Resenha - Vertigo 2005 - Live In Chicago - U2

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ricardo Seelig
Enviar correções  |  Ver Acessos

publicidade

Nota: 10

Mais um ano, e mais um DVD do U2. "Vertigo 2005: Live In Chicago", como o título já antecipa, mostra a passagem da tour do álbum "How To Dismantle An Atomic Bomb" pela tradicional cidade americana. Gravado dia 10 de maio de 2004 em um dos primeiros shows da turnê, no United Center de Chicago, o DVD é um ótimo aperitivo para a enorme quantidade de fãs que o U2 possui por aqui, e que estão vivendo a expectativa de mais uma passagem do grupo pelo Brasil.

Sucesso: gráfico em vídeo mostra artistas mais vendidos de 1969 a 2019Buckethead: uma rara imagem do guitarrista sem a máscara


Com direção de Hamish Hamilton, o disco mostra mais uma vez a habitual competência do U2 no palco. Enquanto Bono e The Edge dividem os holofotes principais, o baterista Larry Mullen Jr e o baixista Adam Clayton se contentam com o papel de coadjuvantes, ficando em segundo plano. Por mais que isso gere algumas discussões entre os fãs, é inevitável: enquanto The Edge é a espinha dorsal do U2, Bono é a alma do grupo irlandês, e isso está mais do que claro há mais de quinze anos.

Ao contrário do bom "Elevation 2001: Live In Boston" e do ótimo "Go Home: Live In Slane Castle", registros de dois shows distintos da turnê de divulgação do álbum "All That You Can't Leave Behind", que continham tímidas alterações nos set lists, neste novo DVD Bono e companhia resolveram ressuscitar diversas jóias do passado. "Cry" e "The Electric Co." mostram o quanto o grupo sempre esteva a frente do seu tempo. "Running To Stand Still" foge do óbvio, resgatando uma das mais belas canções de "The Joshua Tree". O bloco final, com "Zoo Station", "The Fly" e "Mysterious Ways", reafirma pela enésima vez o poder de "Achtung Baby", mostrando que, mesmo passados mais de quinze anos de seu lançamento, a obra-prima do grupo continua atual.

Este olhar para o passado da banda se faz presente também em "40", melancólica e emblemática faixa do início da carreira do grupo, que fecha o show em clima de celebração. É impossível ouví-la e não se transportar para a época do EP "Under A Blood Red Sky", que também se encerrava com esta canção. Uma pena que o grupo não incluiu a saborosa "Party Girl" no DVD, apesar de ela ter sido executada neste show.

Dentre as canções mais recentes, a poderosa "Vertigo" mostra que veio para ficar. Uma das melhores canções do último álbum, figura desde já entre os clássicos do conjunto. "How To Dismantle An Atomic Bomb" é representado também na abertura com "City Of Blinding Lights" e nas ótimas "Miracle Drug", "Sometimes You Can't Make It On Your Own" e "Original Of The Species", além de "All Because Of You", "Love And Peace Or Else" e "Yahweh".

Momentos antológicos de interação entre a banda e seus fãs não faltam no DVD. A participação calorosa do público cantando a plenos pulmões junto com Bono o refrão de "Elevation" é de arrepiar. As obrigatórias "Beautiful Day" e "New Year's Day" também são pródigas neste aspecto, mas a empolgação atinge níveis estratosféricos mesmo no hino "Sunday Bloody Sunday" e no cavalo de batalha "Where The Streets Have No Name".

Nem mesmo o discurso político de Bono antes de "One" consegue quebrar o ótimo astral do show, pelo contrário. Respondendo ao pedido do engajado líder da banda, milhares de fãs ligam os seus celulares enquanto as luzes do ginásio são apagadas, em um efeito belíssimo. É a tecnologia substituindo o velho isqueiro ... Sinal dos tempos.

O DVD se destaca também pela belíssima iluminação utilizada pelo grupo, abusando do vermelho e de cores fortes em um efeito visual arrebatador. Aliás, o já tradicional palco com a passarela embutida deve causar comoção no Brasil, com os fãs disputando a tapa os cobiçados lugares no interior do "snake-pit".

Infelizmente, não posso encerrar este review sem duas críticas negativas. A primeira, mais branda, vai para a insistência das gravadoras em lançar shows no Brasil sem legendas nas letras das músicas, o que, para uma banda como U2, faz uma diferença danada no resultado final.

A outra vai para a total ausência de extras na versão nacional (isso sem falar no encarte ...), ao contrário da edição importada, que traz um documentário sobre a tour, versões diferentes de "All Because Of You" e Miracle Drug" gravadas em Dublin, cidade natal do grupo, além "Love And Peace Or Else", "An Cat Dubh", The Electric Co." e "Running Stand Still" em versões editadas. Pelo menos conservaram as opções de áudio em 5.1 e 2.0 ...

Apesar de ser o terceiro DVD ao vivo lançado pelo U2 nos últimos anos, "Vertigo 2005: Live In Chicago" vale muito a pena, seja pelo registro do show que passará pelo Brasil daqui há menos de dois meses, seja pela qualidade indiscutível do grupo. Com diversas alterações no set list em relação aos dois lançamentos anteriores, além de palco, cenário e iluminação totalmente novos, somados a uma performance inspirada do grupo, "Vertigo 2005" torna-se não menos que obrigatório não só para os fãs da banda, mas para toda e qualquer pessoa que busca entender como o U2 consegue se manter relevante e inovador depois de vinte e cinco anos de carreira.

Obrigatório, apesar da pisada de bola da Universal Music em não lançar o DVD com todos os extras apresentados na versão original.

Faixas:

1. City Of Blinding Lights
2. Vertigo
3. Elevation
4. Cry / The Electric Co.
5. An Cat Dubh / Into The Heart
6. Beautiful Day
7. New Year's Day
8. Miracle Drug
9. Sometimes You Can't Make It On Your Own
10. Love And Peace Or Else
11. Sunday Bloody Sunday
12. Bullet The Blue Sky
13. Running To Stand Still
14. Pride (In The Name Of Love)
15. Where The Streets Have No Name
16. One
17. Zoo Station
18. The Fly
19. Mysterious Ways
20. All Because Of You
21. Original Of The Species
22. Yahweh
23. "40"




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "U2"


Sucesso: gráfico em vídeo mostra artistas mais vendidos de 1969 a 2019

U2: perfil da banda nas redes sociais posta #EleNão e #ForaSallesU2
Perfil da banda nas redes sociais posta #EleNão e #ForaSalles

Rolling Stone: os 100 melhores álbuns dos anos 90Rolling Stone
Os 100 melhores álbuns dos anos 90

U2: Bono cita brasileiros ao criticar Donald TrumpU2
Bono cita brasileiros ao criticar Donald Trump

Curiosidades: As histórias por trás de 11 capas clássicasCuriosidades
As histórias por trás de 11 capas clássicas


Buckethead: uma rara imagem do guitarrista sem a máscaraBuckethead
Uma rara imagem do guitarrista sem a máscara

Dane-se Bruce Dickinson: Simone Simons no metrô é muito melhorDane-se Bruce Dickinson
Simone Simons no metrô é muito melhor

Iron Maiden: Nicko McBrain fala sobre conversão ao cristianismoIron Maiden
Nicko McBrain fala sobre conversão ao cristianismo

O Clube dos 27: 17 roqueiros que sucumbiram à idade fatídicaO Clube dos 27
17 roqueiros que sucumbiram à idade fatídica

Preços: quanto custa para contratar a sua banda favoritaPreços
Quanto custa para contratar a sua banda favorita

Scorpions: o que tornou Wind of Change tão especialScorpions
O que tornou "Wind of Change" tão especial

Axl Rose: a primeira ficha policial aos 18 anosAxl Rose
A primeira ficha policial aos 18 anos


Sobre Ricardo Seelig

Ricardo Seelig é editor da Collectors Room - www.collectorsroom.com.br - e colabora com o Whiplash.Net desde 2004.

Mais matérias de Ricardo Seelig no Whiplash.Net.

adGooILQ