Resenha - FWX - Fates Warning
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 19 de fevereiro de 2005
Tendo lançado seu debut há mais de vinte anos, o Fates Warning vem nos apresentar seu décimo segundo álbum de nome "FWX", tendo em sua formação Ray Alder nas vozes, Jim Matheos nas guitarras, teclados e programação, Joey Vera no baixo e Mark Zonder na bateria, sendo aqui esta última atuação, uma vez que o mesmo declarou que está saindo do conjunto.
Fates Warning - Mais Novidades
Escutando "FWX" e fazendo uma análise do quanto esta banda é importante dentro do Prog Metal, podemos estranhar o fato das canções, em sua grande maioria, não apresentarem tantas mudanças de andamento que fazem parte do estilo. Comparando então com seus últimos trabalhos, observamos o quanto o Fates Warning tornou suas canções mais diretas.
Obviamente suas músicas ainda são complexas, mas agora o nível de criatividade deste quarteto está em outro patamar e observamos logo de cara arranjos diferentes e guitarras com riffs enérgicos, cheios de melodias e solos incríveis. Ray Alder canta cheio de paixão com sua voz limpa e marcante e, pelo fato de as músicas estarem mais acessíveis, captamos mais facilmente as emoções que a banda nos passa.
Outro detalhe que vale a pena acrescentar é a maneira como incluíram os poucos efeitos eletrônicos – alguns bem estranhos – mas que complementaram perfeitamente as canções de que fazem parte. Arranjos acústicos intrigantes e algumas influências orientais também estão lá, embelezando ainda mais o "FWX".
Os destaques são muitos, mas cito aqui as pesadas "Left Here" e "Simple Human", "River Wide Ocean Deep", que oscila entre passagens acústicas, eletrônicas e distorção na guitarra. Canção cheia de dor, mas que com a presença de vozes femininas trazendo certa atmosfera oriental torna-a muito agradável. "Heal Me" é a mais longa, possui certa melancolia e grandes variações fazem parte de sua estrutura.
"FWX" é um amigável e monumental álbum, que mostra inovação e modernidade, comprovando que o Fates Warning ainda tem muitas idéias brilhantes escondidas para mostrar ao mundo da música progressiva e pesada. Agora só nos resta esperar que o novo baterista que fará parte do grupo seja tão eclético quanto Zonder, pois sua parceria com Joey Vera é tão perfeita que realmente enfatizam, por si só, a natureza progressiva de todo o grupo.
FATES WARNING – FWX
(2004 - Metal Blade Records)
01. Left Here
02. Simple Human
03. River Wide Ocean Deep
04. Another Perfect Day
05. Heal Me
06. Sequence # 7
07. Crawl
08. A Handful Of Doubt
09. Stranger (With A Familiar Face)
10. Wish
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior guitarrista da história para Eddie Van Halen e Slash; "meu grande herói"
A música de Bonnie Tyler que foi "reconstruída" e virou hino do Bon Jovi
A melhor banda de rock progressivo do Brasil, segundo a Loudwire
O show do Guns N' Roses que foi rejeitado por Slash; "Eu me recuso a ver"
5 músicas que todo(a) metaleiro(a) apaixonado(a) já enviou para a(o) cremosa(o)
A banda que realmente criou o heavy metal, de acordo com Eric Clapton
O guitarrista que, para David Gilmour, restaurou algo que estava perdido no rock
Adrian Smith já "cobrou" Steve Harris por usar equipamento em show do Iron Maiden
A canção dos Ramones que virou um dos maiores hinos do punk
O hit de 1939 que Ian Anderson considera precursor do rock: "Plantou uma semente"
Os 20 maiores hinos do heavy metal, em lista do WatchMojo
5 músicas de rock que tocaram tanto que o brasileiro não aguenta mais ouvir
A opinião de Neil Peart sobre Stewart Copeland; "toca com simplicidade"
10 músicas do metal brasileiro lançadas após 2000 que já entraram para a história
5 músicas de heavy metal que são maiores que as próprias bandas
A opinião de Paulo Ricardo sobre Cazuza e por que ele era diferente de Renato Russo
Cinema: 60 filmes pra quem ama Rock e Metal
Dio: "Como podem comparar Ozzy Osbourne a mim como cantor?"
Ray Alder declara estar disposto a voltar aos palcos com o Fates Warning
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



