O Mapa do Metal: grandes bandas de heavy metal da Inglaterra - Parte 1
Por Mateus Ribeiro
Postado em 13 de agosto de 2020
A série "O Mapa do Metal", que fala sobre o cenário do heavy metal de alguns países, chega até um dos lugares que foi o berço de algumas das maiores bandas da historia da música pesada, a Inglaterra.
A terra da Rainha presenteou os headbangers com alguns dos nomes mais emblemáticos do metal. Aperte os cintos e confira grandes bandas de heavy metal da Inglaterra.
BLACK SABBATH
O BLACK SABBATH é considerado o pai do heavy metal, status que é praticamente uma unanimidade. Sem sombra de dúvidas, é a banda mais influente do metal, e mesmo 50 anos após o início de suas atividades, continua extremamente relevante.
Os integrantes da banda são verdadeiras entidades sagradas para fãs do estilo, principalmente o guitarrista Tony Iommi, que criou os maiores riffs da historia do metal.
Ao longo dos anos, o SABBATH passou por várias fases e trocas de integrantes, principalmente no posto de vocalista. Três das maiores vozes do rock e do metal passaram pela banda: Ozzy Osbourne, Ronnie James Dio e Ian Gillan.
A discografia do grupo conta com vários álbuns, com destaque para os seis primeiros, lançados entre 1970 e 1975.
Grandes sucessos: "Paranoid", "Heaven And Hell", "N.I.B.", "Iron Man" e "War Pigs"
Álbuns clássicos: "Paranoid", "Heaven And Hell" e "Master of Reality"
LED ZEPPELIN
A mistura entre música psicodélica, blues e guitarras pesadas credencia o LED ZEPPELIN como um dos fundadores do heavy metal, apesar de muitos classificaram o som do grupo como rock and roll.
O quarteto formado por Robert Plant, Jimmy Page, John Paul Jones e John Bonham escreveu algumas dos maiores clássicos da música, caso de "Stairway to Heaven", que possui um dos solos de guitarras mais icônicos do rock.
Infelizmente, a banda encerrou suas atividades em 1980, após a trágica morte do baterista John Bonham. Mesmo assim, 40 anos depois, o LED ZEPPELIN continua sendo um nome extremamente respeitado e cultuado.
Grandes sucessos: "Stairway to Heaven", "Rock and Roll", "Whole Lotta Love", "Good Times Bad Times" e "All My Love"
Álbuns clássicos: "Led Zeppelin", "Led Zeppelin II" e "Led Zeppelin IV"
DEEP PURPLE
Ao lado de BLACK SABBATH e LED ZEPPELIN, forma a "Santíssima Trindade" que ajudou a moldar o heavy metal como conhecemos hoje. O PURPLE se notabilizou, entre outras coisas, pelo uso de teclados, obra do genial e saudoso Jon Lord.
A banda iniciou suas atividades no final dos anos 1960 e lançou alguns dos clássicos absolutos da música pesada, como "Machine Head", "Burn" e "In Rock".
Mesmo com mudanças em sua formação, o grupo permanece firme e forte, sendo que lançou "Woosh!", seu mais novo disco de estúdio, em agosto deste ano.
Grandes sucessos: "Smoke on the Water", "Highway Star", "Burn", "Perfect Strangers" e "Black Night"
Álbuns clássicos: "In Rock", "Machine Head" e "Burn"
JUDAS PRIEST
Se existe uma banda que resume bem o que é o heavy metal clássico, essa banda é o JUDAS PRIEST. Em atividade desde os anos 1970, o grupo se consolidou como um dos maiores nomes do estilo e a sua discografia conta com discos obrigatórios na coleção de qualquer headbanger.
Além do vocal peculiar do gigantesco Rob Halford, vale destacar o trabalho de K.K. Downing e Glenn Tipton, a maior dupla de guitarristas do heavy metal, que mesmo após tanto tempo, ainda influenciam músicos espalhados ao redor do mundo. O baterista Scott Travis também merece destaque, pois além de se entender muito bem com o preciso baixista Ian Hill, é o responsável pela introdução de bateria mais animal de todos os tempos (sim, estou falando de "Painkiller").
O JUDAS continua na ativa até os dias de hoje, mesmo após mudanças em sua formação, sendo que lançou o seu mais recente álbum de estúdio, o sensacional "Firepower", em 2018.
Grandes sucessos: "Painkiller", "Breaking the Law", "You´ve Got Another Thing Coming", "Electric Eye" e "Hell Patrol"
Álbuns clássicos: "Painkiller", "British Steel" e "Screaming For Vengeance"
IRON MAIDEN
Talvez o IRON MAIDEN seja a banda de metal mais popular da história. O sucesso da banda capitaneada por Steve Harris é mais que merecido, afinal de contas, ninguém se mantém no topo, lotando arenas e estádios sem razão.
O período mais brilhante do MAIDEN foi a década de 1980, quando foram lançados os seus maiores discos.
Após a saída de Bruce Dickinson, o grupo viveu um período turbulento, porém, após a volta do vocalista em 1999, as coisas voltaram para o eixo e a Donzela continua até hoje encantando milhões de fãs espalhados pelo mundo.
Grandes sucessos: "The Number of the Beast", "Fear of the Dark", "Run to the Hills", "Aces High" e "The Trooper"
Álbuns clássicos: "The Number of the Beast", "Powerslave" e "Piece of Mind"
MOTÖRHEAD
O finado Lemmy Kilmister, baixista e vocalista da banda, afirmava que o MOTÖRHEAD não era heavy metal. Porém, é difícil achar algum grupo de metal que não tenha sido influenciado pelas músicas extremamente rápidas e pesadas escritas por Lemmy e seus asseclas.
A banda ficou na ativa de 1975 até 2015. Durante essas quatro décadas, foram lançados mais de 20 álbuns de estúdio, além de shows inesquecíveis, sempre com muito peso e energia. Infelizmente, o grupo acabou após a morte de seu líder, em dezembro de 2015.
Grandes sucessos: "Ace of Spades", "Overkill", "Iron Fist", "Killed by Death" e "Bomber"
Álbuns clássicos: "Bomber", "Overkill" e "Ace of Spades"
[an error occurred while processing this directive]Em breve, a parte 2. Enquanto isso, curta as outras matérias da série "O Mapa do Metal nos links abaixo.
Comente: Qual sua banda inglesa preferida?
O Mapa do Metal: As grandes bandas de cada país
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps