Resenha - Cabeça Dinossauro - Titãs

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Thiago Calsa Nunes
Enviar correções  |  Comentários  | 

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


O ano é 1986. Ano em que é instalado no Brasil o plano cruzado. Isso representa uma redução significativa no preço dos discos e qualquer banda que fizesse um disco razoável poderia vender horrores, e quem fizesse um bom...
674 acessosNando Reis: se mostrando por completo em Porto Alegre5000 acessosSeparados no nascimento: Paul McCartney e Kiko do Chaves

E os Titãs não deixam a oportunidade passar.

Os Titãs vinham de ressaca porque um de seus vocalistas, Arnaldo Antunes, e o guitarrista, Tony Beloto, haviam sido presos por envolvimento em heroína. Isso refletiu diretamente nas músicas. Os Titãs também estavam atrás de uma identidade própria.

Em Abril de 86, os Titãs entram no estúdio Nas Nuvens, no Rio de Janeiro para gravar o que seria um marco do rock no Brasil: "Cabeça dinossauro", sendo o mais pesado da história do Brasil até então.

"Igreja", "Porrada", "Dívidas", "Bichos escrotos", o disco era uma porradaria sem limites, pesado do início ao fim, tanto no instrumental, quanto nas letras. A única faixa que pode se dizer que não era com volume alto era "Família", o resto eram riffs infernais.

Várias músicas faziam referência ao episódio de prisão dos integrantes como "Estado violência" e o clássico "Polícia" ("Polícia para quem precisa, polícia para quem precisa de polícia"). Outra música bastante tocada também foi "Homem Primata".

"Cabeça dinossauro" fez uma revolução na música brasileira, ninguém tinha feito ainda algo tão pesado e demolidor. O Brasil nunca tivera letras tão diretas e objetivas e, mais que isso, o disco conseguiu um alto índice de vendas.

O disco marcou o auge dos Titãs na cena roqueira e pode-se afirmar com toda convicção que depois de "Cabeça dinossauro", o rock brasileiro nunca mais foi o mesmo.

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

674 acessosNando Reis: se mostrando por completo em Porto Alegre819 acessosTitãs, Lobão, Ultraje, Legião: o Brasil era do rock há 30 anos1594 acessosLobão: confira a capa de Guia politicamente incorreto dos anos 800 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Titãs"

TitãsTitãs
Paulo Miklos comenta sua saída da banda

Letras Estúpidas 2Letras Estúpidas 2
O mais tosco e vulgar no Rock nacional

CoversCovers
Blog elege os melhores da MPB em versão Rock

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Titãs"

Separados no nascimentoSeparados no nascimento
A semelhança entre Paul McCartney e Kiko

Twisted SisterTwisted Sister
Dee Snider responde bonito a Gene Simmons

Alfabeto do RockAlfabeto do Rock
As 15 melhores músicas de Metal

5000 acessosFotos de Infância: Bruce Dickinson, do Iron Maiden5000 acessosTime Magazine: os 100 maiores álbuns de todos os tempos5000 acessosEvanescence: estranha criatura em foto de Amy Lee com seu filho5000 acessosMachine Head: "esperarei pelo próximo disco do Metallica"5000 acessosBateristas: canhotos que tocam de forma diferente5000 acessosPower Metal: 10 álbuns essenciais do estilo

Sobre Thiago Calsa Nunes

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online