Resenha - Sworn Allegiance - Unleashed
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 22 de fevereiro de 2005
Quando do fim do Nihilist em 1989, de um lado alguns de seus membros deram origem ao grande Entombed e, de outro, Johnny Hedlund deu início a este Unleashed. Desde então estes suecos vêm praticando um marcante death metal, sendo um dos pioneiros da cena em seu país e conseguindo imenso respeito entre os apreciadores deste estilo por todo o globo.

Com a já estabilizada formação contando com Johnny na voz e baixo, Fredrik e Tomas nas guitarras e Anders na bateria, liberam agora seu sétimo trabalho chamado "Sworn Allegiance", não escondendo o fato de elaborarem um disco variado, mas sem renunciar em nenhum momento às marcas registradas típicas de seu death metal.
Ora veloz, ora cadenciado, muito agressivo e técnico. A voz de Johnny é excelente, ríspida e compreensível. O trabalho com as guitarras é notável, ótimos solos e em vários momentos deixam transparecer alguns riffs mais thrash. Estas palavras resumem bem o que é este disco do Unleashed, mesmo que liricamente possa causar certo incômodo nos fãs mais apegados ao tradicionalismo. Mas até aí, nada de novo, pois não é de hoje que a banda tem essa tendência de escrever letras diversificadas.
E os temas aqui abordados vão desde a exaltação da cena musical extrema, como em "Attack!" e "Metalheads". A temática Viking ainda está presente em "The Longships are Coming" e "To Miklagard"; o humor negro em "CEO" e "Only the Dead". O ateísmo, que é o tema mais comum ao estilo, ficam nas faixas "Praised Be the Lord" e na profanação com Maria em "One Night in Nazareth".
Um disco muito movimentado e competente, musicalmente perfeito ao estilo. Não tenham dúvidas de que manterá por muito tempo o Unleashed como referência da cena na Suécia, mesmo tendo a banda certa dificuldade em manter alguma freqüência no lançamento de seus trabalhos.
Unleashed - Sworn Allegiance
(2004 – Century Media)
01. Winterland
02. Destruction (Of The Race Of Men)
03. Only The Dead
04. The Longships Are Coming
05. Helljoy
06. Insane For Blood
07. I Bring You Death
08. Attack!
09. CEO
10. One Night In Nazareth
11. Praised Be The Lord
12. Metalheads
13. To Miklagård
14. Long Live The Beast
Homepage: www.unleashed.nu
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Não somos um cover, somos a banda real", diz guitarrista do Lynyrd Skynyrd
A música do Metallica que foi inspirada em "Run to the Hills" (e virou um "patinho feio")
Cinco versões "diferentonas" gravadas por bandas de heavy metal
Type O Negative ainda não conseguiu convencer tecladista a voltar
Andi Deris lembra estreia do Helloween no Brasil em 1996
As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
A banda dos anos 80 que Pete Townshend trocaria por 150 Def Leppards
Rob Halford revela por que deixou o Judas Priest após "Painkiller"
A música de guitarra mais bonita da história, segundo Brian May do Queen
Essa música do Lynyrd Skynyrd é uma das mais polêmicas da história
A música apocalíptica do Metallica lançada há mais de 40 anos que ainda faz sentido
A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
Tecladista do Guns N' Roses defende "Chinese Democracy"
A regra não escrita que o Iron Maiden impõe nos solos de guitarra, segundo Adrian Smith
Por que em "Ride the Lightning" o Metallica deu um grande salto em relação a "Kill 'Em All"
Quem são os heróis retratados por Dave Grohl em My Hero", do Foo Fighters
A reação de King Diamond ao ouvir Metallica tocando músicas do Mercyful Fate
Steve Harris revela por que prefere os baixos Fender Precision

Moonspell atinge o ápice no maravilhoso "Opus Diabolicum - The Orchestral Live Show"
Carach Angren - Sangue, mar e condenação no Holandês Voador
Testament - A maestria bélica em "Para Bellum"
Auri - A Magia Cinematográfica de "III - Candles & Beginnings"
Orbit Culture carrega orgulhoso a bandeira do metal moderno no bom "Death Above Life"
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



