Resenha - Demo 2003 - Hecatombe

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Paulo Finatto Jr.
Enviar correções  |  Ver Acessos


A banda gaúcha Hecatombe, que em 2001 chegou a lançar a sua primeira demo, "Nightmares", no início do semestre de 2003, resolveu soltar a sua segunda, "Demo 2003", mas desta vez, somente disponível para download no seu site oficial, sem ser lançada em CD - formato de lançamento de "Nightmares". Agora a formação atual da banda foi responsável por toda a gravação do material, o que não havia acontecido com a primeira demo, já que alguns integrantes daquela época não fazem mais parte hoje da banda.

Metal: Mapa revela os países com mais bandas do estiloSeparados no nascimento: Ian Hill e Stênio Garcia

Mark Nicolau (vocal apenas, não mais guitarrista base), Mauro Caldart e Emmanoel Meira (guitarras), Fernando Lusa (baixo) e Alan Troian (bateria) formam o Hecatombe, banda que continua seguindo na linha heavy tradicional à lá Megadeth e Iced Earth, com alguns levíssimos toques de thrash metal 80' e até algo de Blind Guardian em alguns pequenos pontos do material. Parece que agora o vocalista Mark encontrou uma maneira de juntar o seu estilo no som bem pesado da banda, e com uma produção boa, não ficando pra trás dos instrumentos. Os dois jovens guitarristas merecem destaque também, especialmente por vermos bases sólidas e boas criações em solos. Mas, sem dúvida, o que mais chama a atenção no material é a ótima presença do baterista Alan Troian, um músico realmente de mão cheia, que parece que resolveu fazer com que a produção da demo o desse maior destaque, já que em todas as cinco músicas o que se ouve é uma bateria impecável!

Após uma pequena introdução, "Speed Limit", a primeira música, vem na seqüência, com bastante peso e uma boa velocidade nos quesitos guitarra/bateria, sendo perfeita para os shows, para já começar agitando todos os presentes. "My Own God" é uma música mais reta, seguindo a mesma batida por quase todo o seu tempo, a não ser na hora em que a música ganha uma certa velocidade, como na faixa anterior. "The Last Day" é a balada da demo, com destaque para a ótima (ótima mesmo) interpretação do vocalista Mark, em diferentes timbres, cada um, muitíssimo bem colocado nas diferenças de instrumental da banda. "Changing Their Minds: The First Key" é como "My Own God", porém esta, variando para partes mais melódicas e cadenciadas. Para mim, a melhor música é a última, "Struggle for Life", novamente, perfeita para os shows, com uma boa entrada de bateria e caindo de novo em uma canção muito forte e pesada.

Detalhe: acredito que pelo fato das músicas estarem em MP3, não ouve-se muito bem o baixista Fernando, mas caso isso seja um problema de produção, acho interessante o corrigir. A banda: parabéns pelo lançamento. E por fim, uma dica: que tal juntar as duas demos e efetivar de vez o lançamento do primeiro CD? Experiência e qualidade para isso, o Hecatombe já tem...

Site oficial: www.hecatombe.ca.tc

Line-up:
Mark Nicolau (vocal);
Mauro Caldart (guitarra);
Emmanoel Meira (guitarra);
Fernando Lusa (baixo);
Alan Troian (bateria).

Track-list:
01. Speed Limit
02. My Own God
03. The Last Day
04. Changing Their Minds: The First Key
05. Struggle for Life




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Hecatombe"


Metal: Mapa revela os países com mais bandas do estiloMetal
Mapa revela os países com mais bandas do estilo

Separados no nascimento: Ian Hill e Stênio GarciaSeparados no nascimento
Ian Hill e Stênio Garcia

Ghost: uma foto assustadora dos bastidores do Rock In RioGhost
Uma foto assustadora dos bastidores do Rock In Rio

Rock In Rio: Freddie Mercury desdenhou dos artistas brasileiros em 1985Rock In Rio
Freddie Mercury desdenhou dos artistas brasileiros em 1985

Regis Tadeu: Los Hermanos fez um tremendo mal ao rock brasileiroRegis Tadeu
Los Hermanos fez um tremendo mal ao rock brasileiro

Umagumma: Literatura que trata do Rock Progressivo e suas bandasUmagumma
Literatura que trata do Rock Progressivo e suas bandas

Skid Row: ninguém sabia, mas John 5 apareceu em um clipe delesSkid Row
Ninguém sabia, mas John 5 apareceu em um clipe deles


Sobre Paulo Finatto Jr.

Reside em Porto Alegre (RS). Nascido em 1985. Depois de três anos cursando Engenharia Química, seguiu a sua verdadeira vocação, e atualmente é aluno do curso de Jornalismo. Colorado de coração, curte heavy metal desde seus onze anos e colabora com o Whiplash! desde 2000, quando tinha apenas quinze anos. Fanático por bandas como Iron Maiden, Helloween e Nightwish, hoje tem uma visão mais eclética do mundo do rock. Foi o responsável pelo extinto site de metal brasileiro, o Brazil Metal Law, e já colaborou algumas vezes com a revista Rock Brigade.

Mais informações sobre Paulo Finatto Jr.

Mais matérias de Paulo Finatto Jr. no Whiplash.Net.