Resenha - Wolf's Return - Grand Magus
Por Eduardo Buss
Postado em 16 de junho de 2005
Quem conhece os discos anteriores dessa banda pode até torcer o nariz. O Grand Magus sempre foi um grupo da praia Stoner Rock (alguns utilizam o termo "Stoner Metal", que eu acho horroroso, se bem que no caso do Magus até é correto), fazendo uma espécie de Doom/Blues pesadíssimo. Pois o álbum novo, "Wolf's Return", contraria qualquer espectativa nesse sentido.

É um disco Heavy Metal até o osso! Eu particularmente não fiquei surpreso com isso, pois lembro que no ano passado, durante o show deles no Roadburn Festival, a primeira frase do vocalista JB no palco foi "Welcome to Valhala!". Aliás, o estilo que esse sujeito vinha cantando desde o disco anterior já dava indícios que o Heavy Metal iria aflorar no som dos caras. Além disso, a banda realmente assumiu (ou reforçou) uma postura totalmente viking, como mostram as últimas fotos promocionais no site oficial dos caras.
O grande destaque do álbum, sem sombra de dúvidas, é o trabalho vocal. Claro que o instrumenal pesadíssimo também é ótimo, com todas as quebradas típicas das vertentes mais pesadas do Metal - se formos pensar que trata-se de um trio chega a ser covardia! Mas é o vocal do cara que, justamente quando combinado com esse som furioso (que não se prende muito aos clichês do estilo), faz realmente a diferença, apesar de em alguns momentos lembrar demais Bruce Dickinson.
Aliás, é essa combinação que torna o disco interessante. É muito difícil ver uma banda tão pesada com um vocal melódico "combinando" desse jeito. As faixas tem uma temática mitológica e flertam com vários sub-gêneros do Heavy Metal. A música de abertura, "Kingslayer", se não tivesse o vocal no estilo que citei, passaria tranquilamente por Thrash Metal. "Blodörn" e a música que dá título ao álbum flertam mais com o Doom. Já "Blood Oath" segue a linha mais tradicional do Heavy Metal - que aliás é predominante ao longo do disco. E não pensem que estou destacando essas faixas. "Wolf's Return" é um álbum para ser ouvido do início ao fim.
No bojo, esse disco tenta mesclar a sonoridade dos pioneiros do Doom (Trouble, Candlemass, Saint Vitus) com o Metal mais tradicional (Judas Priest, Iron Maiden), acrescentando o peso e a agressividade que eles muito particularmente acreditam que o Heavy Metal deva ter no ano de 2005.
Enfim, é um disco que pode até não ser lá muito original mas tem uma tremenda personalidade. E qualidade. Na minha opinião, é um seríssimo candidato a melhor álbum de Heavy Metal desse ano. Mas acho que eu vou morrer sozinho com essa bandeira... dificilmente uma banda dessas terá grande projeção ou destaque nesse lado do mundo. Duvido que esse disco seja lançado no Brasil (os anteriores também não foram) e tenha a atenção que ele merece.
É uma pena, só resta lamentar...
Grand Magus - "Wolf's Return" (Rise Above Records)
1. Kingslayer
2. Nine
3. Blodörn
4. Wolf's Return
5. Blood Oath
6. Järnbörd
7. Repay In Kind
8. Hämnd
9. Ashes
10. Light hater
11. Wolf's Return Part II
Site oficial: www.grandmagus.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de amor - carregada de ódio - que se tornou um clássico dos anos 2000
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
13 shows internacionais de rock e metal no Brasil em dezembro de 2025
Limp Bizkit retorna aos palcos com tributo a Sam Rivers e novo baixista
O solo de guitarra que deixa Dave Grohl e Joe Satriani em choque; "você chora e fica alegre"
A maior música do rock progressivo de todos os tempos, segundo Steve Lukather
As melhores músicas grunge feitas por 5 bandas de hair metal, segundo a Loudwire
O jovem guitarrista preferido de Stevie Ray Vaughan nos anos oitenta
John Bush não se arrepende de ter recusado proposta do Metallica
Steve Morse escolhe o maior guitarrista do mundo na atualidade
O álbum do AC/DC que é o favorito de Angus Young, guitarrista da banda
Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
Ex-integrantes do Cradle of Filth levam Dani Filth aos tribunais
A música do Metallica que deixou o veterano James Hetfield apreensivo
A maior balada de heavy metal do século 21, segundo a Loudersound
Como Bruce Springsteen mostrou-se um amigo de verdade para Jon Bon Jovi
O álbum que David Gilmour gravou contra a vontade, mas ele não viu outra alternativa
O lendário guitarrista que criou mais riffs do que qualquer outro, segundo Gene Simmons

"Rebirth", o maior sucesso da carreira do Angra, que será homenageado em show de reunião
"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



