Resenha - Tribute To The Gods - Iced Earth
Por Alexandre Freitas de Avelar
Postado em 11 de dezembro de 2002
O Iced Earth é uma das melhores (senão a melhor) banda de Heavy Metal (não confundir com power, melódico, thrash, death e subgêneros inferiores) surgida na última década (ainda não dá para compará-los às bandas clássicas do metal, mas um dia, quem sabe?). Infelizmente, entretanto, a banda ainda carece de uma identidade própria mais definida, fato que se pode comprovar através deste CD tributo.
Iced Earth - Mais Novidades
É claro que se trata de um álbum muito agradável de ser ouvido, sem contar que o repertório escolhido é excelente (com exceção do Blue Oyster Cult, mas aí é questão de gosto pessoal), mas as versões ficaram praticamente iguais às músicas originais, o que dá a sensação de que o Jon Schaffer quis apenas homenagear seus ídolos, sem oferecer nada além disso.
Até que se o problema da identidade tivesse ocorrido apenas neste álbum, tudo bem, é tributo, tem desculpa. Acontece que os trabalhos anteriores são muito irregulares, alternando faixas que são verdadeiras obras primas com outras bastante "sem sal". Isso vem se agravando, principalmente com o "Horror Show", que é tecnicamente perfeito, mas não transmite muita emoção, é tudo certinho demais, e às vezes totalmente sem graça.
O vocalista Matthew Barlow sem dúvida acrescentou muito após sua entrada, principalmente ao vivo (conforme se pode conferir no já clássico "Alive in Athens"), mas, apesar de sua versatilidade ser um fator interessante, por outro lado dificulta ainda mais sua distinção, o que não ocorre com os "professores" Rob Halford, Bruce Dickinson, Geoff Tate e, principalmente, Paul Stanley (aliás, a semelhança de certas passagens com a voz deste último chega a ser irritante em certos momentos).
Enfim, não é um CD ruim, mas é bom que o Iced Earth consiga fazer um álbum de estúdio digno da reputação da banda, em sua nova gravadora, senão corre o risco de, ao invés de alcançar o status de bandas como Black Sabbath, Kiss, Iron Maiden, Judas Priest e AC/DC, acabar entrando para a segunda divisão da história do metal, ao lado do já citado Blue Oyster Cult...(desculpem-me os fãs do B.O.C).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Performance e abstração marcaram o primeiro dia do Iron Maiden em São Paulo
James Hetfield revela banda que disse "não" a convite do Metallica para turnê
Zakk Wylde compara entrar no Pantera a Eric Clapton homenageando Jimi Hendrix
Deep Purple cancela shows devido a emergência médica envolvendo Ian Gillan
Com mais de 140 shows, festival Welcome to Rockville anuncia atrações para 2027
David Reece se reunirá com o Accept para dois shows na Europa
A canção que mudou a vida de Jimi Hendrix e completou 60 anos de gravação
A diferença entre o Roupa Nova e o RPM que explica os 45 anos de banda, segundo Kiko
O emprego inusitado de Michael Sweet depois que o Stryper foi à falência
Iron Maiden - um festival de clássicos embalando o público
O que Johnny Ramone nunca conseguiu entender sobre o grunge
Três anos após levar tiro na cabeça, Mingau, do Ultraje a Rigor, aparece de pé em vídeo
Triumph cancela segunda tour de reunião por "circunstâncias médicas súbitas e inesperadas"
O comportamento de Jimi Hendrix que tornou insuportável a convivência com Noel Redding
Voivod - Música mutante para um futuro mutante
O megahit do Iron Maiden que não representa o som da banda, segundo Steve Harris
"Um amontoado de bobagens"; o disco dos Beatles que Keith Richards nunca curtiu
O grupo que foi considerado um dos "mestres do Metal" por Steve Harris

"Gates of Twilight", a estreia certeira do Wings of Steel
"From The Dark"; "apenas" um disco solo de Tony Iommi que evoca o Black Sabbath com Dio
Nunslaughter retorna disparando blasfêmia de grosso calibre no ótimo "Satanic Chaos Legions"
Immolation mantém a extremidade intacta com "Descent"
The Hellacopters revê sua transformação em "Cream Of The Crap! Volume 3"
O ocultismo britânico ganhou novos contornos com "Woodland Rites" do Green Lung
Biohazard retorna afiado com "Divided We Fall"
Tyketto recupera o fôlego com "Closer to the Sun", seu primeiro disco em uma década



