Resenha - Tribute To The Gods - Iced Earth

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Alexandre Freitas de Avelar
Enviar Correções  


O Iced Earth é uma das melhores (senão a melhor) banda de Heavy Metal (não confundir com power, melódico, thrash, death e subgêneros inferiores) surgida na última década (ainda não dá para compará-los às bandas clássicas do metal, mas um dia, quem sabe?). Infelizmente, entretanto, a banda ainda carece de uma identidade própria mais definida, fato que se pode comprovar através deste CD tributo.

publicidade

É claro que se trata de um álbum muito agradável de ser ouvido, sem contar que o repertório escolhido é excelente (com exceção do Blue Oyster Cult, mas aí é questão de gosto pessoal), mas as versões ficaram praticamente iguais às músicas originais, o que dá a sensação de que o Jon Schaffer quis apenas homenagear seus ídolos, sem oferecer nada além disso.

publicidade

Até que se o problema da identidade tivesse ocorrido apenas neste álbum, tudo bem, é tributo, tem desculpa. Acontece que os trabalhos anteriores são muito irregulares, alternando faixas que são verdadeiras obras primas com outras bastante "sem sal". Isso vem se agravando, principalmente com o "Horror Show", que é tecnicamente perfeito, mas não transmite muita emoção, é tudo certinho demais, e às vezes totalmente sem graça.

publicidade

O vocalista Matthew Barlow sem dúvida acrescentou muito após sua entrada, principalmente ao vivo (conforme se pode conferir no já clássico "Alive in Athens"), mas, apesar de sua versatilidade ser um fator interessante, por outro lado dificulta ainda mais sua distinção, o que não ocorre com os "professores" Rob Halford, Bruce Dickinson, Geoff Tate e, principalmente, Paul Stanley (aliás, a semelhança de certas passagens com a voz deste último chega a ser irritante em certos momentos).

publicidade

Enfim, não é um CD ruim, mas é bom que o Iced Earth consiga fazer um álbum de estúdio digno da reputação da banda, em sua nova gravadora, senão corre o risco de, ao invés de alcançar o status de bandas como Black Sabbath, Kiss, Iron Maiden, Judas Priest e AC/DC, acabar entrando para a segunda divisão da história do metal, ao lado do já citado Blue Oyster Cult...(desculpem-me os fãs do B.O.C).

publicidade


Outras resenhas de Tribute To The Gods - Iced Earth

Resenha - Tribute to The Gods - Iced Earth




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Iced Earth: Jon Schaffer se reúne com Matt Barlow para gravar músicas natalinasIced Earth
Jon Schaffer se reúne com Matt Barlow para gravar músicas natalinas

Iced Earth: para Jon Schaffer, nenhum outro membro da banda foi insubstituívelIced Earth
Para Jon Schaffer, nenhum outro membro da banda foi insubstituível


Power Metal: 10 álbuns essenciais segundo About.comPower Metal
10 álbuns essenciais segundo About.com

Propriedade privada: 5 bandas de hard rock e metal com um dono sóPropriedade privada
5 bandas de hard rock e metal com "um dono só"


Kiss x Secos & Molhados: o fim da polêmicaKiss x Secos & Molhados
O fim da polêmica

Oops!: 10 erros eternizados em gravações de clássicosOops!
10 erros eternizados em gravações de clássicos


Sobre Alexandre Freitas de Avelar

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, enviando sua descrição e link de uma foto.

WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin