Resenha - Antes do Fim, Depois do Fim - Dorsal Atlântica

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Maurício Gomes Angelo
Enviar correções  |  Ver Acessos

publicidade

Nota: 10


Ok. É muito fácil vir aqui e dar nota 10 para o "Antes do Fim". Todo mundo vai te amar. Todo mundo vai achar que você é o cara mais "true" do mundo. Foda-se . Não se trata de convenção. Não se trata de louvar o álbum porque ele é clássico, porque foi o primeirão do Dorsal Atlântica e instalou a mistura de metal com hardcore na América Latina. É mais que isso. Muito mais.

Heavy Metal: as 10 capas mais "de macho" de todos os temposCultura inútil: Em quantas músicas Coverdale utilizou "love" (1)

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sabe o que difere isto aqui? Ele tem ALMA! Tem sangue, sêmen, lágrimas, neurônios, demência, negritude, suingue, é preto até o osso. O Carlos Lopes já cansou de dizer isto. E ele tem toda razão. Chega um momento em que você percebe que toda a magia do rock 'n' roll vem do elemento negro que ele tem. Isto é essencial! É a origem, a característica indispensável por excelência. Sem isso, não é rock, não é metal, não tem como ser! E por isso que o metal de hoje é tão plástico, tão superficial, tão sonolento. E é por isso que, com toda certeza, ao ouvir "Antes do Fim" você vai notar essa aura diferente, esse lance anos 80, as notas encharcadas de autenticidade, paixão, essa coisa estúpida que, se bobear, te leva às lágrimas. E, não se engane, você não precisa ter 50 anos para ser arrebatado por músicas como "Álcool", "Guerrilha" ou "Joseph Mengele". Eu não precisei ter esta idade para sentir que a vida valia a pena quando ouvia Cream, Ten Years After ou Thin Lizzy. Nunca morre, bicho, nunca morre. Tudo passa, essas coisas ficam. São imortais. O rock, o verdadeiro rock n' roll, é imortal. Ninguém vai se lembrar de Rhapsody daqui a trinta anos, não permanece. Agora isto aqui...

O álbum de 1986 foi renomeado para "Antes do Fim, Depois do Fim". E, quer saber? Está mais metal, mais hardcore, violento, sexy, ofensivo, nostálgico, atual, verdadeiro, insano, técnico, veloz, pesado, espiritual, profano e pegajoso. São 10 hinos. Todas. Todas são ótimas. É um daqueles disquinhos que você ouve num fôlego só. Que lhe dá a impressão de estar progredindo de qualidade a cada faixa. E tu fica pensando: "vai cair, vai cair, não é possível!". É. Não cai. A gravação, obviamente, está melhor. O encarte foi turbinado. As letras continuam pungentes e relevantes como sempre foram.

O único disco do Dorsal não lançado em CD chega às lojas em pleno 2005. Parabéns a Encore Records. Parabéns ao Carlos Lopes, por conseguir superar todos os incontáveis fatores históricos e sentimentais que envolvem o "Antes do Fim" e o próprio Dorsal Atlântica. Compre. E tenha a oportunidade de conferir como a música de verdade sobrevive ao tempo.

Formação (deste relançamento):
Carlos Lopes (Vocal, Guitarra e Baixo)
Américo Mortágua (Bateria)

Site Oficial do Dorsal Atlântica

Material Cedido Por:
Encore Records
http://www.encorerecords.com.br




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Dorsal Atlântica"


Metal nacional: quinze álbuns clássicos de bandas brasileirasMetal nacional
Quinze álbuns clássicos de bandas brasileiras


Heavy Metal: as 10 capas mais de macho de todos os temposHeavy Metal
As 10 capas mais "de macho" de todos os tempos

Cultura inútil: Em quantas músicas Coverdale utilizou love (1)Cultura inútil
Em quantas músicas Coverdale utilizou "love" (1)


Sobre Maurício Gomes Angelo

Jornalista. Escreve sobre cultura pop (e não pop), política, economia, literatura e artigos em várias áreas desde 2003. Fundador da Revista Movin' Up (www.revistamovinup.com) e da revrbr (www.revrbr.com), agência de comunicação digital. Começou a escrever para o Whiplash! em 2004 e passou também pela revista Roadie Crew.

Mais matérias de Maurício Gomes Angelo no Whiplash.Net.

Goo336x280 GooAdapHor