O Mapa do Metal: grandes bandas de heavy metal da Suécia - Parte 1
Por Mateus Ribeiro
Postado em 08 de agosto de 2020
A série "O Mapa do Metal", que fala um pouco sobre as bandas de um determinado país, já falou sobre bandas da Alemanha e dos Estados Unidos da América.
Desta vez, pegamos um avião e voltamos ao velho continente, para falar sobre um dos países com a cena mais movimentada, a Suécia.
Aperte o play e confira algumas das grandes bandas suecas de heavy metal.
EUROPE
Formado no final dos anos 1970, o EUROPE foi o primeiro grande nome da música pesada a surgis no país. A banda, que até hoje é extremamente respeitada no mundo todo, mistura hard rock com elementos do heavy metal.
A música "The Final Countdown", lançada no álbum homônimo em 1986, é um dos maiores sucessos da história do rock e sua introdução clássica continua inconfundível mesmo 34 anos após seu lançamento.
Grandes sucessos: "The Final Countdown", "Carrie", "Rock The Night", "Open Your Heart" e "I´ll Cry For You"
Álbuns clássicos: "The Final Countdown", "Out of This World" e "Prisoners In Paradise"
ENTOMBED
O ENTOMBED surgiu no final dos anos 1980 e se tornou um dos pilares do death metal sueco, estilo único, caracterizado por guitarras extremamente pesadas e "sujas", que servem de base para vocais que se revezam entre o gutural e urros assustadores. O primeiro álbum do grupo, o clássico "Left Hand Path", é obrigatório na discografia de qualquer fã de metal extremo.
Com o passar do tempo, a banda foi mudando o seu som, agregando várias influências e acabaram se tornando criadoras de outro estilo, o death and roll, que mistura o death metal com o rock and roll.
Grandes sucessos: "Left Hand Path", "Drowned", "To Ride, Shoot Straight and Speak The Truth", "Chaos Breed" e "Wolverine Blues"
Álbuns clássicos: "Left Hand Path", "Wolverine Blues" e "Clandestine"
AT THE GATES
O death metal sueco ganhou contornos de melodia com o passar dos anos e no início dos anos 1990, surge o melodic death metal, caracterizado pela mistura entre o peso do death metal e as melodias do heavy metal clássico.
Entre as bandas que ajudaram a popularizar o estilo, o AT THE GATES, da cidade de Gotemburgo, merece destaque. O álbum "Slaughter Of The Soul" é o maior clássico do estilo e continua sendo influente até hoje.
Grandes sucessos: "Blinded By Fear", "Slaughter Of The Soul", "Cold", "Terminal Spirit Disease" e "To Drink From the Night Itself"
Discos clássicos: "Slaughter Of The Soul", "Terminal Spirit Disease" e "To Drink From the night Itself"
DARK TRANQUILITY
Outra banda de Gotemburgo que foi primordial na criação do melodic death metal, o DARK TRANQUILITY foi mudando o seu som com o passar dos anos. O álbum "The Gallery", lançado em 1994, é um dos maiores clássicos da história do metal sueco.
Atualmente, a banda faz um som que investe mais na melodia do que no peso, porém, com muita qualidade.
Grandes sucessos: "The Gallery", "Punish My Heaven", "Misery´s Crown", "Atoma" e "Therein"
Discos clássicos: "The Gallery", "Projector" e "Fiction"
IN FLAMES
Ao lado de AT THE GATES e DARK TRANQUILITY, forma o trio das bandas mais importantes do melodic death metal. Apesar de ter mudado radicalmente o seu som com o passar dos anos, a banda lançou 4 clássicos muito influentes do estilo: "The Jester Race" (1996), "Whoracle" (1997), "Colony" (1999) e "Clayman" (2000).
Após muitas mudanças na formação, a banda continua firme e forte, porém, fazendo metal alternativo.
Em breve, a parte 2. Um abraço e até a próxima!
O Mapa do Metal: As grandes bandas de cada país
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps