Resenha - Century Child - Nightwish
Por Fernando De Santis
Postado em 06 de junho de 2002
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Depois de ter lançado o bem sucedido "Wishmaster" em 2000, Tuomas sabia que o próximo disco do Nightwish criaria muita expectativa no mundo todo. Por essa razão, o quarto álbum da banda finlandesa, "Century Child", demorou a sair. Contando com o ex-baixista do Sinergy, Marco Hietala, a banda ingressou numa nova fase, com uma formação mais madura e fazendo novos experimentos.
Ao colocar o CD "Century Child" para rodar, logo de cara já dá para perceber algumas mudanças no vocal de Tarja. Em muitos momentos ela não canta de forma lírica, porém, não decepciona nesse "novo" estilo. A abertura do disco fica por conta da pesada "Bless The Child", que por sinal, tem uma introdução bem ao estilo de "Deep Silent Complete", do disco anterior. Falando nisso, qualquer semelhança, não é mera coincidência: a segunda faixa do disco, "End Of All Hope" tem uma levada muito parecida com a música "Wishmaster" do disco anterior.
A faixa "Dead To The World" é a primeira a ter os vocais de Marco Hietala em evidência. Cantando muitos versos, Marco mostrou que o Nightwish não só conseguiu um baixista muito mais técnico do que o antigo, como também arrumou um vocalista excelente, que com certeza nos shows, cantará os clássicos da banda que antes eram cantados por Tuomas ou por convidados especiais.
A faixa "Ever Dream", primeiro single do álbum, é o ponto forte do disco: seguindo o estilo Nightwish que conquistou fãs no mundo inteiro, "Ever Dream" cativa com um refrão marcante e com um final avassalador, onde Tarja e Marco mostram um grande entrosamento.
"Slaying The Dreamer" é uma das faixas mais impressionantes do álbum: impressionante, pois se trata de uma música muito pesada, com guitarras beirando o Thrash, cheias de harmônicos, Jukka "sentando a mão" na batera e riffs super pesados. Pode não agradar muito aos fãs mais radicais, por se tratar de uma música muito pesada.
Seguindo uma linha de "Swanheart" (do disco "Oceanborn"), a faixa "Forever Yours" é uma belíssima balada que não tem nada de novo, porém, como seguiu uma fórmula antiga, que deu certo anteriormente, não teria razão para não funcionar dessa vez. As faixas "Ocean Soul" e "Feel For You" são muito interessantes. "Feel For You" é mais cadenciada e conta com os duetos de Tarja e Marco, além de ter uma linha de baixo bem elaborada.
Uma das boas surpresas do disco fica por conta do cover de "Phantom Of The Opera", do compositor Andrew Lloyd Webber. A adaptação dessa obra ficou com a cara do Nightwish; guitarra pesada, teclado criando um clima interessante e a excelente interpretação de Tarja e Marco nos vocais. Tuomas acertou em cheio quando escolheu a música, que ficou parecendo uma obra original do Nightwish. Tarja mostrou toda sua técnica e capacidade nessa faixa, deixando para os fãs a difícil tarefa de comparar os vocais dela com a cantora Sarah Brightman.
A última faixa do disco, "Beauty Of The Beast", com mais de dez minutos de duração, é uma coleção de riffs e melodias. Usando as palavras de Tuomas para descrever essa música, eu diria que é uma "verdadeira obra prima". Com backgrounds orquestrados, Tuomas se gaba ao lembrar que tal faixa foi gravada em cerca de 140 canais. É uma composição com muitas mudanças de clima, que poderia ser utilizada como tema de algum filme de Hollywood, pois as passagens são muito emocionantes.
"Century Child" conseguiu manter o nível dos discos anteriores lançados pelo Nightwish. Mais uma vez Tuomas acertou na criação das músicas, porém, em alguns momentos, o ouvinte terá aquela sensação de "já ouvi isso em outro disco deles".
Outras resenhas de Century Child - Nightwish
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Churrasco do Angra reúne Edu Falaschi, Rafael Bittencourt, Kiko Loureiro, Fabio Lione e mais
O que já mudou no Arch Enemy com a entrada de Lauren Hart, segundo Angela Gossow
Max Cavalera celebra 30 anos de "Roots" com dedicatória especial a Gloria Cavalera
Aos 94, "Capitão Kirk" anuncia álbum de metal com Zakk Wylde e Ritchie Blackmore
Bruce Dickinson cita o Sepultura e depois lista sua banda "pula-pula" favorita
A maior canção de amor já escrita em todos os tempos, segundo Noel Gallagher
Slash aponta as músicas que fizeram o Guns N' Roses "rachar" em sua fase áurea
Como foi a rápida conversa entre Kerry King e Jeff Hanneman que originou o Slayer
Três "verdades absolutas" do heavy metal que não fazem muito sentido
Humberto Gessinger e a linha tênue entre timidez e antipatia: quem está certo?
A reação dos fãs à nova cantora do Arch Enemy: "Lembra a fase da Angela Gossow"
Regis Tadeu atualiza situação de Dave Murray: "Tenho fonte próxima do Iron Maiden"
Dave Grohl explica decisão de demitir Josh Freese do Foo Fighters
10 discos de rock que saíram quase "no empurrão", e mesmo assim entraram pra história



Angra, Helloween e Arch Enemy puxaram a fila: 5 bandas que ganhariam com retornos
O álbum que mudou a vida de Simone Simons (Epica)
A música do Motörhead que marcou a vida de Marko Hietala, ex-baixista do Nightwish
A reação da "diva" Tarja Turunen ao ouvir o Within Temptation pela primeira vez
Paisagem com neve teria feito MTV recusar clipe de "Nemo", afirma Tarja Turunen
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal


