Resenha - A Twist Of Fate - John Arch
Por Rodrigo Simas
Postado em 23 de junho de 2003
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Você gosta de Fates Warning? Da época dos clássicos "The Spectre Within" e "Awaken the Guardian"? Deve estar bastante ansioso para esse lançamento né? Eu estava! Pra quem não conhece, esses dois CDs são obras-primas do Heavy Metal e começaram a moldar um estilo que seria copiado e desenvolvido por milhões de bandas que iriam surgir nos anos seguintes, inclusive o próprio Dream Theater.

Quem cantava nesses dois clássicos era John Arch, que abandonou a banda e a música pouco tempo depois do lançamento de "Awaken The Guardian" e deixou muitos órfãos do seu estilo único de cantar no mundo inteiro (quem nunca imaginou como esse cara criava aquelas linhas vocais completamente estranhas – e maravilhosas – naquela época?).
"Twist Of Fate" é o nome deste CD que traz John Arch de volta com alguns amigos bastante conhecidos: Mike Portnoy (Dream Theater – bateria), Jim Matheos (Fates Warning – guitarra) e Joey Vera (Armored Saint, Fates Warning – baixo).
Infelizmente este é apenas um EP, com aproximadamente 28 minutos e traz somente duas faixas ("Relentless e Cheyenne"), mas que já valem para quem esperava anos para ouvir alguma coisa nova vinda de John Arch.
O estilo é bem mais moderno e calcado no "progressive metal" que o Fates Warning e o Dream Theater vem desenvolvendo hoje em dia, as músicas são longas e cheias de andamentos quebrados e passagens super trabalhadas (elementos que também faziam parte dos primórdios do Fates Warning, mas que na época era muito mais Heavy Metal).
Quem já gostava vai se emocionar ouvindo: parece que o tempo não passou, parece que ainda estamos em 85 e John Arch, ainda com as mesmas características, não esqueceu como se canta (e como canta!), não esqueceu de cantar com feeling (coisa difícil no heavy metal hoje em dia) e não esqueceu o porquê dele nunca ter sido esquecido pelos amantes do estilo.
Quem não conhecia vai ouvir um vocalista diferente do usual, grandes melodias, um "progressive metal" muito bem feito, com alguns dos melhores músicos do planeta e com certeza vai virar fã.
Indispensável. Tomara que lancem por aqui. Até agora só lá fora.
Que venha um CD inteiro (por favor)!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
Bangers Open Air divulga line-up da próxima edição, com In Flames, Fear Factory e Jinjer
Os 11 melhores álbuns de progressivo psicodélico da história, segundo a Loudwire
Nova música do Megadeth desbanca - temporariamente - Taylor Swift no iTunes dos EUA
Nick Holmes diz que há muito lixo no nu metal, mas elogia duas bandas do estilo
O subestimado guitarrista base considerado "um dos maiores de todos" por Dave Mustaine
A banda de forró que se fosse gringa seria considerada de rock, segundo produtora
Brent Hinds - O ícone do heavy metal que não gostava do estilo - nem de conceder entrevistas
Nicko McBrain compartilha lembranças do último show com o Iron Maiden, em São Paulo
Regis Tadeu detona AC/DC e afirma que eles viraram "banda cover de luxo"
As melhores de Ronnie James Dio escolhidas por cinco nomes do rock e metal
Danilo Gentili detona Chaves Metaleiro e o acusa de não devolver o dinheiro
As 3 teorias sobre post enigmático do Angra, segundo especialista em Angraverso
O principal cantor do heavy metal, segundo o guitarrista Kiko Loureiro
A canção proto-punk dos Beatles em que Paul McCartney quis soar como Jimi Hendrix
Iron Maiden: X Factor é um álbum injustiçado?
A história da lendária única foto de Raul Seixas e Paulo Coelho no palco
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Em "Chosen", Glenn Hughes anota outro bom disco no currículo e dá aula de hard rock
Ànv (Eluveitie) - Entre a tradição celta e o metal moderno
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Soulfly: a chama ainda queima
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



