Lista: e se o rock e o metal fossem trilha sonora de uma novela?
Por Mateus Ribeiro
Postado em 22 de outubro de 2020
Desde que a televisão dava os seus primeiros passos no Brasil, as novelas sempre fizeram muito sucesso. As tramas (que podem ser baseadas em romances já existentes) invariavelmente envolvem amores possíveis e impossíveis, traições, brigas, ganância e histórias de superação, sempre arrastaram muitos fãs e atingem altos picos de audiência.
Ao longo do tempo, essas histórias consagraram vários atores/atrizes e personagens. Goste você ou não, é impossível não se lembrar de nomes como Sassá Mutema, Tieta, Tonho da Lua, Odete Roitman, Jamanta ou Nazaré Tedesco.
Além de personagens e artistas, as novelas chamavam a atenção pela trilha sonora. Talvez os mais jovens não se recordem, mas durante um bom tempo, principalmente nas décadas de 1980 e 1990, as tramas ganhavam discos com a trilha nacional e internacional. Cada personagem (ou casal) que era mais importante na novela tinha a "sua música", que era tocada vez ou outra durante os capítulos. E o rock já apareceu algumas vezes nessas trilhas.
O MARILLION, por exemplo, apareceu em "Cara e Coroa" (1995), veiculada pela Rede Globo. No mesmo ano, "Vira Lata" foi transmitida pela mesma emissora e o OASIS, com seu sucesso "Wonderwall", fez parte da trilha.
Pois bem, dia desses enquanto passeava pelos canais da TV, procurando algo para assistir, me deparei com um canal que retransmitia atrações do passado, dentre as quais, algumas novelas. Comecei a prestar atenção, fiz uma pesquisa rápida e notei que vários tipos de personagens sempre dão as caras em diferentes novelas.
"A Viagem" (com o perdão do trocadilho) foi um pouco longe demais e comecei a imaginar como seria a trilha sonora de uma novela composta apenas por músicas de rock e metal. Para colocar em prática tal ideia, juntei algum dos estereótipos que (quase) sempre aparecem nas tramas e designei uma música para cada personagem.
O resultado você confere a seguir, após os intervalos comerciais. Aperte o play e boa diversão.
"Don´t Stop Believin´" (JOURNEY): Tema da/do personagem central da novela, que passa pelos mais variados perrengues e humilhações, mas no final das contas, se dá bem (como o Van-Damme em todos os seus filmes).
"My Mother Said" (ANNEKE VAN GIERSBERGEN): Tema da mãe que faz de tudo pelos seus filhos e nunca deixa de pensar neles.
"Mama I´m Coming Home" (OZZY OSBOURNE): Tema da senhorinha querida que todas as pessoas da novela gostam. Geralmente, é a vovó.
"Can´t Stop Lovin´ You" (VAN HALEN): Música do casal jovem apaixonado, que se encontra escondido, pois os pais não aprovam o relacionamento.
"Linger" (THE CRANBERRIES): O tema do casal jovem ioiô (que vai e volta).
BONUS TRACK ESCONDIDA: A versão que Angélica fez para "Linger".
"All She Wrote" (FIREHOUSE): Toda novela tem uma pessoa que é traída, mas nunca desiste de sua paixão. E não existe NENHUMA música melhor que essa para se lustrar os chifres olhando as fotos da pessoa amada.
"Creep" (RADIOHEAD): Música do/da personagem apaixonado/apaixonada que nunca tem coragem de se declarar.
"Smells Like Teen Spirit" (NIRVANA): Tema do jovem que é filho do casal rico. Apesar de não ter razões aparentes para se preocupar, se tornou rebelde sem causa e vive dando problema para os pais, que por sua vez, não sabem o que fazer.
"Kickstart My Heart" (MÖTLEY CRÜE): Essa é tema do fanfarrão que só quer saber de festa. Aliás, este personagem é quem leva o rebelde acima descrito para as festas e o arrasta para o caminho do sexo, drogas e rock and roll.
"Papercut" (LINKIN PARK): A trilha sonora dos jovens radicais que andam de skate e jogam basquete depois da aula.
"Wratchild" (IRON MAIDEN): Tema da criança que não conhece o seu "pai" e passa a vida procurando o irresponsável, com um único intuito: encher o covarde de porrada.
"Glamour Boys" (LIVING COLOUR): Essa é o tema da família que já teve dinheiro, mas atualmente, vive apenas de aparência.
"Train Of Consequences" (MEGADETH): Tema do empresário rico que vive gasta parte do seu dinheiro com bebida, apostas e noitadas.
"Mama Said" (METALLICA): Tema do fazendeiro que é rico e triste ao mesmo tempo.
"Buried Dreams" (CARCASS): Música do/da vilão/vilã da novela, que faz questão de enterrar o sonho de qualquer pessoa que cruzar seu caminho.
"Fuck You" (BAD RELIGION): O tema que toca assim que o vilão/vilã da trama vai para a cadeia.
Em breve, o disco será lançado em LP, CD, K-7 e MP3. Adquira já sua cópia entrando em contato com a Mateus Ribeiro Records. Enquanto as cópias físicas não chegam, você pode ouvir a versão disponível nas plataformas digitais, clicando no player abaixo.
Um abraço e até a próxima!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ouça tributo ao Rainbow com verdadeira seleção de astros do rock e metal
"A banda de abertura mais difícil que já tivemos foi o Guns N' Roses", revela Bruce Dickinson
Judas Priest lança coletânea que abrange várias fases da discografia
A música do Queen que Freddie Mercury considerava melhor que "Bohemian Rhapsody"
Tributo a Syd Barrett une Pink Floyd, David Bowie, Violeta de Outono e John Paul Jones
O ex-jogador que ouvia heavy metal antes dos jogos para se motivar
Edguy esgota ingressos do primeiro show em mais de uma década
A letra que Ozzy Osbourne chamou de "a pior porcaria" que já ouviu
A banda southern que Steve Harris considera das melhores que abriu para o Iron Maiden
A banda que fez Phil Collins perceber que o tempo do Genesis havia passado
O álbum gravado sob intensa tristeza que se tornou um dos maiores do Queen, conforme Brian May
Geddy Lee e seu disco preferido do Pink Floyd; "me cativou e incendiou a imaginação"
Após mais de três décadas, vocalista e ex-guitarrista do Saxon fazem as pazes
Resenha e fotos do Sweden Rock Festival 2026 - Keep the Fire burning!
Keith Richards lembra soco na cara que levou de Chuck Berry
Oito razões pra dormir com um baterista
John Paul Jones, o ladrão de trovões e sua criatividade
O álbum dos anos 80 que para Bruce Dickinson é "simplesmente perfeito"


As músicas menos conhecidas do Metallica que você precisa ouvir, segundo a Kerrang!
A resposta do Metallica aos fãs após mudança misteriosa nas redes sociais
Metallica muda foto do perfil no Facebook e fãs especulam novidades
A música do Metallica que Jesse Leach (Killswitch Engage) adoraria regravar
Jason Newsted diz que Metallica é, na prática, uma dupla de James Hetfield e Lars Ulrich
O cantor que viu o Metallica ao vivo e achou que a banda não iria a lugar nenhum
Como o Metallica contribuiu para a criação de uma das maiores bandas de metal sinfônico
A origem de "Por Quem os Sinos Dobram", que une Raul Seixas e Metallica
Tom Araya diz que Slayer acabaria se expusesse conflitos como o Metallica fez
Classic Rock aponta a melhor música do Metallica nos anos 90 (e a escolha surpreende)
Presença de Palco: dicas para iniciantes
George Harrison: O Beatle calado, sempre à sombra de Lennon e McCartney



