Resenha - Past Lives - Black Sabbath
Por Rafael Carnovale
Postado em 28 de setembro de 2002
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
É difícil ouvir esse cd e não sentir o cheiro de um bom caça níqueis. Aproveitando que o Sabbath está de molho (se é permanente só o tempo dirá), e que seus integrantes (principalmente OZZY) se dedicam a projetos solo, a gravadora Sanctuary lança um cd duplo contendo gravações feitas entre 1970 e 1972, em sua maioria, a fase de ouro do Sabbath, com Ozzy, Iommi, Butler, Ward, em forma, detonando vários clássicos. Seria apenas uma forma de juntar mais uns cobres? Ou uma boa inciativa de lançar gravações antigas de uma banda fundamental para o heavy metal?
Black Sabbath - Mais Novidades
Ouvindo o primeiro cd, a impressão de caça níqueis se reforça, pois o mesmo não passa do cd "Live at Last" (lançado no Brasil pela Abril Music a preço camarada) remasterizado. Porém.... que cd. As versões são matadoras e o Sabbath mostra porque com Ozzy os shows eram sempre bombásticos. Clássicos como "Tomorrow’s Dream", "Children of the Grave", "Snowblind", "War Pigs" e a mais matadora versão de "Paranoid" já lançada ao vivo pelo quarteto fazem o "Reunion" ficar no chinelo, além das surpreendentes "Cornucopia" e "Wicked World". É um grande cd, sem dúvida, mas fica aquela dúvida: porque não procurar outro show?
Já o segundo cd traz gravações feitas "durante os anos 70" (como reza o encarte), mais precisamente de 1970 a 1972. O grande problema é que a diferença entre as qualidades da gravação de cada música, por serem de shows diferentes, ficou muito evidente. Algumas estão com produção razoável, enquanto que outras ficaram bem aquém do que se espera de um lançamento oficial do Black Sabbath, mas de qualquer maneira é revigorante ouvir "Black Sabbath", "NIB", "Symptom of the Universe", "Iron Man" e as mágicas "Behind the Wall of Sleep" e "Fairies Wear Boots" executadas pelo quarteto em plena forma. Até os erros de Ozzy eram mais legais, assim como sua voz mais afinada. A guitarra de Iommi era perfeita e a cozinha de Geezer e Bill Ward massacrante.
O grande problema deste cd, que possui um encarte altamente informativo e cheio de fotos interessantíssimas é que se você possuir o cd "Live at Last" e algum pirata do Sabbath anos 70 pode esbarrar com quase 50% do material aqui apresentado. Mas que ficou tudo muito bem feito não há como negar.
A conclusão: sim... é um caça níqueis.... vai vender bem... afinal é o Sabbath dando show numa época aonde os caras detonavam mais do que podiam (Ozzy até hoje sofre com isso)... mas esse caça níqueis vale umas apostas... pode comprar sem medo.
Lançado nos Eua / Europa pela Sanctuary/Divine Records.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Foo Fighters - "Tenho muito a falar, mas preciso tomar cuidado", diz Josh Freese
Quem é Berzan Önen, o novo vocalista turco e fortão do Nevermore
Arch Enemy posta vídeo em colaboração com Angela Gossow e fãs especulam retorno
Retorno? Perfis do Arch Enemy e de Angela Gossow deletam todos os posts
Vocal do Lamb of God diz que antigo logo da banda parecia cardápio de restaurante
Regis Tadeu afirma que último disco do Megadeth é "uma aula de dignidade"
A música do Queen que Brian May diz resumir o que a banda era "de verdade"
A banda sem frescura que tinha os melhores músicos do rock, segundo Joe Perry
Como David Coverdale reacendeu faísca de Jimmy Page - e acabou descartado depois
Jeff Loomis conta como honrará o legado de Warrel Dane na nova formação do Nevermore
"Ouvi e achei muito interessante": lenda do rock aprova o Sleep Token
O melhor álbum solo de cada membro do Guns N' Roses, segundo o Loudwire
Dois anos após lançamento, guitarrista reflete sobre álbum mais recente do Pearl Jam
Bruno Sutter se pronuncia pela primeira vez sobre fim do namoro com Nyvi Estephan


Zakk Wylde acredita que tecnologia poderia ter arruinado discos clássicos
O álbum "esquecido" do Black Sabbath que merecia mais crédito, segundo Tony Iommi
A "banda definitiva" do heavy metal, segundo Lars Ulrich, do Metallica
O disco do Black Sabbath considerado uma "atrocidade" pelo Heavy Consequence
O cover mais "sinistro" de uma música sua que Ozzy Osbourne ouviu
A melhor música do Led Zeppelin de todos os tempos, segundo Ozzy Osbourne
As três bandas gigantes de metal que pioraram ao trocar de vocalista, segundo Gastão
Lzzy Hale relembra conversa inusitada com Axl Rose nos bastidores de último show de Ozzy
Quando Chris Cornell temeu que o Soundgarden fosse comparado com Black Sabbath ou Led Zeppelin
Halestorm precisou mudar música que tocaria no "Back to the Beginning"
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias


