Resenha - Operária da Noite - Speed Porco
Por Thiago Sarkis
Postado em 08 de agosto de 2003
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O Speed Porco surge no cenário musical brasileiro com jeito e ‘sotaque’ - até no nome – mineiros. Porém, não ficam ‘quietim’, ou comendo quieto. Muito pelo contrário. O escracho é a palavra de ordem nas letras, as quais são acompanhadas por um ótimo instrumental dignificando o nome do rock no Estado.

O grupo segue uma linha de pop rock bem diferente da maioria, bastante enraizado no rock ‘n’ roll e com algumas puxadas para o hard. Imagine o Dr. Sin de "Futebol, Mulher e Rock ‘N’ Roll" suavizado. Partimos daí para a caracterização do som do conjunto. A inspiração dos irmãos Busic no uso de trocadilhos lingüísticos também sobra por aqui, e os músicos, igualmente à banda referencial mencionada, provam também bastante competência.
Solos de guitarra bem bacanas, intervenções de gaita extremamente adequadas e temas líricos e instrumentais que ficam na memória, vide as composições "Speed Porco", "Já é Hora" e a canção-título, "Operária da Noite".
Vai tudo muito bem, numa produção boa, sonoridades interessantes, e tudo mais, até que eles dão aquela escorregadela com "Tá Querendo", logo a última faixa, contendo pegadas marcadas pelos caminhos de Tianástacia e Raimundos. Aí a vaca vai pro brejo.
Os "Speed Porco" Casteja, Rogerinho, Charles, Beiça e Fabinho definitivamente têm potencial de venda, e não precisam mudar a rota do bom trabalho demonstrado em 90% do debute para atingir rádios, tevês ou um público maior. Se eles resolverem "raimundecer" de vez, pode ter certeza que a vaca vai pro brejo, pelo menos em termos de qualidade, e fazendo referência à nona música presente no álbum, aí "Fudeu".
Formação:
Casteja (Voz)
Rogerinho (Guitarras – Vocal)
Charles M Poesia (Baixo)
Beiça (Gaita – Percussão – Vocal)
Fabinho (Bateria)
Contato: [email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Anika Nilles relembra como foi seu primeiro ensaio como baterista do Rush
"Vocês são idiotas?"; o que Neil Peart acharia da escolha de Anike Nilles para integrar o Rush
Com brasileiros e lendas do rock, Eric Clapton anuncia cast do Crossroads Guitar Festival 2026
Blaze Bayley se apresentará no Eddfest, festival organizado pelo Iron Maiden
A opinião de Kerry King sobre Layne Staley, saudoso vocalista do Alice in Chains
Produtor de "Master of Puppets" afirma que nada acontecia no Metallica sem aval de Cliff Burton
Sepultura lança "Beyond the Dream", uma das últimas músicas de sua carreira
Veja a estreia da nova formação do Rush durante o Juno Awards 2026
Aos 82 anos, Keith Richards conta como dribla limitações para seguir tocando
Com instrumentistas do King Diamond nos anos 1980, Lex Legion lança primeiro single
Babymetal trará o kawaii metal novamente ao Brasil em novembro
A surpreendente faixa apontada pelo Loudwire como a melhor do primeiro disco do Guns N' Roses
O álbum do Cannibal Corpse que Jack Owen não consegue ouvir
Nova música do Sepultura conta com participações de integrantes do Titãs
O clássico do Metallica que James Hetfield diz ser a "Paranoid" de sua banda
O desconhecido conjunto brasileiro que Beatles gostou tanto que resolveu espiar o ensaio
A música "anti-romântica" do U2 que Bono não entende por que é tocada em casamentos


Auri - A Magia Cinematográfica de "III - Candles & Beginnings"
Orbit Culture carrega orgulhoso a bandeira do metal moderno no bom "Death Above Life"
A todo o mundo, a todos meus amigos: Megadeth se despede com seu autointitulado disco
"Old Lions Still Roar", o único álbum solo de Phil Campbell
Death: Responsáveis por elevar a música pesada a novo nível



