Resenha - Tribute To The Gods - Iced Earth
Por Alexandre Freitas de Avelar
Postado em 11 de dezembro de 2002
O Iced Earth é uma das melhores (senão a melhor) banda de Heavy Metal (não confundir com power, melódico, thrash, death e subgêneros inferiores) surgida na última década (ainda não dá para compará-los às bandas clássicas do metal, mas um dia, quem sabe?). Infelizmente, entretanto, a banda ainda carece de uma identidade própria mais definida, fato que se pode comprovar através deste CD tributo.
É claro que se trata de um álbum muito agradável de ser ouvido, sem contar que o repertório escolhido é excelente (com exceção do Blue Oyster Cult, mas aí é questão de gosto pessoal), mas as versões ficaram praticamente iguais às músicas originais, o que dá a sensação de que o Jon Schaffer quis apenas homenagear seus ídolos, sem oferecer nada além disso.
Até que se o problema da identidade tivesse ocorrido apenas neste álbum, tudo bem, é tributo, tem desculpa. Acontece que os trabalhos anteriores são muito irregulares, alternando faixas que são verdadeiras obras primas com outras bastante "sem sal". Isso vem se agravando, principalmente com o "Horror Show", que é tecnicamente perfeito, mas não transmite muita emoção, é tudo certinho demais, e às vezes totalmente sem graça.
O vocalista Matthew Barlow sem dúvida acrescentou muito após sua entrada, principalmente ao vivo (conforme se pode conferir no já clássico "Alive in Athens"), mas, apesar de sua versatilidade ser um fator interessante, por outro lado dificulta ainda mais sua distinção, o que não ocorre com os "professores" Rob Halford, Bruce Dickinson, Geoff Tate e, principalmente, Paul Stanley (aliás, a semelhança de certas passagens com a voz deste último chega a ser irritante em certos momentos).
Enfim, não é um CD ruim, mas é bom que o Iced Earth consiga fazer um álbum de estúdio digno da reputação da banda, em sua nova gravadora, senão corre o risco de, ao invés de alcançar o status de bandas como Black Sabbath, Kiss, Iron Maiden, Judas Priest e AC/DC, acabar entrando para a segunda divisão da história do metal, ao lado do já citado Blue Oyster Cult...(desculpem-me os fãs do B.O.C).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Rainbow que Ritchie Blackmore chama de "a definitiva" da banda
A melhor música de cada álbum do Iron Maiden, segundo ranking feito pela Loudwire
"I Don't Care", do Megadeth, fala sobre alguém que Dave Mustaine admite ter implicância
Uma cantora brasileira no Arch Enemy? Post enigmático levanta indícios...
Ao lidar com problemas de saúde, Dee Snider admitiu fazer algo que rejeitou a vida inteira
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
Jão sofre fratura exposta em dedo da mão e se afasta das atividades do Ratos de Porão
Para Ice-T, discos do Slayer despertam vontade de agredir as pessoas
Arch Enemy é anunciado como atração do Bangers Open Air
"Não tenho mágoa nenhuma": Luis Mariutti abre jogo sobre Ricardo Confessori e surpreende
A banda dos anos 80 que Jimmy Page disse definir "o que é rock'n'roll"
Por que Max Cavalera andar de limousine e Sepultura de van não incomodou Andreas Kisser



Os 25 melhores discos da história do power metal, em lista da Metal Hammer
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias


