Resenha - A Twist Of Fate - John Arch
Por Rodrigo Simas
Postado em 23 de junho de 2003
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Você gosta de Fates Warning? Da época dos clássicos "The Spectre Within" e "Awaken the Guardian"? Deve estar bastante ansioso para esse lançamento né? Eu estava! Pra quem não conhece, esses dois CDs são obras-primas do Heavy Metal e começaram a moldar um estilo que seria copiado e desenvolvido por milhões de bandas que iriam surgir nos anos seguintes, inclusive o próprio Dream Theater.

Quem cantava nesses dois clássicos era John Arch, que abandonou a banda e a música pouco tempo depois do lançamento de "Awaken The Guardian" e deixou muitos órfãos do seu estilo único de cantar no mundo inteiro (quem nunca imaginou como esse cara criava aquelas linhas vocais completamente estranhas – e maravilhosas – naquela época?).
"Twist Of Fate" é o nome deste CD que traz John Arch de volta com alguns amigos bastante conhecidos: Mike Portnoy (Dream Theater – bateria), Jim Matheos (Fates Warning – guitarra) e Joey Vera (Armored Saint, Fates Warning – baixo).
Infelizmente este é apenas um EP, com aproximadamente 28 minutos e traz somente duas faixas ("Relentless e Cheyenne"), mas que já valem para quem esperava anos para ouvir alguma coisa nova vinda de John Arch.
O estilo é bem mais moderno e calcado no "progressive metal" que o Fates Warning e o Dream Theater vem desenvolvendo hoje em dia, as músicas são longas e cheias de andamentos quebrados e passagens super trabalhadas (elementos que também faziam parte dos primórdios do Fates Warning, mas que na época era muito mais Heavy Metal).
Quem já gostava vai se emocionar ouvindo: parece que o tempo não passou, parece que ainda estamos em 85 e John Arch, ainda com as mesmas características, não esqueceu como se canta (e como canta!), não esqueceu de cantar com feeling (coisa difícil no heavy metal hoje em dia) e não esqueceu o porquê dele nunca ter sido esquecido pelos amantes do estilo.
Quem não conhecia vai ouvir um vocalista diferente do usual, grandes melodias, um "progressive metal" muito bem feito, com alguns dos melhores músicos do planeta e com certeza vai virar fã.
Indispensável. Tomara que lancem por aqui. Até agora só lá fora.
Que venha um CD inteiro (por favor)!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O álbum clássico do Metallica que não trazia as melhores músicas da banda e sim as únicas
Após cancelamento de turnê do Deep Purple, Ian Gillan passa por procedimento
O hábito que custou o lugar de Clive Burr no Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
Angra celebra trajetória do Sepultura e seu legado no metal
Ricardo Confessori revê seu papel no Angra: "Muito cacique para pouco índio"
A pergunta de Nicko McBrain sobre os Beatles que nem Ringo Starr soube responder
Opeth estreia em Curitiba com death metal, "stand-up" e piada sobre o Sepultura
"Esse disco acabou com minha paixão pelo heavy metal": Sergio Martins revisita clássico
Músicos falam sobre emoção de retornar aos palcos com o Nevermore
A reação dos filhos de James Hetfield quando o Metallica retomou suas masters
Ringo Starr revela o show histórico que os Beatles perderam e depois lamentaram
Fabio Lione levou para a cidade de Goiânia sua Epic Tales Tour Part II
Namorada de Vince Neil é presa sob acusação de agressão ao vocalista do Mötley Crüe
Adrian Smith revela o verdadeiro motivo da saída de Clive Burr do Iron Maiden
Spin: os 40 melhores nomes de bandas de todos os tempos
Estudo aponta qual a banda de Heavy Metal que mais vendeu discos na história
As únicas três bandas que igualaram o impacto dos Beatles, segundo Pete Townshend


Lost Society conclui sua transformação em "Hell Is a State of Mind"
A Riqueza da maturidade - Yes entrega elegância e musicalidade em "Aurora"
Gladenfold aposta no Power Metal em "Soulbound"
Raimundos - há 26 anos, o "MTV Ao Vivo" registrava uma das fases mais intensas da banda
Lorna Shore cria obra que desafia os limites do ouvinte
Wings of Steel novamente acerta com "Winds of Time"
Queens of The Stone Age volta com álbum longe de ser "Perfecth"
Corrosion of Conformity encara perdas e mudanças em "Good God / Baad Man"
O melhor disco lançado em 2026, segundo Mateus Ribeiro
Voivod - Música mutante para um futuro mutante
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



