Resenha - Cabeça Dinossauro - Titãs

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Seguir Whiplash.Net

Por Thiago Calsa Nunes
Enviar correções  |  Comentários  | 

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


O ano é 1986. Ano em que é instalado no Brasil o plano cruzado. Isso representa uma redução significativa no preço dos discos e qualquer banda que fizesse um disco razoável poderia vender horrores, e quem fizesse um bom...

144 acessosTitãs: ouça podcast da Unisinos FM sobre álbum da banda5000 acessosMetal Calcinha: onze bandas lideradas por mulheres

E os Titãs não deixam a oportunidade passar.

Os Titãs vinham de ressaca porque um de seus vocalistas, Arnaldo Antunes, e o guitarrista, Tony Beloto, haviam sido presos por envolvimento em heroína. Isso refletiu diretamente nas músicas. Os Titãs também estavam atrás de uma identidade própria.

Em Abril de 86, os Titãs entram no estúdio Nas Nuvens, no Rio de Janeiro para gravar o que seria um marco do rock no Brasil: "Cabeça dinossauro", sendo o mais pesado da história do Brasil até então.

"Igreja", "Porrada", "Dívidas", "Bichos escrotos", o disco era uma porradaria sem limites, pesado do início ao fim, tanto no instrumental, quanto nas letras. A única faixa que pode se dizer que não era com volume alto era "Família", o resto eram riffs infernais.

Várias músicas faziam referência ao episódio de prisão dos integrantes como "Estado violência" e o clássico "Polícia" ("Polícia para quem precisa, polícia para quem precisa de polícia"). Outra música bastante tocada também foi "Homem Primata".

"Cabeça dinossauro" fez uma revolução na música brasileira, ninguém tinha feito ainda algo tão pesado e demolidor. O Brasil nunca tivera letras tão diretas e objetivas e, mais que isso, o disco conseguiu um alto índice de vendas.

O disco marcou o auge dos Titãs na cena roqueira e pode-se afirmar com toda convicção que depois de "Cabeça dinossauro", o rock brasileiro nunca mais foi o mesmo.

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Seguir Whiplash.Net

Anos 80Anos 80
Canções nacionais com nomes de garotas

144 acessosTitãs: ouça podcast da Unisinos FM sobre álbum da banda1222 acessosTitãs: banda lançará ópera-rock em 20181446 acessosTitãs: Beto Lee leva tombo durante show em São Paulo84 acessosVitrola Verde: veja parte #2 da entrevista com o titã Branco Mello121 acessosVitrola Verde: veja parte 1 da entrevista com o titã Branco Mello0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Titãs"

CoversCovers
Blog elege os melhores da MPB em versão Rock

PalmeirasPalmeiras
Conheças os roqueiros alvi-verdes

Capas GêmeasCapas Gêmeas
As infelizes coincidências nas artes dos álbuns

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Titãs"


Metal CalcinhaMetal Calcinha
Onze bandas lideradas por mulheres

Zoltan ChaneyZoltan Chaney
O baterista mais insano que existe?

Heavy MetalHeavy Metal
25 bandas que fizeram o gênero ser o que é

5000 acessosSlash: "Sweet Child" é a coisa mais gay que alguém poderia compor5000 acessosMetal Hammer: dez "estranhas" colaborações no metal5000 acessosMetal Open Air: Em 2012, o maior fiasco da história do Heavy Metal no Brasil!2686 acessosNirvana: veja panfleto que convocava figurantes para clipe5000 acessosJohn Lennon: O tardio perdão do Vaticano à blasfêmia5000 acessosFull Rock: 10 músicas desgraçadas por bandas de forró

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.


Sobre Thiago Calsa Nunes

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.