Resenha - Heathen Machine - Balance Of Power
Por Maurício Gomes Angelo
Postado em 23 de janeiro de 2004
Nota: 9
Mudança de vocalista é sempre algo complicadíssimo para uma banda. E com o Balance não foi diferente, certa apreensão por parte dos fãs foi natural após a saída de Lance King (que se aventurou numa frustrada tentativa com o Shining Star, aqui do Brasil), mas não vejo com o que se preocupar após a audição desse novo trabalho.
Heathen Machine traz frescor e leva o Balance Of Power a uma sonoridade muito interessante, conseguindo se destacar em meio a tantas bandas que praticam metal melódico na atualidade.
É só ouvir a faixa título ou I Wish You Were Here para perceber o prog/power de muita classe que eles proporcionam. Dono de um timbre agradabilíssimo, a voz de John K. é perfeita para este estilo e combina absurdamente com a proposta da banda, transmitindo segurança e talento em qualquer tipo de música, tanto nas partes lentas como nas mais pesadas, uma escolha consciente e que poderá leva-los a alcançar patamares mais altos inclusive.
Heathen Machine é um típico álbum da fusão prog/power. Está tudo lá: os riffs pesados e bem construídos, os solos harmoniosos e marcantes, o baixo pulsante e virtuoso, a bateria eficiente e os teclados de fundo, dando o acabamento final. Quando eles resolvem injetar um refrão mais pegajoso (típico do Power Metal), também o fazem muito bem, como na ótima Chemical Imbalance.
Outros destaques são Just Before You Leave (a balada que não pode faltar), fazendo mais do que cumprir o seu papel, bela música e feita com inteligência, chutando a pieguice para bem longe, e Necessary Evil pelo "punch" absurdo e pela insana quebradeira proporcionada.
O peso das guitarras está bem presente (como deve ser), todos os integrantes soam entrosados e dando o melhor de si em seus instrumentos e John K. chega para mostrar do que talento, técnica e uma boa voz (tudo isso bem balanceados – desculpe o trocadilho) podem fazer.
O Balance Of Power é uma das ótimas bandas que estão ressuscitando o metal inglês (já há algum tempo sobrevivendo de seus grandes ícones e agora experimentando o nascimento de novos nomes de respeito).
Excelente álbum, altamente recomendado.
Formação:
John K. (vocal)
Pete Southern (guitarra)
Tony Ritchie (baixo)
Lionel Hicks (bateria)
Leon Lawson (teclados)
Track – List:
01 – The Rising
02 – Heathen Machine
03 – I Wish You Were Here
04 – Chemical Imbalance
05 – No Place Like Home
06 – The Eyes Of The World
07 – Just Before You Leave
08 – Wake Up Call
09 – Necessary Evil
Tempo Total: 56:40 min.
Site Oficial: www.balance-of-power.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps