Resenha - Spiritual Black Dimensions Deluxe Edition - Dimmu Borgir

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Rafael Carnovale
Enviar Correções  

8


Como parte da série de re-lançamentos promovida pela Nuclear Blast em edições especiais, temos em mãos "Spiritual Black Dimensions", lançado em 2000 pelo Dimmu Borgir. Na época, a banda colhia os louros do sucesso de "Enthroned Darkness Triumphant", e este CD foi recebido um tanto quanto friamente pela imprensa e pelos fãs. Mas não era de longe o pior CD da banda. Mas este daria início a um ciclo de mudanças intenso, tanto musicalmente como na formação do conjunto

"Reptile" dá inicio a pancadaria com um clima soturno, para os vocais absurdos de Sagrath e a bateria super veloz de Tjodalv, com vocais dobrados o bom uso de teclados. O massacre seguia com "Behind The Curtains Of Night – Phantasmagoria" (com alguns flertes de metal tracional nas guitarras) e a "suave" "Dreamside Dominions", aonde o Dimmu inseria os teclados com mais presença, e de maneira efienciente.

publicidade

A suavidade voltava à tona em "The Promised Future Aeons", com a inserção de elementos orquestrados junto com o som do grupo, e uma certa acessibilidade marcava "The Blazing Monoliths Of Defiance" e "The Insight And The Catharsis" (aonde novamente as guitarras davam o tom, incrementadas pelos climas que o bom uso dos teclados criava). Porém, tal acessibilidade nada mais era do que um aperitivo a mais para deixar o som do grupo mais assustador e macabro, como se pode conferir na saideira "Arcade Lifeforce Mysteria" (com seu clima épico) e na bônus "Masses For The New Messiah"(a mais heavy do CD). De quebra, uma seção multimídia com fotos, letras, wallpapers e skins.

publicidade

Quem é fã da banda já tem este material lançado anteriormente, mas irá gostar dos aperitivos extras, e quem não é fã tem uma boa oportunidade de conferir um bom disco de black metal. O futuro do Dimmu Borgir não seria o mesmo após "Spiritual Black Dimensions".

Site Oficial: http://www.dimmuborgir.com

Formação:
Sagrath – Vocais
Silenoz – Guitarras
Astennu – Guitarras
Nagash – Baixo
Tjodalv – Bateria
Mustus – Teclados

publicidade

Material Cedido Por:
Nuclear Blast Brasil
http://www.nuclearblast.com.br
São Paulo (SP)



Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Metal Hammer: 10 álbuns essenciais do black metal sinfônicoMetal Hammer
10 álbuns essenciais do black metal sinfônico


Dimmu Borgir: Silenoz se considera um satanista?Dimmu Borgir
Silenoz se considera um satanista?

Metal norueguês: as dez melhores bandas segundo o About.comMetal norueguês
As dez melhores bandas segundo o About.com


Traduções: Letras de rock relacionadas a ocultismo e satanismoTraduções
Letras de rock relacionadas a ocultismo e satanismo

Mick Jagger: em cerimônia na escola do filho em São PauloMick Jagger
Em cerimônia na escola do filho em São Paulo


Sobre Rafael Carnovale

Nascido em 1974, atualmente funcionário público do estado do Rio de Janeiro, fã de punk rock, heavy metal, hard-core e da boa música. Curte tantas bandas e estilos que ainda não consegue fazer um TOP10 que dure mais de 10 minutos. Na Whiplash desde 2001, segue escrevendo alguns desatinos que alguns lêem, outros não... mas fazer o que?

Mais matérias de Rafael Carnovale no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin