Resenha - Sworn Allegiance - Unleashed

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ben Ami Scopinho
Enviar Correções  


Quando do fim do Nihilist em 1989, de um lado alguns de seus membros deram origem ao grande Entombed e, de outro, Johnny Hedlund deu início a este Unleashed. Desde então estes suecos vêm praticando um marcante death metal, sendo um dos pioneiros da cena em seu país e conseguindo imenso respeito entre os apreciadores deste estilo por todo o globo.

publicidade

Com a já estabilizada formação contando com Johnny na voz e baixo, Fredrik e Tomas nas guitarras e Anders na bateria, liberam agora seu sétimo trabalho chamado "Sworn Allegiance", não escondendo o fato de elaborarem um disco variado, mas sem renunciar em nenhum momento às marcas registradas típicas de seu death metal.

Ora veloz, ora cadenciado, muito agressivo e técnico. A voz de Johnny é excelente, ríspida e compreensível. O trabalho com as guitarras é notável, ótimos solos e em vários momentos deixam transparecer alguns riffs mais thrash. Estas palavras resumem bem o que é este disco do Unleashed, mesmo que liricamente possa causar certo incômodo nos fãs mais apegados ao tradicionalismo. Mas até aí, nada de novo, pois não é de hoje que a banda tem essa tendência de escrever letras diversificadas.

publicidade

E os temas aqui abordados vão desde a exaltação da cena musical extrema, como em "Attack!" e "Metalheads". A temática Viking ainda está presente em "The Longships are Coming" e "To Miklagard"; o humor negro em "CEO" e "Only the Dead". O ateísmo, que é o tema mais comum ao estilo, ficam nas faixas "Praised Be the Lord" e na profanação com Maria em "One Night in Nazareth".

publicidade

Um disco muito movimentado e competente, musicalmente perfeito ao estilo. Não tenham dúvidas de que manterá por muito tempo o Unleashed como referência da cena na Suécia, mesmo tendo a banda certa dificuldade em manter alguma freqüência no lançamento de seus trabalhos.

Unleashed - Sworn Allegiance
(2004 – Century Media)

01. Winterland
02. Destruction (Of The Race Of Men)
03. Only The Dead
04. The Longships Are Coming
05. Helljoy
06. Insane For Blood
07. I Bring You Death
08. Attack!
09. CEO
10. One Night In Nazareth
11. Praised Be The Lord
12. Metalheads
13. To Miklagård
14. Long Live The Beast

publicidade

Homepage: www.unleashed.nu


Outras resenhas de Sworn Allegiance - Unleashed

Resenha - Sworn Allegiance - Unleashed




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Unleashed: o clássico Victory de um dos pais do viking metal


HailMetal.com: Os cinqüenta melhores álbuns de Death MetalHailMetal.com
Os cinqüenta melhores álbuns de Death Metal


E-Farsas: Papa Francisco era fã do Black Sabbath?E-Farsas
Papa Francisco era fã do Black Sabbath?

Megadeth: O recadinho provocante da vocalista do HuntressMegadeth
O recadinho provocante da vocalista do Huntress


Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin