Resenha - FWX - Fates Warning
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 19 de fevereiro de 2005
Tendo lançado seu debut há mais de vinte anos, o Fates Warning vem nos apresentar seu décimo segundo álbum de nome "FWX", tendo em sua formação Ray Alder nas vozes, Jim Matheos nas guitarras, teclados e programação, Joey Vera no baixo e Mark Zonder na bateria, sendo aqui esta última atuação, uma vez que o mesmo declarou que está saindo do conjunto.
Fates Warning - Mais Novidades
Escutando "FWX" e fazendo uma análise do quanto esta banda é importante dentro do Prog Metal, podemos estranhar o fato das canções, em sua grande maioria, não apresentarem tantas mudanças de andamento que fazem parte do estilo. Comparando então com seus últimos trabalhos, observamos o quanto o Fates Warning tornou suas canções mais diretas.
Obviamente suas músicas ainda são complexas, mas agora o nível de criatividade deste quarteto está em outro patamar e observamos logo de cara arranjos diferentes e guitarras com riffs enérgicos, cheios de melodias e solos incríveis. Ray Alder canta cheio de paixão com sua voz limpa e marcante e, pelo fato de as músicas estarem mais acessíveis, captamos mais facilmente as emoções que a banda nos passa.
Outro detalhe que vale a pena acrescentar é a maneira como incluíram os poucos efeitos eletrônicos – alguns bem estranhos – mas que complementaram perfeitamente as canções de que fazem parte. Arranjos acústicos intrigantes e algumas influências orientais também estão lá, embelezando ainda mais o "FWX".
Os destaques são muitos, mas cito aqui as pesadas "Left Here" e "Simple Human", "River Wide Ocean Deep", que oscila entre passagens acústicas, eletrônicas e distorção na guitarra. Canção cheia de dor, mas que com a presença de vozes femininas trazendo certa atmosfera oriental torna-a muito agradável. "Heal Me" é a mais longa, possui certa melancolia e grandes variações fazem parte de sua estrutura.
"FWX" é um amigável e monumental álbum, que mostra inovação e modernidade, comprovando que o Fates Warning ainda tem muitas idéias brilhantes escondidas para mostrar ao mundo da música progressiva e pesada. Agora só nos resta esperar que o novo baterista que fará parte do grupo seja tão eclético quanto Zonder, pois sua parceria com Joey Vera é tão perfeita que realmente enfatizam, por si só, a natureza progressiva de todo o grupo.
FATES WARNING – FWX
(2004 - Metal Blade Records)
01. Left Here
02. Simple Human
03. River Wide Ocean Deep
04. Another Perfect Day
05. Heal Me
06. Sequence # 7
07. Crawl
08. A Handful Of Doubt
09. Stranger (With A Familiar Face)
10. Wish
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música do Alice in Chains, na opinião de Max Cavalera
5 músicas de heavy metal que até quem não gosta conhece
Eddie Vedder toma banho de cerveja belga em eliminação americana da Copa
5 músicas de rock que tocaram tanto que o brasileiro não aguenta mais ouvir
U2 disponibiliza novo single e videoclipe, "Street of Dreams"
U2 lança "Street Of Dreams" e inicia nova fase com primeiro álbum inédito em nove anos
A verdadeira origem da cavalgada do Iron Maiden, segundo Steve Harris
Como uma gravadora de sertanejo bancou o disco mais progressivo do Brasil
O melhor cantor que surgiu após os anos 1970, segundo Jimmy Page
As 20 melhores músicas do metal moderno, segundo o WatchMojo
O clássico dos Beatles que Paul tirou da gaveta após 62 anos para casamento da Taylor Swift
Os 250 melhores álbuns americanos de todos os tempos, segundo a UCR
A crítica hipócrita que Roger Waters faz a Bob Dylan: "Não assisto, é perturbador"
O álbum de metal dos anos 80 que Ozzy Osbourne achava que todos deveriam ouvir
O show que fez a cabeça de Jimmy Page em 1965; "mudou minha forma de enxergar a música"
O último grande álbum clássico do rock, segundo André Barcinski
8 bandas de metal que são gigantes na Europa e pequenas nos EUA
A alfinetada de John Lennon em George Harrison por um erro que lhe custou uma fortuna

Ray Alder declara estar disposto a voltar aos palcos com o Fates Warning



