Resenha - Ego Trip - MindLock
Por André
Postado em 05 de janeiro de 2004
O Mindlock vem se afirmando no panorama de peso, como uma das propostas mais interessantes dentro da sonoridade Hardcore. Mesmo deixando-se sempre levar por uns tiques do Nu Metal, a nova proposta, "Ego Trip", relativamente ao EP "Manifesto" anterior, afasta esse aspecto, substituindo tudo isso por uma abordagem mais pesada e direta.
Sendo assim, os doze temas que compõe este novo trabalho revelam um Mindlock bem mais maduro e mais confiante do caminho que deseja traçar daqui para a frente. Gravado nos estúdios Sounds of Fortune, a produção de "Ego Trip" consegue surpreender, face à coesão dos instrumentos de corda com a bateria. Foi-me inevitável lembrar um pouco dos também portugueses Naked Soul. A destacar a versão, bem imaginada, de "Unbelievable" do E.M.F. que traz ao trabalho um momento de descontracção e divertimento (porque não?) que cai sempre bem. Destaque para os temas "(U)mans" e "Snomed". No fim somos surpreendidos por um tema escondido.
Dentro deste estilo que se faz em Portugal atualmente, destaco o Mindlock como uma das melhores propostas, e este primeiro longa duração é bem a prova disso. Não acho que fosse vital para a boa receptividade do disco incluírem doze faixas, o que resultaria num trabalho mais coeso e iria parecer bem mais versificado, visto estarmos falando de um género de certa forma limitado, o que torna o disco, de uma maneira geral, cansativo ao ouvido quando atingimos a segunda ou terceira audição do mesmo. O Nu Metal tem destas limitações e é nisso que o Mindlock deveria se concentrar. Mais próximos de um Biohazard, Hatebreed, Earth Crisis, ou mesmo Clawfinger, poderíamos estar perante um dos melhores álbuns de Metal deste ano.
A capa não é muito atrativa e sou apologista de que um bom trabalho musical, deve sempre ser acompanhado por uma boa apresentação gráfica, por mais simples que esta seja.
Vale a pena descobrirem estes Algarvios, quanto mais não seja pelo empenho que têm demonstrado ao longo da sua carreira, que para além de um Ep e deste "Ego Trip", conta já com uma atuação na edição de 2002 do Festival da Ilha do Ermal. Se consegui despertar alguma curiosidade, atreva-se.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
Regis Tadeu indica disco "perfeito" para uma road trip: "Todo mundo detesta, mas é bom"
O melhor disco de Raul Seixas, apurado de acordo com votação popular
Irmãos Cavalera não querem participar de último show do Sepultura, segundo Andreas Kisser
Por que a presença dos irmãos Cavalera no último show do Sepultura não faz sentido
Robert Plant acrescenta o Rio de Janeiro à turnê brasileira em 2026
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
A obra-prima do Dream Theater que mescla influências de Radiohead a Pantera
Após negócio de 600 milhões, Slipknot adia álbum experimental prometido para esse ano
O único "filme de rock realmente bom" da história, segundo Jack Black
Quando David Gilmour salvou um show do Jimi Hendrix; "eles estavam muito nervosos"
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
O maior compositor do rock'n'roll de todos os tempos, segundo Paul Simon
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar


"Rebirth", o maior sucesso da carreira do Angra, que será homenageado em show de reunião
"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal


