Resenha - Tribute To The Gods - Iced Earth
Por Alexandre Freitas de Avelar
Postado em 11 de dezembro de 2002
O Iced Earth é uma das melhores (senão a melhor) banda de Heavy Metal (não confundir com power, melódico, thrash, death e subgêneros inferiores) surgida na última década (ainda não dá para compará-los às bandas clássicas do metal, mas um dia, quem sabe?). Infelizmente, entretanto, a banda ainda carece de uma identidade própria mais definida, fato que se pode comprovar através deste CD tributo.
Iced Earth - Mais Novidades
É claro que se trata de um álbum muito agradável de ser ouvido, sem contar que o repertório escolhido é excelente (com exceção do Blue Oyster Cult, mas aí é questão de gosto pessoal), mas as versões ficaram praticamente iguais às músicas originais, o que dá a sensação de que o Jon Schaffer quis apenas homenagear seus ídolos, sem oferecer nada além disso.
Até que se o problema da identidade tivesse ocorrido apenas neste álbum, tudo bem, é tributo, tem desculpa. Acontece que os trabalhos anteriores são muito irregulares, alternando faixas que são verdadeiras obras primas com outras bastante "sem sal". Isso vem se agravando, principalmente com o "Horror Show", que é tecnicamente perfeito, mas não transmite muita emoção, é tudo certinho demais, e às vezes totalmente sem graça.
O vocalista Matthew Barlow sem dúvida acrescentou muito após sua entrada, principalmente ao vivo (conforme se pode conferir no já clássico "Alive in Athens"), mas, apesar de sua versatilidade ser um fator interessante, por outro lado dificulta ainda mais sua distinção, o que não ocorre com os "professores" Rob Halford, Bruce Dickinson, Geoff Tate e, principalmente, Paul Stanley (aliás, a semelhança de certas passagens com a voz deste último chega a ser irritante em certos momentos).
Enfim, não é um CD ruim, mas é bom que o Iced Earth consiga fazer um álbum de estúdio digno da reputação da banda, em sua nova gravadora, senão corre o risco de, ao invés de alcançar o status de bandas como Black Sabbath, Kiss, Iron Maiden, Judas Priest e AC/DC, acabar entrando para a segunda divisão da história do metal, ao lado do já citado Blue Oyster Cult...(desculpem-me os fãs do B.O.C).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que Ozzy venerava, James Hetfield odiava e Bruce Dickinson ridicularizava
O clássico do Pink Floyd com letra ingênua e adolescente, de acordo com Roger Waters
Tyketto recupera o fôlego com "Closer to the Sun", seu primeiro disco em uma década
Within Temptation faz mistério nas redes e fãs especulam: "Sharon no Nightwish?"
Os 10 maiores guitarristas de todos os tempos, segundo a Guitar World
Bruce Dickinson impressiona John Bush, vocalista do Armored Saint
Baixista fala sobre luta do System of a Down por ingressos mais baratos
Os 5 melhores álbuns dos Rolling Stones de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
O cover de Jimi Hendrix de 1968 que arrebatou Bob Dylan e fascinou David Gilmour
O guitarrista que Jimmy Page, Brian May, Kirk Hammett e Slash põem no topo
As seis músicas preferidas de David Gilmour, incluindo um surpreendente clássico do Van Halen
A nova resposta de Tuomas sobre reunião do Nightwish com Tarja que animou os fãs
Morre Benito Di Paula, aos 84 anos; confira sua relação com o rock em 3 pontos
Joan Jett relembra humilhações sofridas nos shows e admite que chorava depois de tocar
A explicação de Humberto Gessinger para recusar Engenheiros que "não cola", segundo Licks
O genial significado dos primeiros versos de "Lanterna dos Afogados" dos Paralamas
Ritchie Blackmore revela como John Bonham era "chantageado" a não sair do Led Zeppelin


Com "Not Your Kingdom", Madball retorna fiel ao estilo que ele ajudou a definir, o NYHC
Kiss - há 44 anos, "Creatures of the Night" marcou o retorno da banda ao hard rock pesado
Ninguém tinha sobrenome na casa onde os Rolling Stones gravaram "Exile on Main St."
A Tempestade (ou O Livro dos Dias): 30 anos da despedida
"Se o Rádio Não Toca", o raro registro ao vivo de Raul Seixas que ganhou edição definitiva
Carach Angren - Sete histórias para um inferno
Paura mira em velhos problemas humanos e entrega muito metalcore em "Primitive Chaos"
Flotsam and Jetsam entrega fúria e maturação em "Rats in the Temple"
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman



