Rock e Metal: canais em português sobre os gêneros no Youtube - Parte 2
Por Rafael Lemos
Postado em 11 de agosto de 2020
Já faz um certo tempo, na verdade foi em 2017, que escrevi uma matéria para este site, dizendo sobre alguns canais, cujo conteúdo se relaciona ao universo da música, que achava interessante de se seguir no Youtube.
De lá pra cá, tivemos o surgimento de vários outros canais (e o descobrimento de tantos outros já existentes por parte deste que vos escreve). Soma-se a isso o profissionalismo de seus mentores, fazendo trabalhos de edições e efeitos que tornam o momento ainda mais agradável para quem assiste, mas também mantendo a característica do "faça você mesmo" típica do Youtube. Por estes e outros motivos, surgiu a necessidade de fazer uma parte dois da matéria, objetivando compartilhar e divulgar conteúdo de boa qualidade. Todos os canais avalio com nota máxima, pois são feitos de fã para fã.
Vale lembrar que, nos canais onde há mais de um participante, atualmente não estão sendo feito vídeos no formato pensado inicialmente pois. Devido á pandemia do coronavírus, há um impedimento que os participantes dos canais se reúnam em um mesmo espaço. Alternativas de encontro virtuais estão sendo feitas e, para mim, elas não estão comprometendo em nada a qualidade dos canais. Então, como diz o Bruno Ascari do canal Som de Peso: "sem mais delongas", vamos a eles:
RESENHANDO ROCK
O canal possui três integrantes principais, cada qual com personalidades distintas e marcantes: o Daniel Dantas, o Cláudio Borges e o Jay Roxx, que unem humor, informação e opiniões bastante inteligentes. Muitas vezes entre eles, surgem opiniões e gostos musicais divergentes e o respeito é sempre mantido. Um verdadeiro exemplo de ética e de como se portar perante as diferenças.
O canal possui análises de discografias, comentários de álbuns e, atualmente devido à pandemia, estão realizando constantemente lives com convidados interessantes. No final, eles fazem o máximo esforço para responder ao maior número de perguntas deixadas no chat. Vale a pena se inscrever.
Como indicação, deixo a primeira parte do especial sobre Hard Rock (tenho certeza que assistirá as outras três também):
RMH
Encabeçado por duas autoridades no assunto, o Carlão da loja Animal Records (loja que recomendo e muito, localizada na Galeria em SP) e pelo jornalista Ricardo Batalha, o canal é indicado para quem gosta de grupos que possuem uma qualidade musical muito elevada, sobretudo aquelas bandas que fogem da monótona mesmice. Focam no Heavy Metal, Hard Rock e eventualmente abordam o Thrash Metal, Southern Rock e o AOR com uma mescla de experiências pessoais que só enriquecem o canal. Isso sem contar as muitas participações de convidados que dão seus depoimentos e deixam o canal ainda mais interessante. Procuram comentar, de forma descontraída, tanto lançamentos quanto álbuns nostálgicos, além de possuir vídeos temáticos e outras curiosidades. O mais interessante é quando falam de bandas que não tiveram o reconhecimento por parte de um público maior, se tornando um canal obrigatório para quem deseja se atualizar com o passado.
ALMA HARD
Outro canal espetacular para quem deseja ir além das bandas mais famosas. Temos aqui a análise das histórias das bandas de AOR e Hard Rock como estilos principais, contadas com uma propriedade que raramente se encontra por aí. O que mais me agrada no canal é que ele foca nos grupos que não atingiram o nível de mainstream.
Os vídeos são muito ricos em detalhes mas contados de maneira simples e objetiva que envolvem quem assiste. Considero cada vídeo uma verdadeira aula sobre música e, também, uma verdadeira viagem de volta para os anos 80 e 90.
COLLECTOR’S ROOM
Outra indicação é o Collector’s Room, canal baseado na coleção do seu mentor, Ricardo Seelig. Suas análises críticas são bem realistas e pessoais, abordando estilos variados e bandas tanto clássicas quanto mais atuais.
Os vídeos mesclam analises de álbuns com as histórias das bandas. Muitas vezes, são feitas listas temáticas, lives, dicas para colecionadores, participações especiais, dentre outras ideias criativas.
ÉDERSON LEÃO
Assim como o Collectro’s Room, o canal do Éderson também se baseia na coleção do mentor do canal. Os vídeos, quase em sua totalidade, diz sobre bandas nacionais, embora os grupos gringos também sejam lembrados. Também diz sobre acontecimentos pessoais, aproximando muito de quem assiste o canal.
Ouros pontos forte do canal é a conversa de colecionador, onde fala sobre dicas de conservação de cds, organização e outros assuntos que agradam a nós que gostamos de ter nossas coleções físicas nesse formato.
TOMAR UMA PARA FALAR SOBRE (TUPFS)
O canal se trata de um bate papo bem descontraído entre os dois mentores do canal. Em um clima de conversa de botequim, mas bastante embasada no conhecimento que eles possuem, o canal se propões a ter temas de diferentes vertentes, sendo impossível destacar apenas um. Devido a essa variedade, é um excelente canal para se maratonar.
CANAL VOLUME MÁXIMO
O canal anda um pouco parado. Ele se baseia na coleção de vinil do Ênio, seu apresentador, que possui um gosto bastante variado. Eventualmente, realiza sorteios entre os escritos.
MUSIC THUNDER VISION
Este é um canal especial. Na verdade, mais do que especial. Ele é pautado na visão de música do grande Thunderbird, que tem um gosto musical que dispensa comentários. Com um tom filosófico, os vídeos são uma espécie de um monólogo reflexivo extremamente envolvente, onde podemos destacar uma enorme quantidade de pontos positivos, como a habilidade retórica e expressiva do Thunder, seu conhecimento inesgotável, suas experiências invejáveis, o cenário aconchegante e retrô...
[an error occurred while processing this directive]Alternando entre psicodelia, progressivo, tropicália, rock clássico e outros, Thunderbird fez um canal muito peculiar e intimista.
Alguns vídeos são entrevistas sempre com convidados interessantes.
WAGNER XAVIER
O canal leva o nome do apresentador, que na verdade é um colecionador de vinil. Mas não um colecionador qualquer:
Wagner Xavier é o autor do livro "Rock Raro" (que são dois volumes), onde há em cada página uma resenha de um álbum lançado nos anos 70 (e alguns nos anos 60) de bandas totalmente obscuras e de grande qualidade de Hard setentista (ou Rock Clássico, como preferirem chamar), Progressivo, Folk americano e europeu e outros. São bandas como Road, Twenty Sixty Six and Then, Chicken Bones, Fresh Blueberry Pancake... Como se não bastasse, tais álbuns raríssimos precisam estar na coleção dele na primeira edição lançada!
E o canal vai por aí também, embora ele não se prenda ao underground como no livro, pois também fala sobre grupos consagrados. As análises são bem rápidas e tem o poder de despertar a curiosidade em ouvir tais bandas e a adquirir cada vez mais o material físico, seja em CD ou vinil: o que importa é colecionar.
RODZ ONLINE
Temos aqui este ótimo canal feito pelo Rodrigo, onde são comentados grupos que refletem o gosto pessoal do apresentador. Grupos como Kiss, Guns and Roses, Megadeth e outros não tão comumente comentados em outros canais, mas igualmente grandiosos, são abordados com uma propriedade certeira. Isso porque, na grande maioria das vezes, os vídeos são baseados em biografias que foram lidas pelo apresentador – e quase nunca ele leu um único livro apenas.
[an error occurred while processing this directive]Costuma realizar boas lives e a colocar vídeos de apresentações de bandas também.
CANAL DA LUKA SALOMÃO
Gostaria de finalizar com este que é o mais diferente dos canais que conheço. Ele faz uma mescla entre o Rock, psicologia e psiquiatria, contando a história dos integrantes de bandas a partir dos distúrbios mentais que possuem. As análises se baseiam em estudos universitários realizados pela Luka Salomão e ao final de cada vídeo, há comentários feitos pelo psicanalista Mário Sérgio Picorelli.
Caso não conheçam alguns destes canais, recomendo que não apenas assistam seus conteúdos, mas que se inscrevam, deem like, comentem. É sempre bom contribuir positivamente e tais atitudes imagino eu que são incentivadoras para quem faz os canais. Em tempos onde a grande mídia ignora os estilos musicais que gostamos, tais canais (e muitos outros que existem) são os meios pelos quais adquirimos conhecimento, nos distraímos, até mesmo conversamos. Se inscrevendo e ativando as notificações, os conteúdos não são perdidos e poderemos, assim, propiciarmos bons momentos de conversas musicais.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps