Lista: e se o rock e o metal fossem trilha sonora de uma novela?

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Mateus Ribeiro
Enviar Correções  

Desde que a televisão dava os seus primeiros passos no Brasil, as novelas sempre fizeram muito sucesso. As tramas (que podem ser baseadas em romances já existentes) invariavelmente envolvem amores possíveis e impossíveis, traições, brigas, ganância e histórias de superação, sempre arrastaram muitos fãs e atingem altos picos de audiência.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Ao longo do tempo, essas histórias consagraram vários atores/atrizes e personagens. Goste você ou não, é impossível não se lembrar de nomes como Sassá Mutema, Tieta, Tonho da Lua, Odete Roitman, Jamanta ou Nazaré Tedesco.

Além de personagens e artistas, as novelas chamavam a atenção pela trilha sonora. Talvez os mais jovens não se recordem, mas durante um bom tempo, principalmente nas décadas de 1980 e 1990, as tramas ganhavam discos com a trilha nacional e internacional. Cada personagem (ou casal) que era mais importante na novela tinha a "sua música", que era tocada vez ou outra durante os capítulos. E o rock já apareceu algumas vezes nessas trilhas.

publicidade

O MARILLION, por exemplo, apareceu em "Cara e Coroa" (1995), veiculada pela Rede Globo. No mesmo ano, "Vira Lata" foi transmitida pela mesma emissora e o OASIS, com seu sucesso "Wonderwall", fez parte da trilha.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Pois bem, dia desses enquanto passeava pelos canais da TV, procurando algo para assistir, me deparei com um canal que retransmitia atrações do passado, dentre as quais, algumas novelas. Comecei a prestar atenção, fiz uma pesquisa rápida e notei que vários tipos de personagens sempre dão as caras em diferentes novelas.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"A Viagem" (com o perdão do trocadilho) foi um pouco longe demais e comecei a imaginar como seria a trilha sonora de uma novela composta apenas por músicas de rock e metal. Para colocar em prática tal ideia, juntei algum dos estereótipos que (quase) sempre aparecem nas tramas e designei uma música para cada personagem.

O resultado você confere a seguir, após os intervalos comerciais. Aperte o play e boa diversão.

"Don´t Stop Believin´" (JOURNEY): Tema da/do personagem central da novela, que passa pelos mais variados perrengues e humilhações, mas no final das contas, se dá bem (como o Van-Damme em todos os seus filmes).

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"My Mother Said" (ANNEKE VAN GIERSBERGEN): Tema da mãe que faz de tudo pelos seus filhos e nunca deixa de pensar neles.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Mama I´m Coming Home" (OZZY OSBOURNE): Tema da senhorinha querida que todas as pessoas da novela gostam. Geralmente, é a vovó.

"Can´t Stop Lovin´ You" (VAN HALEN): Música do casal jovem apaixonado, que se encontra escondido, pois os pais não aprovam o relacionamento.

"Linger" (THE CRANBERRIES): O tema do casal jovem ioiô (que vai e volta).

BONUS TRACK ESCONDIDA: A versão que Angélica fez para "Linger".

"All She Wrote" (FIREHOUSE): Toda novela tem uma pessoa que é traída, mas nunca desiste de sua paixão. E não existe NENHUMA música melhor que essa para se lustrar os chifres olhando as fotos da pessoa amada.

"Creep" (RADIOHEAD): Música do/da personagem apaixonado/apaixonada que nunca tem coragem de se declarar.

"Smells Like Teen Spirit" (NIRVANA): Tema do jovem que é filho do casal rico. Apesar de não ter razões aparentes para se preocupar, se tornou rebelde sem causa e vive dando problema para os pais, que por sua vez, não sabem o que fazer.

"Kickstart My Heart" (MÖTLEY CRÜE): Essa é tema do fanfarrão que só quer saber de festa. Aliás, este personagem é quem leva o rebelde acima descrito para as festas e o arrasta para o caminho do sexo, drogas e rock and roll.

"Papercut" (LINKIN PARK): A trilha sonora dos jovens radicais que andam de skate e jogam basquete depois da aula.

"Wratchild" (IRON MAIDEN): Tema da criança que não conhece o seu "pai" e passa a vida procurando o irresponsável, com um único intuito: encher o covarde de porrada.

"Glamour Boys" (LIVING COLOUR): Essa é o tema da família que já teve dinheiro, mas atualmente, vive apenas de aparência.

"Train Of Consequences" (MEGADETH): Tema do empresário rico que vive gasta parte do seu dinheiro com bebida, apostas e noitadas.

"Mama Said" (METALLICA): Tema do fazendeiro que é rico e triste ao mesmo tempo.

"Buried Dreams" (CARCASS): Música do/da vilão/vilã da novela, que faz questão de enterrar o sonho de qualquer pessoa que cruzar seu caminho.

"Fuck You" (BAD RELIGION): O tema que toca assim que o vilão/vilã da trama vai para a cadeia.

Em breve, o disco será lançado em LP, CD, K-7 e MP3. Adquira já sua cópia entrando em contato com a Mateus Ribeiro Records. Enquanto as cópias físicas não chegam, você pode ouvir a versão disponível nas plataformas digitais, clicando no player abaixo.

Um abraço e até a próxima!

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Rock e metal: o outro lado das capas de discosRock e metal
O outro lado das capas de discos

Crianças: veja como cresceram as de Nevermind, War e outrasCrianças
Veja como cresceram as de "Nevermind", "War" e outras


Sobre Mateus Ribeiro

Fanático por Ramones, In Flames e Soilwork. Limeirense com muito orgulho (e sotaque).

Mais matérias de Mateus Ribeiro no Whiplash.Net.

Cli336 WhiFin Goo336 Goo336 CliIL Goo336 Goo336 Cli336