Resenha - Century Child - Nightwish

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Fernando De Santis
Enviar Correções  

8


Depois de ter lançado o bem sucedido "Wishmaster" em 2000, Tuomas sabia que o próximo disco do Nightwish criaria muita expectativa no mundo todo. Por essa razão, o quarto álbum da banda finlandesa, "Century Child", demorou a sair. Contando com o ex-baixista do Sinergy, Marco Hietala, a banda ingressou numa nova fase, com uma formação mais madura e fazendo novos experimentos.

publicidade

Ao colocar o CD "Century Child" para rodar, logo de cara já dá para perceber algumas mudanças no vocal de Tarja. Em muitos momentos ela não canta de forma lírica, porém, não decepciona nesse "novo" estilo. A abertura do disco fica por conta da pesada "Bless The Child", que por sinal, tem uma introdução bem ao estilo de "Deep Silent Complete", do disco anterior. Falando nisso, qualquer semelhança, não é mera coincidência: a segunda faixa do disco, "End Of All Hope" tem uma levada muito parecida com a música "Wishmaster" do disco anterior.

publicidade

A faixa "Dead To The World" é a primeira a ter os vocais de Marco Hietala em evidência. Cantando muitos versos, Marco mostrou que o Nightwish não só conseguiu um baixista muito mais técnico do que o antigo, como também arrumou um vocalista excelente, que com certeza nos shows, cantará os clássicos da banda que antes eram cantados por Tuomas ou por convidados especiais.

publicidade

A faixa "Ever Dream", primeiro single do álbum, é o ponto forte do disco: seguindo o estilo Nightwish que conquistou fãs no mundo inteiro, "Ever Dream" cativa com um refrão marcante e com um final avassalador, onde Tarja e Marco mostram um grande entrosamento.

"Slaying The Dreamer" é uma das faixas mais impressionantes do álbum: impressionante, pois se trata de uma música muito pesada, com guitarras beirando o Thrash, cheias de harmônicos, Jukka "sentando a mão" na batera e riffs super pesados. Pode não agradar muito aos fãs mais radicais, por se tratar de uma música muito pesada.

publicidade

Seguindo uma linha de "Swanheart" (do disco "Oceanborn"), a faixa "Forever Yours" é uma belíssima balada que não tem nada de novo, porém, como seguiu uma fórmula antiga, que deu certo anteriormente, não teria razão para não funcionar dessa vez. As faixas "Ocean Soul" e "Feel For You" são muito interessantes. "Feel For You" é mais cadenciada e conta com os duetos de Tarja e Marco, além de ter uma linha de baixo bem elaborada.

publicidade

Uma das boas surpresas do disco fica por conta do cover de "Phantom Of The Opera", do compositor Andrew Lloyd Webber. A adaptação dessa obra ficou com a cara do Nightwish; guitarra pesada, teclado criando um clima interessante e a excelente interpretação de Tarja e Marco nos vocais. Tuomas acertou em cheio quando escolheu a música, que ficou parecendo uma obra original do Nightwish. Tarja mostrou toda sua técnica e capacidade nessa faixa, deixando para os fãs a difícil tarefa de comparar os vocais dela com a cantora Sarah Brightman.

publicidade

A última faixa do disco, "Beauty Of The Beast", com mais de dez minutos de duração, é uma coleção de riffs e melodias. Usando as palavras de Tuomas para descrever essa música, eu diria que é uma "verdadeira obra prima". Com backgrounds orquestrados, Tuomas se gaba ao lembrar que tal faixa foi gravada em cerca de 140 canais. É uma composição com muitas mudanças de clima, que poderia ser utilizada como tema de algum filme de Hollywood, pois as passagens são muito emocionantes.

publicidade

"Century Child" conseguiu manter o nível dos discos anteriores lançados pelo Nightwish. Mais uma vez Tuomas acertou na criação das músicas, porém, em alguns momentos, o ouvinte terá aquela sensação de "já ouvi isso em outro disco deles".

publicidade


Outras resenhas de Century Child - Nightwish

Nightwish: uma das bandas mais consagradas do metal contemporâneo




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


John Finberg: Angra, Nightwish e outras bandas rompem com agente acusado de assédioJohn Finberg
Angra, Nightwish e outras bandas rompem com agente acusado de assédio

Anette Olzon: ex- vocalista do Nightwish está trabalhando em seu segundo álbum soloAnette Olzon
Ex- vocalista do Nightwish está trabalhando em seu segundo álbum solo

Nightwish: Elize Ryd diz que ser cotada para substituir Tarja Turunen a motivouNightwish
Elize Ryd diz que ser cotada para substituir Tarja Turunen a motivou

Nightwish: banda autoriza livro exclusivo no BrasilNightwish
Banda autoriza livro exclusivo no Brasil

Nightwish: Vocalistas brasileiras se unem para vocal cover de "Dark Chest of Wonders"

Floor Jansen: vocalista lança versão em inglês de música gravada para documentárioFloor Jansen
Vocalista lança versão em inglês de música gravada para documentário

Floor Jansen: depois de 20 anos de rock e metal, gostaria de fazer outra coisaFloor Jansen
"depois de 20 anos de rock e metal, gostaria de fazer outra coisa"

Nightwish: Floor Jansen admite que foi difícil fazer o álbum Human II NatureNightwish
Floor Jansen admite que foi difícil fazer o álbum "Human II Nature"


Nightwish: Anette Olzon diz que foi demitida por e-mailNightwish
Anette Olzon diz que foi demitida por e-mail

Tatuagens: Homenagens à banda Nightwish e Tarja na pele dos fãsTatuagens
Homenagens à banda Nightwish e Tarja na pele dos fãs


Separados no nascimento: Alice Cooper e GretchenSeparados no nascimento
Alice Cooper e Gretchen

Manowar: o dia em que a banda arregou pro Twisted SisterManowar
O dia em que a banda arregou pro Twisted Sister


Sobre Fernando De Santis

Paulistano, nascido em 1979, Fernando De Santis passa grande parte do seu tempo viajando entre São Paulo, Santos e Curitiba. Nas horas de viagens dentro de ônibus ou aviões, costuma ouvir Hard Rock, Heavy Metal e demos de qualquer estilo. Atualmente trabalha como webdesigner para o Estado de São Paulo. Mantém o site "We Burn", dedicado ao Helloween desde 1998, que nunca lhe trouxe nenhum dinheiro, mas rendeu muito amigos.

Mais informações sobre Fernando De Santis

Mais matérias de Fernando De Santis no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin