Lista: lendas vivas do rock e do metal que estão escrevendo a história- Parte 1

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Mateus Ribeiro
Enviar Correções  

O rock and roll e o heavy metal são estilos que consagraram inúmeros artistas e bandas. De setenta anos pra cá, o mundo viu personalidades como Chuck Berry, Elvis Presley, Lemmy Kilmister, Joey Ramone, Janis Joplin e tantos outros se tornarem ícones da música. Infelizmente, tal qual as personalidades geniais citadas acima, outros tantos nomes emblemáticos partiram desta para a melhor.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A partida de um ídolo faz com que a sua idolatria cresça, uma vez que a morte acaba transformando um ser humano em uma espécie de divindade intocável, principalmente no mundo da música.

Para a felicidade da comunidade fã de música pesada, ainda existem inúmeros músicos que atingiram o status de ícones e continuam vivos, lançando álbuns marcantes, fazendo shows inesquecíveis e escrevendo belas histórias no livro da música pesada. E que sorte a nossa de poder presenciar essas histórias sendo escritas!

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sem mais tempo para conversa fiada, confira a seguir algumas lendas vivas do rock e do metal que continuam nos presenteando com muito talento e criatividade.

OZZY OSBOURNE

Não há dúvidas: John Michael Osbourne é a maior lenda viva da música pesada, além de ser extremamente carismático. O vocalista, que iniciou sua carreira no BLACK SABBATH, gravou discos que mudaram para sempre o heavy metal. Após 10 anos, foi sumariamente expulso da banda, por conta de seus excessos.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Quando tudo parecia estar desmoronando, o Madman ressurgiu com sua banda solo, mostrando que ainda tinha muito que mostrar. E apesar de todos os pesares, aos 71 anos e com problemas de saúde, Ozzy continua trabalhando e lançando discos. O último deles, inclusive, foi lançado neste ano.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

TONY IOMMI

Se você tentar criar um riff de guitarra, a chance de você copiar Tony Iommi é de 99,9%. Afinal de contas, o guitarrista do BLACK SABBATH é o principal responsável por quase tudo o que é conhecido como heavy metal.

Um monstro, que criou riffs que até hoje são ouvidos e copiados. Quer alguns exemplos? Então lá vai: "Paranoid", "Iron Man", "Never Say Die", "Symptom of the Universe", "Sabbath Bloody Sabbath", "Hole in the Sky", "N.I.B.", "Heaven and Hell" e "Snowblind".

O heavy metal deve muito para este simpático senhor, que deve ser venerado todos os dias.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

BRUCE DICKINSON

O vocalista do IRON MAIDEN é dono de uma das maiores vozes do heavy metal. A sua primeira passagem pela banda inglesa aconteceu entre 1982 e 1993. Durante este período, gravou discos essenciais em qualquer discografia, com destaque para "The Number of the Beast" (1982) e "Powerslave" (1984).

Em 1993, Bruce decidiu seguir em sua carreira solo e saiu do MAIDEN. Blaze Bayley foi escolhido para seu lugar, mas definitivamente, a troca não trouxe bons resultados para a banda. Em 1999, o vocalista retornou para o lugar de onde nunca deveria ter saído e continua até hoje dando um show tanto no estúdio quanto nos palcos.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

ROB HALFORD

Quem vê a vitalidade de Robert John Arthur Halford não imagina que esse senhor tem 69 anos. Rob Halford é um dos maiores frontmans do metal, além de ser a personificação perfeita do estilo.

O vocalista emprestou sua voz para uma infinidade de clássicos imortais, como "Electric Eye", "Breaking the Law", "You´ve Got Another Thing Comin´", "The Sentinel", "Painkiller" e tantas outras. O melhor de tudo é que o grande Metal God está longe de parar, já que cantou no ótimo "Firepower" (2018) e em 2019, lançou "Celestial", um álbum de canções natalinas gravado com familiares e amigos.

DAVE MUSTAINE

Um dos maiores nomes do thrash metal, o vocalista/guitarrista/compositor/líder do MEGADETH é uma máquina de criar riffs, melodias e hits. Outrora uma personalidade polêmica, sem papas na língua, Mustaine costumava chamar a atenção tanto pelo seu talento quanto por suas declarações ácidas.

O seu curriculum inclui obras gigantescas do tamanho de "Rust In Peace", "Peace Sells... But Who´s Buying?", "Countdown To Extinction" e "Youthanasia". Em 2002, após álbuns fracos, Mustaine decidiu acabar com a banda, retornando dois anos depois e continuando sua caminhada.

Em 2019, o músico descobriu que estava com câncer. Felizmente, após uma árdua batalha, Mustaine conseguiu vencer a doença e atualmente, está trabalhando no próximo disco da banda que costuma defender com todas as suas forças.

JAMES HETFIELD

Pouco importa que o METALLICA mudou a sua sonoridade e fez discos enfadonhos nos últimos 20 anos. O guitarrista e vocalista da banda escreveu algumas das músicas mais importantes do metal. Se não fosse por ele, muitas pessoas não iriam saber o que é heavy metal (inclusive este humilde redator que vos escreve).

James Hetfield é, foi e sempre será um dos maiores nomes da música pesada, principalmente pelo que fez nos cinco primeiros trabalhos do METALLICA. E mesmo com todos os seus problemas pessoais, o músico continua na ativa, o que faz bem tanto para sua cabeça quanto para os seus seguidores.

MAX CAVALERA

O maior ícone do metal nacional. Ao lado de seu irmão Igor, fundou o SEPULTURA nos anos 1980 e enfiou o pé na porta, mostrando que o Brasil também fazia música mesada de (muita) qualidade. Os clássicos "Beneath the Remains", "Arise", "Chaos A.D." e "Roots" são perfeitos exemplos da genialidade de Max.

Após sua saída do SEPULTURA, Max deu início ao SOULFLY, banda que une o peso do metal com a enorme criatividade do guitarrista/vocalista, que sempre insere elementos inovadores nas músicas que escreve. Além disso, Max também lidera ao lado de seu irmão o CAVALERA CONSPIRACY e faz parte do supergrupo KILLER BE KILLED.

MIKE PATTON

O mundo conheceu Mike Patton em 1989, quando ele se tornou vocalista do FAITH NO MORE e gravou o maravilhoso "The Real Thing", disco que nunca sai de moda. A versatilidade da voz de Mike e sua presença de palco o tornaram em um personagem único e inigualável.

Além de seu trabalho com o FNM, Mike Patton também coleciona participações em projetos e faz parte do MR. BUNGLE, ao lado de Dave Lombardo e Scott Ian.

TARJA TURUNEN

A grande Janis Joplin ajudou a abrir as portas para as mulheres no mundo do rock. Apesar de todos seus esforços, nos anos seguintes, o universo da música pesada tinha poucas mulheres. Pouco a pouco, as coisas foram mudando e a presença feminina começou a aumentar, tanto no rock quanto no heavy metal.

E entre todas as mulheres presentes nas bandas de metal, a finlandesa Tarja Turunen certamente foi a que causou maior impacto. A vocalista impressionou o mundo com sua voz única, que foi fundamental para o NIGHTWISH e o metal sinfônico se tornarem fenômenos de proporções gigantescas.

A talentosa musicista gravou ótimos discos (com destaque para "Wishmaster", "Century Child" e "Once") e após dez anos com o NIGHTWISH, partiu para a carreira solo e continua encantando plateias com sua voz única e inconfundível até os dias de hoje.

SCOTT IAN

O guitarrista e membro fundador do ANTHRAX é uma usina de riffs e de energia. Quem já assistiu uma apresentação da banda ao vivo já presenciou o músico indo de um lado para o outro, pulando e tocando com muita precisão.

O careca da barba cheia de estilo está na linha de frente do ANTHRAX há quase 40 anos e neste período, conheceu o céu e o inferno, quase viu o fim de sua banda, mas conseguiu dar a volta por cima. Os fãs de thrash agradecem!

Nota do Redator: Scott Ian não envelhece nunca, é impressionante.

LZZY HALE

Quando surgiu com a sua banda HALESTORM, a guitarrista e vocalista Lzzy Hale era uma grata revelação do mundo do rock. Passados mais de dez anos, Lzzy não apenas se tornou uma realidade, como também é uma das principais e mais influentes mulheres do mundo do rock atualmente, além de ter muita atitude e presença de palco.

AXL ROSE

Você pode não gostar dele e criticar a sua voz, ou sua postura de rockstar. Porém, não dá para negar o impacto que O GUNS N´ROSES causou no mundo da música. Grande parte do barulho causado pela banda é mérito de seu vocalista, que gravou sucessos inesquecíveis, como "Welcome to the Jungle", "Sweet Child O´Mine", "November Rain", "Don´t Cry", "You Could Be Mine" e várias outras músicas que mudaram a vida de muitas pessoas.

Até os dias de hoje, mesmo com sua voz bem diferente do que era no início, o outrora controverso Axl continua arrastando multidões para os shows do GNR. Definitivamente, um ícone, que merece todo o nosso respeito.

BILLIE JOE ARMSTRONG

O GREEN DAY é uma banda que ajudou a colocar sangue novo no mundo do rock. O líder da banda, Billie Joe Armstrong, tem grande mérito em todo o sucesso da banda. O guitarrista e vocalista criou músicas cativantes, rápidas e com melodias grudentas, que entram na cabeça na primeira audição e dificilmente saem da memória.

Entre os álbuns lançados pela banda, vale destacar os excelentes "Dookie" (1993) e "American Idiot" (2004). Os dois trabalhos mostram todo o talento de Billie, um compositor de mão cheia, que mostra desde 1990 que não é necessário tocar 300 notas por segundo para ser um músico genial.

Em breve, a parte 2. Caso não tenha gostado da lista, faça a sua e coloque quem você quiser nela.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Opinião: Headbangers não praticantes: radicalismo no MetalOpinião
Headbangers não praticantes: radicalismo no Metal

Ozzy Osbourne: O Rio de Janeiro é uma porra duma merda!Ozzy Osbourne
"O Rio de Janeiro é uma porra duma merda!"


Sobre Mateus Ribeiro

Fanático por Ramones, In Flames e Soilwork. Limeirense com muito orgulho (e sotaque).

Mais matérias de Mateus Ribeiro no Whiplash.Net.

WhiFin Goo336 Goo336 Cli336 GooInArt Goo336 Cli336 Goo336