Resenha - Winterheart's Guild - Sonata Arctica
Por Rafael Carnovale
Postado em 08 de junho de 2003
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Os finlandeses do Sonata Arctica rapidamente alcançaram um "status" respeitável por toda a Europa, principalmente graças às turnês realizadas com o Stratovarius e Rhapsody, e um sucesso estrondoso no Japão (por muitos considerado o paraíso do metal melódico). Após lançarem seu primeiro cd ao vivo "Songs Of Silence – Live in Tokyo", o tecladista Mikko Harkin saiu da banda, deixando os membros remanescentes com a necessidade de procurar um tecladista, pois iriam entrar em estúdio para gravar o sucessor do cd "Silence". E se o Sonata já é comparado diretamente ao Stratovarius, quem seria a melhor escolha? Acertou quem falou o nome de Jens Johansson, que pilota os teclados em quatro músicas deste novo cd, ficando as restantes à cargo do vocalista Tony Kakko.
Sonata Arctica - Mais Novidades

"Winterheart’s Guild" é de longe o melhor cd já lançado pela banda. A primeira faixa "Abandoned, Pleased, Brainwashed, Exploited" (que título), que por sinal foi a abertura do shows do Sonata no Japão (aonde o cd saiu com quase um mês de antecedência do resto do mundo, sem contar a faixa bônus) é o típico power/speed influenciado por Stratovarius, mas com diferenças: a banda está investindo muito na mudança de andamentos, e Kakko manda bem nos teclados. Já a segunda faixa é uma bela semi-balada "Gravenimage", com um bom vocal de Tony e uma banda bem coesa. Duas faixas que diferem do padrão adotado pela banda. Mas já nas faixas "The Cage" (um bom speed melódico), "Silver Tongue" (outro power cadenciado muito interessante), o primeiro single "Victoria’s Secret" (mais um speed bem legal) e "Champaigne Bath" (que lembra bastante o estilo de Yngwie Malmsteen nas músicas, não nos solos) a banda se aproxima muito de seus compatriotas do Stratovarius, principalmente pelo excelente teclado de Jens Johansson, que possui um timbre inconfundível e um talento reconhecido. Não são faixas ruins, mas fica sempre aquele stigma de que toda banda vinda da Finlândia tem que seguir os passos das bandas que vieram anteriormente (até o Nightwish sofre um pouco isso). Mas chamá-las de ruins, não mesmo. Só são extremamente repetitivas, parecem ter saído dos outros cd’s da banda.
O Sonata acerta a mão quando foge do óbvio, como nas baladas "The Mistery" (que bela performance da banda) e na semi-pesada "Draw Me" (aonde Kakko mostra que poderia ter pilotado os teclados em todo o cd) e na especial "Broken", aonde a banda flerta com o metal gótico (belíssimos teclados de Kakko), com andamentos lentos e vocais contidos de Kakko. Esta é sem dúvida a melhor faixa do cd, e mostra o talento que a banda tem, finalmente moldando sua personalidade.
O Sonata Arctica acaba de nos oferecer seu melhor cd. Ainda está muito preso ao estilo Stratovarius de ser, mas começa a se definir melhor como banda. Se continuar assim o próximo será matador. Vale conferir.
Line Up:
Tony Kakko – Vocais, Teclados
Jani Lumatainen – Guitarras
Marko Paasikoski – Baixo
Tommy Portino – Bateria
Jens Johansson – Tecladista Convidado.
Lançado pela Universal/Spinefarm em 2003.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
A banda australiana que não vendia nada no próprio país e no Brasil fez show para 12 mil fãs
Blackberry Smoke confirma quatro shows no Brasil em 2026
O recado curto e direto que Iron Maiden passou a Blaze Bayley quando o demitiu
O álbum que, para Geddy Lee, marcou o fim de uma era no Rush; "era esquisito demais"
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Moonspell celebrará 30 anos de "Wolfheart" com show especial no Brasil
Jane's Addiction anuncia que membros fizeram as pazes e comunica fim das atividades
Regis Tadeu coloca Deep Purple no grupo de boybands ao lado do Angra
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Regis Tadeu explica se reunião do Barão Vermelho terá tanto sucesso como a dos Titãs
Será que ele curtiu? O dia que Adrian Smith tocou na guitarra de Kirk Hammett




