Resenha - Wolf's Return - Grand Magus

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Eduardo Buss
Enviar correções  |  Ver Acessos


Quem conhece os discos anteriores dessa banda pode até torcer o nariz. O Grand Magus sempre foi um grupo da praia Stoner Rock (alguns utilizam o termo "Stoner Metal", que eu acho horroroso, se bem que no caso do Magus até é correto), fazendo uma espécie de Doom/Blues pesadíssimo. Pois o álbum novo, "Wolf's Return", contraria qualquer espectativa nesse sentido.

Nightwish: Participação de Dawkins em álbum irritou alguns fãsOrtografia: como deveriam realmente se chamar as bandas?

É um disco Heavy Metal até o osso! Eu particularmente não fiquei surpreso com isso, pois lembro que no ano passado, durante o show deles no Roadburn Festival, a primeira frase do vocalista JB no palco foi "Welcome to Valhala!". Aliás, o estilo que esse sujeito vinha cantando desde o disco anterior já dava indícios que o Heavy Metal iria aflorar no som dos caras. Além disso, a banda realmente assumiu (ou reforçou) uma postura totalmente viking, como mostram as últimas fotos promocionais no site oficial dos caras.

O grande destaque do álbum, sem sombra de dúvidas, é o trabalho vocal. Claro que o instrumenal pesadíssimo também é ótimo, com todas as quebradas típicas das vertentes mais pesadas do Metal - se formos pensar que trata-se de um trio chega a ser covardia! Mas é o vocal do cara que, justamente quando combinado com esse som furioso (que não se prende muito aos clichês do estilo), faz realmente a diferença, apesar de em alguns momentos lembrar demais Bruce Dickinson.

Aliás, é essa combinação que torna o disco interessante. É muito difícil ver uma banda tão pesada com um vocal melódico "combinando" desse jeito. As faixas tem uma temática mitológica e flertam com vários sub-gêneros do Heavy Metal. A música de abertura, "Kingslayer", se não tivesse o vocal no estilo que citei, passaria tranquilamente por Thrash Metal. "Blodörn" e a música que dá título ao álbum flertam mais com o Doom. Já "Blood Oath" segue a linha mais tradicional do Heavy Metal - que aliás é predominante ao longo do disco. E não pensem que estou destacando essas faixas. "Wolf's Return" é um álbum para ser ouvido do início ao fim.

No bojo, esse disco tenta mesclar a sonoridade dos pioneiros do Doom (Trouble, Candlemass, Saint Vitus) com o Metal mais tradicional (Judas Priest, Iron Maiden), acrescentando o peso e a agressividade que eles muito particularmente acreditam que o Heavy Metal deva ter no ano de 2005.

Enfim, é um disco que pode até não ser lá muito original mas tem uma tremenda personalidade. E qualidade. Na minha opinião, é um seríssimo candidato a melhor álbum de Heavy Metal desse ano. Mas acho que eu vou morrer sozinho com essa bandeira... dificilmente uma banda dessas terá grande projeção ou destaque nesse lado do mundo. Duvido que esse disco seja lançado no Brasil (os anteriores também não foram) e tenha a atenção que ele merece.

É uma pena, só resta lamentar...

Grand Magus - "Wolf's Return" (Rise Above Records)

1. Kingslayer
2. Nine
3. Blodörn
4. Wolf's Return
5. Blood Oath
6. Järnbörd
7. Repay In Kind
8. Hämnd
9. Ashes
10. Light hater
11. Wolf's Return Part II

Site oficial: www.grandmagus.com




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Grand Magus"


Nightwish: Participação de Dawkins em álbum irritou alguns fãsNightwish
Participação de Dawkins em álbum irritou alguns fãs

Ortografia: como deveriam realmente se chamar as bandas?Ortografia
Como deveriam realmente se chamar as bandas?

Cinema: As 10 melhores aparições de bandas em filmesCinema
As 10 melhores aparições de bandas em filmes

Poeira: Rockstars e as bandas que eles sonhavam fazer partePoeira
Rockstars e as bandas que eles sonhavam fazer parte

Milhões: Os eventos com maior público da história da músicaMilhões
Os eventos com maior público da história da música

Pantera: Cowboys From Hell em versão para pianoPantera
"Cowboys From Hell" em versão para piano

Rush: o conceito de 2112, a obra-prima do grupoRush
O conceito de "2112", a obra-prima do grupo


Sobre Eduardo Buss

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

adClio336|adClio336