Resenha - Whatever People Say I Am, That's What I'm Not - Arctic Monkeys
Por Paulo Finatto Jr.
Postado em 21 de março de 2006
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Tenho o orgulho de trazer para você, em primeira mão, essa banda que em breve será a mais nova sensação aqui no Brasil. Artista da gravadora Domino Records (a mesma de Franz Ferdinand), o Arctic Monkeys já é sucesso absoluto por onde mais vem passando. "Whatever People Say I Am, That’s What I’m Not" é o seu primeiro disco, lançado em janeiro de 2006 e certamente é uma das melhores novidades do ano.
Arctic Monkeys - Mais Novidades
Alex Turner (vocal e guitarra), Jamie Cook (guitarra), Andy Nicholson (baixo) e Matt Helders (bateria) são de Sheffield (Inglaterra) e já estão entre os artistas mais vendidos no Reino Unido, Estados Unidos, Austrália, Japão e Alemanha. O Arctic Monkeys é um nato exemplo de que hoje, com um cenário já saturado de idéias mirabolantes, tendências mais cruas e diretas estão se caindo no gosto do público. O quarteto inglês não tenta nenhum vôo mais alto, apenas faz um rock estilo anos setenta com um quê de música alternativa. E com bastante competência. "Whatever People Say..." traz na sua maioria músicas animadas e com guitarras acentuadas, talvez sejam esses os motivos para o bem-estar que o CD desperta quando o ouvimos.
"The View from the Afternoon", a primeira faixa, já é um destaque. São riffs, melodias simples e diferentes do que estamos habituados a ouvir, mas não por isso desmerecedoras de elogios. E não é que o disco segue só com músicas legais? "I Bet You Look Good on the Dancefloor" é tão boa quanto a anterior. A diferença nessa aqui é que o Arctic Monkeys acertou em cheio na hora de criar as melodias para voz - o diferencial dos ingleses. Não há composição que esteja mal composta nesse sentido, e sem um enriquecimento instrumental. O acento alternativo da banda está em faixas como as seguintes, "Fake Tales of San Francisco" (um pouco mais cadenciada) e "Dancing Shoes", outro grande momento do CD. Se você ainda precisa de motivos para conferir esse disco, "You Probably Couldn’t See for the Lights but You Were Looking Straight at Me" (de novo, com as ótimas melodias de voz), "Still Take You Home" (variando um instrumental entre o mais agressivo e mais cadenciado) e por fim "When the Sun Goes Down" (o primeiro ‘single’ e a música que tem chegado com maior facilidade aqui no Brasil) estão esperando a sua atenção.
Complicado vai ser o Arctic Monkeys continuar no underground com um disco tão bacana como "Whatever People Say...". Aos poucos, o grupo vai conseguir conquistar o seu espaço aqui no Brasil, porque fora daqui a banda já é considerada um fenômeno. Uma boa sugestão para quem está atrás de coisas alternativas, e principalmente, de inquestionável qualidade. Que venha o segundo álbum, eu estou aguardando.
Site oficial: www.arcticmonkeys.com
Line-up:
Alex Turner (vocal/guitarra);
Jamie Cook (guitarra);
Andy Nicholson (baixo);
Matt Helders (bateria).
Track-list:
01. The View from the Afternoon
02. I Bet You Look Good on the Dancefloor
03. Fake Tales of San Francisco
04. Dancing Shoes
05. You Probably Couldn’t See for the Lights but You Were Looking Straight at Me
06. Still Take You Home
07. Riot Van
08. Red Light Indicates Doors are Secured
09. Mardy Bum
10. Perhaps Vampires is a Bit Strong but…
11. When the Sun Goes Down
12. From the Ritz to the Rubble
13. A Certain Romance
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Marcelo Bonfá explica fim de projeto com Dado Villa-Lobos
Vocalista admite ter pedido demissão do Journey antes da atual turnê
O disco que define o metal, na opinião de Amy Lee, vocalista do Evanescence
Angra e Shaman são muito famosos na Europa? Alírio Netto, que mora lá, responde
Com brasileiros e lendas do rock, Eric Clapton anuncia cast do Crossroads Guitar Festival 2026
Baterista do Arch Enemy afirma que saída de Alissa White-Gluz não foi uma surpresa
O melhor álbum de metal de todos os tempos, segundo Gary Holt do Exodus
Como o Iron Maiden, sem querer, mudou o black metal para sempre
A banda nova de metal que Bruno Valverde está ouvindo: "Eles são diferenciados"
Regis Tadeu explica por que o Rush tocou "Finding My Way" em seu show de retorno
Angela Gossow rebate Kiko Loureiro: "Triste ler isso de alguém que respeitávamos"
Aos 82 anos, Keith Richards conta como dribla limitações para seguir tocando
Após quase 40 anos, Wacken Open Air acaba com tradição do festival: o lamaçal
Por que Julia Lage não faz backing vocals no Smith/Kotzen? Ela explica o motivo
Os 4 artistas que melhor misturaram rock e religião, segundo Regis Tadeu
Axl Rose: Texto analisa rivalidade com Kurt Cobain
Rob Halford acha que se Freddie Mercury não fosse gay, o Queen seria uma banda diferente


3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
Death: Responsáveis por elevar a música pesada a novo nível



