Resenha - Cabeça Dinossauro - Titãs
Por Thiago Calsa Nunes
Postado em 24 de outubro de 2000
O ano é 1986. Ano em que é instalado no Brasil o plano cruzado. Isso representa uma redução significativa no preço dos discos e qualquer banda que fizesse um disco razoável poderia vender horrores, e quem fizesse um bom...
E os Titãs não deixam a oportunidade passar.
Os Titãs vinham de ressaca porque um de seus vocalistas, Arnaldo Antunes, e o guitarrista, Tony Beloto, haviam sido presos por envolvimento em heroína. Isso refletiu diretamente nas músicas. Os Titãs também estavam atrás de uma identidade própria.
Em Abril de 86, os Titãs entram no estúdio Nas Nuvens, no Rio de Janeiro para gravar o que seria um marco do rock no Brasil: "Cabeça dinossauro", sendo o mais pesado da história do Brasil até então.
"Igreja", "Porrada", "Dívidas", "Bichos escrotos", o disco era uma porradaria sem limites, pesado do início ao fim, tanto no instrumental, quanto nas letras. A única faixa que pode se dizer que não era com volume alto era "Família", o resto eram riffs infernais.
Várias músicas faziam referência ao episódio de prisão dos integrantes como "Estado violência" e o clássico "Polícia" ("Polícia para quem precisa, polícia para quem precisa de polícia"). Outra música bastante tocada também foi "Homem Primata".
"Cabeça dinossauro" fez uma revolução na música brasileira, ninguém tinha feito ainda algo tão pesado e demolidor. O Brasil nunca tivera letras tão diretas e objetivas e, mais que isso, o disco conseguiu um alto índice de vendas.
O disco marcou o auge dos Titãs na cena roqueira e pode-se afirmar com toda convicção que depois de "Cabeça dinossauro", o rock brasileiro nunca mais foi o mesmo.
Outras resenhas de Cabeça Dinossauro - Titãs
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico de Bon Scott que Brian Johnson nunca quis cantar no AC/DC
As cinco melhores músicas do Iron Maiden, em lista da Revolver Magazine
Graspop Metal Meeting anuncia 152 atrações em 4 dias de festival
7 clássicos do rock nacional lançados em 1994 que são lembrados até hoje
Deep Purple lança "Diablo", faixa de seu próximo disco de estúdio
Os cinco maiores álbuns da história do rock progressivo
O melhor riff de guitarra de todos os tempos, segundo Keith Richards: "Ele disse tudo ali"
O detalhe sobre os músicos do Iron Maiden que impressionou a presidente da Bulgária
Masters of Voices reúne quatro gerações do rock e heavy metal na América do Sul e no Brasil
Steve Harris aponta a música ideal para apresentar o Iron Maiden a quem nunca ouviu a banda
10 músicas de rock nacional dos anos 1980 que ainda estão na memória afetiva do brasileiro
A música de 2000 que Brian Johnson considera uma das melhores do AC/DC: "Me arrepia"
Os 100 melhores álbuns dos anos 1980 segundo o Ultimate Classic Rock
Pink Floyd lança a coletânea "8-Tracks", que reúne faixas gravadas nos anos 70
A melhor banda de todos os tempos, segundo os leitores da Classic Rock


"Cabeça Dinossauro", o álbum que revolucionou o Rock Brasileiro com crítica e rebeldia
Assista ao "Sons de SP: Rock" documentário da TV Globo sobre o estilo musical
O hit dos Titãs que, por causa de três palavras, foi sumariamente barrado na TV Globo
O maior álbum de rock nacional de todos os tempos, segundo Dé do Barão Vermelho
Iron Maiden: "The Book Of Souls" é uma obra sem precedentes


