Resenha - Wolf's Return - Grand Magus
Por Eduardo Buss
Postado em 16 de junho de 2005
Quem conhece os discos anteriores dessa banda pode até torcer o nariz. O Grand Magus sempre foi um grupo da praia Stoner Rock (alguns utilizam o termo "Stoner Metal", que eu acho horroroso, se bem que no caso do Magus até é correto), fazendo uma espécie de Doom/Blues pesadíssimo. Pois o álbum novo, "Wolf's Return", contraria qualquer espectativa nesse sentido.

É um disco Heavy Metal até o osso! Eu particularmente não fiquei surpreso com isso, pois lembro que no ano passado, durante o show deles no Roadburn Festival, a primeira frase do vocalista JB no palco foi "Welcome to Valhala!". Aliás, o estilo que esse sujeito vinha cantando desde o disco anterior já dava indícios que o Heavy Metal iria aflorar no som dos caras. Além disso, a banda realmente assumiu (ou reforçou) uma postura totalmente viking, como mostram as últimas fotos promocionais no site oficial dos caras.
O grande destaque do álbum, sem sombra de dúvidas, é o trabalho vocal. Claro que o instrumenal pesadíssimo também é ótimo, com todas as quebradas típicas das vertentes mais pesadas do Metal - se formos pensar que trata-se de um trio chega a ser covardia! Mas é o vocal do cara que, justamente quando combinado com esse som furioso (que não se prende muito aos clichês do estilo), faz realmente a diferença, apesar de em alguns momentos lembrar demais Bruce Dickinson.
Aliás, é essa combinação que torna o disco interessante. É muito difícil ver uma banda tão pesada com um vocal melódico "combinando" desse jeito. As faixas tem uma temática mitológica e flertam com vários sub-gêneros do Heavy Metal. A música de abertura, "Kingslayer", se não tivesse o vocal no estilo que citei, passaria tranquilamente por Thrash Metal. "Blodörn" e a música que dá título ao álbum flertam mais com o Doom. Já "Blood Oath" segue a linha mais tradicional do Heavy Metal - que aliás é predominante ao longo do disco. E não pensem que estou destacando essas faixas. "Wolf's Return" é um álbum para ser ouvido do início ao fim.
No bojo, esse disco tenta mesclar a sonoridade dos pioneiros do Doom (Trouble, Candlemass, Saint Vitus) com o Metal mais tradicional (Judas Priest, Iron Maiden), acrescentando o peso e a agressividade que eles muito particularmente acreditam que o Heavy Metal deva ter no ano de 2005.
Enfim, é um disco que pode até não ser lá muito original mas tem uma tremenda personalidade. E qualidade. Na minha opinião, é um seríssimo candidato a melhor álbum de Heavy Metal desse ano. Mas acho que eu vou morrer sozinho com essa bandeira... dificilmente uma banda dessas terá grande projeção ou destaque nesse lado do mundo. Duvido que esse disco seja lançado no Brasil (os anteriores também não foram) e tenha a atenção que ele merece.
É uma pena, só resta lamentar...
Grand Magus - "Wolf's Return" (Rise Above Records)
1. Kingslayer
2. Nine
3. Blodörn
4. Wolf's Return
5. Blood Oath
6. Järnbörd
7. Repay In Kind
8. Hämnd
9. Ashes
10. Light hater
11. Wolf's Return Part II
Site oficial: www.grandmagus.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



64 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em abril
O ícone do metal progressivo que considera o Offspring uma piada
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
A banda brasileira com músicos ótimos e músicas ruins, segundo Regis Tadeu
O melhor disco do Led Zeppelin, segundo Robert Plant: "Soava muito pesado"
Dream Theater usará IA algum dia? Mike Portnoy responde
8 bandas de thrash metal técnico severamente subestimadas, segundo a Loudwire
Luis Mariutti se pronuncia sobre pedidos por participação em shows do Angra
Os 30 melhores discos de heavy metal lançados nesta década, segundo a Louder
Fabio Lione dá resposta curta e "sincerona" a fã que questionou hiato do Angra
Quando uma turnê do Metallica virou um fiasco, e eles partiram atrás do Lemmy
Os 100 melhores discos dos anos 70, segundo a Ultimate Classic Rock
Músicos da formação clássica do Guns N' Roses se reúnem com vocalista do Faster Pussycat
Mike Portnoy admite já ter "se perdido" durante shows do Dream Theater
A banda responsável por metade do que você escuta hoje e que a nova geração ignora
Regis Tadeu em "O Maior Cantor Brasileiro de Todos os Tempos?"
O hit dos Beatles cuja letra o pai de Paul McCartney queria mudar
Gene Simmons explica por que um álbum do Guns N' Roses é um de seus favoritos

Amon Amarth quer vocalistas do Grand Magus e Halestorm no próximo álbum
Iron Maiden: "The Book Of Souls" é uma obra sem precedentes



