Resenha - Tribute To The Gods - Iced Earth
Por Alexandre Freitas de Avelar
Postado em 11 de dezembro de 2002
O Iced Earth é uma das melhores (senão a melhor) banda de Heavy Metal (não confundir com power, melódico, thrash, death e subgêneros inferiores) surgida na última década (ainda não dá para compará-los às bandas clássicas do metal, mas um dia, quem sabe?). Infelizmente, entretanto, a banda ainda carece de uma identidade própria mais definida, fato que se pode comprovar através deste CD tributo.
É claro que se trata de um álbum muito agradável de ser ouvido, sem contar que o repertório escolhido é excelente (com exceção do Blue Oyster Cult, mas aí é questão de gosto pessoal), mas as versões ficaram praticamente iguais às músicas originais, o que dá a sensação de que o Jon Schaffer quis apenas homenagear seus ídolos, sem oferecer nada além disso.
Até que se o problema da identidade tivesse ocorrido apenas neste álbum, tudo bem, é tributo, tem desculpa. Acontece que os trabalhos anteriores são muito irregulares, alternando faixas que são verdadeiras obras primas com outras bastante "sem sal". Isso vem se agravando, principalmente com o "Horror Show", que é tecnicamente perfeito, mas não transmite muita emoção, é tudo certinho demais, e às vezes totalmente sem graça.
O vocalista Matthew Barlow sem dúvida acrescentou muito após sua entrada, principalmente ao vivo (conforme se pode conferir no já clássico "Alive in Athens"), mas, apesar de sua versatilidade ser um fator interessante, por outro lado dificulta ainda mais sua distinção, o que não ocorre com os "professores" Rob Halford, Bruce Dickinson, Geoff Tate e, principalmente, Paul Stanley (aliás, a semelhança de certas passagens com a voz deste último chega a ser irritante em certos momentos).
Enfim, não é um CD ruim, mas é bom que o Iced Earth consiga fazer um álbum de estúdio digno da reputação da banda, em sua nova gravadora, senão corre o risco de, ao invés de alcançar o status de bandas como Black Sabbath, Kiss, Iron Maiden, Judas Priest e AC/DC, acabar entrando para a segunda divisão da história do metal, ao lado do já citado Blue Oyster Cult...(desculpem-me os fãs do B.O.C).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor compositor de rock de todos os tempos, segundo Elton John
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Como está sendo a adaptação de Simon Dawson ao Iron Maiden, de acordo com Steve Harris
O melhor álbum conceitual da história do metal progressivo, segundo o Loudwire
Por que não há músicas de Bruce Dickinson em "Somewhere in Time", segundo Steve Harris
A melhor música de heavy metal lançada em 1986, segundo o Loudwire - não é "Master of Puppets"
Prefeito do Rio coloca Paul McCartney e Bono em vídeo sobre megashow em Copacabana
Rodox sugere que deve voltar com Rodolfo (ex-Raimundos) e fãs vão a loucura nas redes
Baterista Jay Weinberg deixa o Suicidal Tendencies
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 2000 a 2025
O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
A música do Iron Maiden sobre a extinção do Banco de Crédito e Comércio Internacional
O guitarrista que usava "pedal demais" para os Rolling Stones; "só toque a porra da guitarra!"
O baterista que Neil Peart disse que "não veremos outro igual"



Os 25 melhores discos da história do power metal, em lista da Metal Hammer
Metallica: "Load" não é um álbum ruim e crucificável
Black Sabbath: Born Again é um álbum injustiçado?


