Lista: e se o rock e o metal fossem trilha sonora de uma novela?
Por Mateus Ribeiro
Postado em 22 de outubro de 2020
Desde que a televisão dava os seus primeiros passos no Brasil, as novelas sempre fizeram muito sucesso. As tramas (que podem ser baseadas em romances já existentes) invariavelmente envolvem amores possíveis e impossíveis, traições, brigas, ganância e histórias de superação, sempre arrastaram muitos fãs e atingem altos picos de audiência.
Ao longo do tempo, essas histórias consagraram vários atores/atrizes e personagens. Goste você ou não, é impossível não se lembrar de nomes como Sassá Mutema, Tieta, Tonho da Lua, Odete Roitman, Jamanta ou Nazaré Tedesco.
Além de personagens e artistas, as novelas chamavam a atenção pela trilha sonora. Talvez os mais jovens não se recordem, mas durante um bom tempo, principalmente nas décadas de 1980 e 1990, as tramas ganhavam discos com a trilha nacional e internacional. Cada personagem (ou casal) que era mais importante na novela tinha a "sua música", que era tocada vez ou outra durante os capítulos. E o rock já apareceu algumas vezes nessas trilhas.
O MARILLION, por exemplo, apareceu em "Cara e Coroa" (1995), veiculada pela Rede Globo. No mesmo ano, "Vira Lata" foi transmitida pela mesma emissora e o OASIS, com seu sucesso "Wonderwall", fez parte da trilha.

Pois bem, dia desses enquanto passeava pelos canais da TV, procurando algo para assistir, me deparei com um canal que retransmitia atrações do passado, dentre as quais, algumas novelas. Comecei a prestar atenção, fiz uma pesquisa rápida e notei que vários tipos de personagens sempre dão as caras em diferentes novelas.
"A Viagem" (com o perdão do trocadilho) foi um pouco longe demais e comecei a imaginar como seria a trilha sonora de uma novela composta apenas por músicas de rock e metal. Para colocar em prática tal ideia, juntei algum dos estereótipos que (quase) sempre aparecem nas tramas e designei uma música para cada personagem.
O resultado você confere a seguir, após os intervalos comerciais. Aperte o play e boa diversão.
"Don´t Stop Believin´" (JOURNEY): Tema da/do personagem central da novela, que passa pelos mais variados perrengues e humilhações, mas no final das contas, se dá bem (como o Van-Damme em todos os seus filmes).
"My Mother Said" (ANNEKE VAN GIERSBERGEN): Tema da mãe que faz de tudo pelos seus filhos e nunca deixa de pensar neles.
"Mama I´m Coming Home" (OZZY OSBOURNE): Tema da senhorinha querida que todas as pessoas da novela gostam. Geralmente, é a vovó.
"Can´t Stop Lovin´ You" (VAN HALEN): Música do casal jovem apaixonado, que se encontra escondido, pois os pais não aprovam o relacionamento.
"Linger" (THE CRANBERRIES): O tema do casal jovem ioiô (que vai e volta).
BONUS TRACK ESCONDIDA: A versão que Angélica fez para "Linger".
"All She Wrote" (FIREHOUSE): Toda novela tem uma pessoa que é traída, mas nunca desiste de sua paixão. E não existe NENHUMA música melhor que essa para se lustrar os chifres olhando as fotos da pessoa amada.
"Creep" (RADIOHEAD): Música do/da personagem apaixonado/apaixonada que nunca tem coragem de se declarar.
"Smells Like Teen Spirit" (NIRVANA): Tema do jovem que é filho do casal rico. Apesar de não ter razões aparentes para se preocupar, se tornou rebelde sem causa e vive dando problema para os pais, que por sua vez, não sabem o que fazer.
"Kickstart My Heart" (MÖTLEY CRÜE): Essa é tema do fanfarrão que só quer saber de festa. Aliás, este personagem é quem leva o rebelde acima descrito para as festas e o arrasta para o caminho do sexo, drogas e rock and roll.
"Papercut" (LINKIN PARK): A trilha sonora dos jovens radicais que andam de skate e jogam basquete depois da aula.
"Wratchild" (IRON MAIDEN): Tema da criança que não conhece o seu "pai" e passa a vida procurando o irresponsável, com um único intuito: encher o covarde de porrada.
"Glamour Boys" (LIVING COLOUR): Essa é o tema da família que já teve dinheiro, mas atualmente, vive apenas de aparência.
"Train Of Consequences" (MEGADETH): Tema do empresário rico que vive gasta parte do seu dinheiro com bebida, apostas e noitadas.
"Mama Said" (METALLICA): Tema do fazendeiro que é rico e triste ao mesmo tempo.
"Buried Dreams" (CARCASS): Música do/da vilão/vilã da novela, que faz questão de enterrar o sonho de qualquer pessoa que cruzar seu caminho.
"Fuck You" (BAD RELIGION): O tema que toca assim que o vilão/vilã da trama vai para a cadeia.
Em breve, o disco será lançado em LP, CD, K-7 e MP3. Adquira já sua cópia entrando em contato com a Mateus Ribeiro Records. Enquanto as cópias físicas não chegam, você pode ouvir a versão disponível nas plataformas digitais, clicando no player abaixo.
Um abraço e até a próxima!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O que significa a famigerada expressão "viúva dos Cavalera"?
Digão explica o erro dos Raimundos: "Mamonas Assassinas foram mais inteligentes"
Em parceria com a Casa da Moeda Real, Pink Floyd lança palhetas em cobre, prata e ouro
A reação de Jason Newsted ao ouvir uma música de "St. Anger" no rádio
Dave Mustaine revela o gesto de James Hetfield em seu momento mais difícil
Os 10 covers mais tocados pelo Metallica ao vivo, segundo a Noise Creep
Helloween - um espetáculo completo na borda da cidade de São Paulo
Usina da capa de "Animals", do Pink Floyd, se tornará espaço para shows
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
O melhor disco do Judas Priest, de acordo com a Metal Hammer
Tarja Turunen fará show em São Paulo em maio de 2027
Dragonforce anuncia seu novo disco de estúdio e lança o single "Hunger of the Beast"
Ozzfest confirma segundo país que receberá o evento em 2027
Aos 76 anos, Carl Palmer admite ter medo de morrer na estrada
Seven Crossroads Festival anuncia oito atrações, seis delas inéditas no Brasil
A única banda do rock nacional anos 1980 que tem fãs jovens, segundo Regis Tadeu
O incomum hábito de Steve Harris que coloca pressão nas bandas de abertura do Maiden
Renato Russo obrigou Skank a cancelar horário no estúdio porque não queria dividir local

Existe uma banda de metal para cada tipo de chefe e você vai reconhecer o seu
A tática questionável adotada pelos músicos do Metallica para irritar Bob Rock
Matt Heafy (Trivium) cita os 3 álbuns que mais o influenciaram
James Hetfield explica o que faz de Tony Iommi a sua maior referência
James Hetfield enviou mensagem de apoio quando Dave Mustaine estava com câncer
Metallica já era chamado de "vendido" nos anos 80, segundo Lars Ulrich
A música do Metallica que deixava o público entediado, segundo Kirk Hammett
A opinião emocionada de vocal do Death Angel sobre "Kill 'Em All", primeiro álbum do Metallica
A curiosa trajetória de Wagner "Antichrist" Lamounier um dos fundadores da lendária Sarcófago
AC/DC: os últimos dias do vocalista Bon Scott



