Resenha - Down - Sentenced

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ben Ami Scopinho
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 10


Enfim chega ao mercado brasileiro via Encore Records um dos grandes álbuns do conjunto finlandês Sentenced: o clássico "Down", lançado originalmente em 1996. Este disco tem como grande particularidade o fato de ser o primeiro registro da banda a contar com o carismático vocalista Ville Laihiala e por definir de vez a sonoridade que consagrou o conjunto, lhes rendendo fãs por todo o mundo.

Aerosmith: Steven Tyler e três mulheres nuas no chuveiroBatom, laquê...: Como formar uma banda de Hard Rock em 69 lições

O vocalista original da banda era o não menos excelente Taneli Jarva, que acabou deixando seu posto por não conseguir conviver com o sucesso crescente que a banda vinha atingindo desde há tempos. Os outros membros Miika Tenkula (guitarra), Sami Lopakka (guitarra) e Vesa Ranta (bateria) acabaram por recrutar acertadamente Ville e neste "Down" suas linhas vocais mostraram-se exatas, incorporando bem o material e dando uma nova interpretação às músicas, tornando-as ainda mais dolorosas.

Aqui os finlandeses abandonam de vez os resquícios do death metal, porém mantém o peso nos arranjos mais lentos e melancólicos. O resultado final acabou por ser um Heavy Metal até mesmo simples, porém bonito e cativante. O contrabaixo foi tocado por Tenkula, a inclusão dos teclados é sutil e o disco conta ainda com as vozes de Vorph (Samael) e de Birgit Zacher, que dão uma tônica toda especial às canções.

A produção de Waldemar Sorychta conseguiu extrair toda a perfeição que a banda desejava e este trabalho acabou sendo nomeado o áIbum do mês naquele outono em várias revistas, como na "German Metal Hammer" e "Rock Hard". Estes e outros resultados positivos deram uma completa injeção de ânimo ao grupo, convencendo com sobras que não deveriam se estagnar artisticamente, tanto que o Sentenced continua progredindo e lançando discos que se tornaram grandes sucessos de maneira bastante regular até os dias de hoje.

A meu ver, é um CD indispensável, que vem a calhar com o fato de a banda infelizmente estar encerrando suas atividades. Agora é torcer para chegar por aqui os trabalhos anteriores a "Down", que são os que trazem Taneli Jarva como vocalista e possuem uma sonoridade mais agressiva.

SENTENCED - Down
(1996 - Century Media / 2005 - Encore Records)

01. Intro - The Gate
02. Noose
03. Shadegrown
04. Bleed
05. Keep My Grave Open
06. Crumbling Down (Give Up Hope)
07. Sun Won't Shine
08. Ode To The End
09. 0132
10. Warrior Of Life (Reeper Redeemer)
11. I'll Throw The First Rock

Homepage: www.sentenced.org




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Sentenced"


Aerosmith: Steven Tyler e três mulheres nuas no chuveiroAerosmith
Steven Tyler e três mulheres nuas no chuveiro

Batom, laquê...: Como formar uma banda de Hard Rock em 69 liçõesBatom, laquê...
Como formar uma banda de Hard Rock em 69 lições

Metalcore: os dez trabalhos essenciais do estiloMetalcore
Os dez trabalhos essenciais do estilo

Manowar: A vida real e nada épica dos Reis do Metal?Manowar
A vida real e nada épica dos Reis do Metal?

Black Sabbath: um Tony Iommi que você não conheciaBlack Sabbath
Um Tony Iommi que você não conhecia

Valentina Francisco: os garotos da Greta Van Fleet com certeza aprovariam!Valentina Francisco
Os garotos da Greta Van Fleet com certeza aprovariam!

Paramore: o que acontece quando você ouve uma música a 33rpm?Paramore
O que acontece quando você ouve uma música a 33rpm?


Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

adClioIL