A música agressiva escrita por Max Cavalera que fala sobre o temido Pablo Escobar
Por Mateus Ribeiro
Postado em 31 de julho de 2024
A banda Soulfly foi fundada pelo icônico guitarrista/vocalista/compositor brasileiro Max Cavalera no final da década de 1990, depois que ele deixou o Sepultura. Em atividade há mais de 25 anos, o Soulfly lançou várias músicas agressivas, que contam com o "selo Max Cavalera de qualidade". É o caso da insana "Plata o Plomo".
Pesada e intensa do início ao fim, "Plata O Plomo" é a nona faixa de "Enslaved", oitavo disco de estúdio do Soulfly, lançado em março de 2012. A letra de "Plata O Plomo" fala sobre um dos homens mais temidos do Século XX, o colombiano Pablo Emilio Escobar Gaviria.
Traficante mais famoso de todos os tempos, Pablo Escobar fundou o Cartel de Medellín e ganhou muito dinheiro enquanto esteve vivo. Pablo se notabilizou por ser brutal com aqueles que se tornaram seus desafetos. Até mesmo Sebastián Marroquín (nascido Juan Pablo Escobar), filho de Pablo Escobar, reconhece que seu pai era cruel.
"Meu pai era muito mais cruel do que parece na série. Submeteu um país ao terror. É preciso tratar essa história com responsabilidade. Há milhares de vítimas e um país por trás que merecem respeito", relatou Sebastián, durante entrevista concedida ao El País Brasil, em que falou sobre "Narcos", série baseada na vida de seu pai.
Voltando a falar sobre "Plata O Plomo", a expressão que dá nome à canção significa algo como "Dinheiro ou Balas", que segundo o site Brasil Escola se refere à "forma como ele persuadia as pessoas. Quem não aceitava suas condições acabava torturado e morto pelo Cartel de Medellín". A letra de "Plata O Plomo" dá uma dimensão do poder e da brutalidade que o protagonista da música possuía até dezembro de 1993, quando foi morto enquanto tentava escapar da polícia.
Veja abaixo alguns trechos da letra da explosiva e caótica "Plata O Plomo".
"Pablo Escobar, rei da cocaína
Criou império de drogas e mentiras
Contrabando e loucura
Matava gente lá na rua
‘O Padrinho’, seu apelido
Fora da lei desde menino
Em Medellín ele cresceu
Era Diabo ou filho de Deus?"
"O cartel de Medellín
Finalmente chegou ao fim
Sequestro e tortura
Matava todos - Filha da p*ta
Narco Pablo - Amado, odiado
Narco Pablo - Amado, odiado…"
"No telhado ele morreu
Chuva de balas, o chão tremeu
Emboscada se meteu
E sem saída, se f*deu!
A polícia, filha de p*ta
Se deu melhor nessa luta
Mas seu nome continua
Acendem velas na sua sepultura…"
"Plata O Plomo" é a faixa de "Enslaved" que o Soulfly mais tocou ao vivo. De acordo com dados publicados no site Setlist.FM, Max Cavalera e seus camaradas tocaram essa música em 98 apresentações do Soulfly.
Histórias de Músicas
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps