarrista original do Venom, homenageia Cronos
A banda que recusou Rock in Rio 1985: "Pessoas decidiram que não era boa ideia"
O vocalista que Tony Iommi demitiu do Black Sabbath porque ele "estava cheirando muita cocaína"
A homenagem de Krisiun e Destruction ao Venom no Rock in Rio 2013
O curioso tema do TCC de Fernanda Lira que professora reprovou e a fez largar a faculdade
Power to the People, festival organizado por Tom Morello, será transmitido ao vivo
Alice Cooper revela quando se deu conta de que não era Alice Cooper
A música de Janis Joplin que nasceu num bar e foi gravada três dias antes de sua morte
Regis Tadeu explica por que show final do Sepultura foi para um lugar menor
A música do Megadeth que fala sobre o vício em jogos e apostas
Ritchie Blackmore avalia os guitarristas que o substituíram no Deep Purple
O guitarrista que Brian May comparou a Mozart: "Um dos maiores de todos os tempos"
Quando se tornou uma vergonha dizer que gostava de Raul Seixas
Loudwire coloca álbum do Angra como "melhor álbum de progpower" da história
Accept lança versão de "Losers and Winners" com Hansi Kürsch (Blind Guardian) nos vocais
Os 10 discos essenciais do metal sinfônico, segundo a Louder
5 músicas de metal que é impossível não reconhecer nos primeiros 3 segundos
Iron Maiden: Grata surpresa e despedida perfeita do gigante
Death: Responsáveis por elevar a música pesada a novo nível



