Resenha - Instinto Coletivo Ao Vivo - O Rappa
Por Rodrigo Simas
Postado em 08 de novembro de 2001
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Uma das maiores bandas brasileiras da atualidade, O RAPPA, lança esse ousado duplo ao vivo com algumas faixas inéditas (inclusive uma com a participação do Sepultura), uma produção gráfica muito bem feita e uma grande divulgação. O show foi gravado em Porto Alegre, terra de loiras lindas, no famoso bar Opinião, que já recebeu bandas desde Deep Purple até, recentemente, o Savatage e o guitarrista Yngwie Malmsteen.
O set list é impecável e conta com as já clássicas "Tumulto" (que abre o show), "Miséria S.A.", "Me Deixa", "Minha Alma" e "Homem Amarelo" entre outras, todas apresentadas em versões muito energéticas com uma performance carismática do vocalista Marcelo Falcão e muito, muito som.
A platéia participa ativamente de todas as músicas, o que dá uma cara bem mais legal para este Instinto Coletivo ao Vivo, fazendo com que este seja um CD essencial para qualquer fã da banda. O RAPPA é daqueles grupos que não apenas fala e reclama das coisas que estão erradas no Brasil (e no mundo) atualmente, mas que também corre atrás para tentar ajudar a resolver os problemas que são uma triste realidade no nosso país.
O segundo CD ainda traz mais 5 faixas inéditas. A primeira, "Ninguém Regula a América" traz participação do Sepultura, com uma letra super atual e vocais nervosos de Derick (vocalista do Sepultura) e de Falcão. Excelente. Também fazem parte desse lançamento: "Milagre", a boa "Instinto Coletivo", "Fica Doido Varrido" e a última "RAM/REMIX ADF".
Parabéns ao RAPPA pelas suas iniciativas e mais ainda por ser uma das poucas bandas verdadeiras e que se preocupam com o que acontece no país onde vivemos. Apoiem a FASE (uma das mais antigas ONGs do Brasil): faça sua doação em qualquer agência do Bradesco, agência 227-5, conta 94996-5. Mais informações no CD do O RAPPA ou no endereço www.portaldovoluntario.com.br.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
O disco que Flea considera o maior de todos os tempos; "Tem tudo o que você pode querer"
Dream Theater anuncia turnê que passará por 6 cidades no Brasil em 2026
Helloween fará show em São Paulo em setembro de 2026; confira valores dos ingressos
A banda de rock que deixava Brian May com inveja: "Ficávamos bastante irritados"
O guitarrista que Geddy Lee considera imbatível: "Houve algum som de guitarra melhor?"
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
A maior banda, música, álbum e vocalista nacional e gringo de 1985, segundo a Bizz
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
Os dois discos do ELP que Carl Palmer disse que deveriam virar vasos
Mr.Bungle anuncia show solo em São Paulo
Lemmy lembra shows ruins de Jimi Hendrix; "o pior tipo de coisa que você ouviria na vida"
Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
"Músicas incríveis que mudaram o rumo da música", diz Bruce Dickinson sobre álbum que ele adora
Jack Black e a banda odiada por muitos, mas que ele diz ser a maior da história do rock
A banda esquecida que merece créditos por ser uma das pioneiras do heavy metal



O significado de "minha alma está armada e apontada para a cara do sossego", do Rappa
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme



