Rock e Metal: canais em português sobre os gêneros no Youtube

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Rafael Lemos
Enviar correções  |  Ver Acessos

Divulgar informações sobre música e demonstrar opiniões sempre foi algo comum no mundo artístico em geral e do Rock em específico. Zines, revistas, blogs e outros meios foram comuns antigamente e muitos ainda são produzidos e consumidos até hoje. Porém, cada vez mais, os vídeos vêm chamando a atenção do público. Isso se deve a uma série de fatores, onde destaco o dinamismo que eles possuem e a interação entre som e imagem, além da facilidade de acesso.

Fotos de Infância: Arch EnemySlash: Um dia Michael Jackson ficou puto com ele?

Gostaria, com esta matéria, não somente de compartilhar alguns ótimos canais existentes no youtube que estão em atividade, onde são postados vídeos de ótima qualidade, como também desejar ler nos comentários outros canais que vocês possam indicar para todos poderem se inscrever e seguir. Não tenho a pretensão de inserir todos os canais do YouTube neste texto - o que é impossível - mas de trocar informações e compartilhar outras sugestões.

1- KAZAGASTAO

Provavelmente, o mais famoso canal de vídeos sobre Rock do YouTube. Com o slogan "De música ruim, já deu", o canal apresentado pelo Gastão Moreira (que fez parte da MTV do Brasil) e pelo líder da banda Inocentes, o Clemente, possui um quadro chamado "Heavy Lero", atualmente quinzenal, onde aborda a história das bandas mais famosas do mundo da música - até o momento, pouco falaram sobre bandas mais underground. Além desse quadro, também postam vídeos raros de entrevistas feitas pelo Gastão quando ele trabalhava na TV, além de outras entrevistas recentes, dentre uma variada gama de quadros e atividades.

É impressionante a riqueza de detalhes mencionadas nos vídeos, além da experiência de muitos anos do Gastão em entreter o seu público e as brincadeiras e opiniões bem colocadas do Clemente.

Deixo aqui o episódio sobre o Def Leppard:

2- UNITED BY METAL

Este é um excelente canal, pois não se limita a abordar somente bandas que estão no nível mainstream. Pelo contrário: falam sobre bandas underground e sempre abordam a linhagem mais true, o que me agrada bastante, sendo o canal que mais me identifico em relação às bandas apresentadas.

Eles são especialistas em análises de álbuns, onde fazem paralelos com a históriadas bandas. Sempre que possível, também realizam outras variações temáticas, como entrevistas e descrição de shows.

Aqui, o episódio sobre o álbum "The wake of Magellan", do Savatage:

3- SOM DE PESO

Este é um canal que considero especial e que merece ter mais seguidores. O apresentador, Bruno Ascari, é detentor de um conhecimento muito profundo sobre música, não somente Rock/Metal mas também de estilos como Jazz, Fusion, Blues, Soul, Clássicos, música brasileira e tantos outros gêneros, sempre de boa qualidade, seja sobre bandas e artistas antigos quanto atuais. Eu realmente fico impressionado com cada vídeo por ele postado, pois me inspira a conhecer mais, se aprofundar e realizar pesquisas. Como se isso não bastasse, é depositada uma carga emotiva muito forte em cada vídeo, alternando com humor e requinte. Esse canal está de parabéns e desejo muito que ele continue a existir por vários anos. Esse vale seguir e assistir a tudo o que posta.

Uma palhinha do que o "Som de Peso" tem a nos oferecer:

4- Alto Falante

Este foge um pouco dos padrões dos canais aqui descritos, pois não foi feito exclusivamente para ter o seu conteúdo vinculado pelo YouTube. Se trata de um programa de TV, o qual eles colocam alguns episódios no youtube. O destaque é o quadro "Enciclopédia do Rock", apresentado pelo veterano Adriano Falabella, onde aborda os medalhões do Rock, sendo uma fonte para a conhecer mais sobre bandas dos anos 60 e 70, desde as mais famosas como Rush e Cream até outras esquecidas ou não tão conhecidas pela maioria, como Quicksilver Messenger Service ou Spirit. As vezes, faz algumas incursões pelas bandas mais pesadas, pois ja falaram por lá do Metallica e do WASP, mas o foco é mesmo o bom e velho Rock and Roll sessentista e setentista. Por ser um programa de tv, é dito que será exibido um clip ou show mas o mesmo não é demonstrado após a análise, mas isso nao deixa de fazer deste mais um canal de respeito.

5- DISCO VOADOR ROCKS

O canal possui muitas listas feitas pelo apresentador e um conteúdo que aborda gêneros como Heavy Metal, Gothic Metal, New Metal e outros. Algumas análises são superficiais, necessitando de uma análise mais longa. Mas a emoção pelo que é dito é cativante. Gosto bastante desse canal.

6- ALTA FIDELIDADE

Outro canal que ganhou bastante prestígio. O foco são as bandas mais famosas, como Metallica, Iron Maiden, Pink Floyd, além de não se limitar ao Rock, abordando outros gêneros como Pop, MPB e outros - mesmo os mais radicais, vale a pena seguir e assistir somente quando for postado vídeos que interessam.

A diversidade também abrange os quadros apresentados, que inclui notícias, opiniões sobre algum tema, relatos de experiências pessoais, as vezes ocorre alguma entrevista (sempre com alguém muito famoso). Antigamente, possuía ainda mais quadros (como o saudoso Top 5) e era postado vídeos diariamente. Tudo feito com extremo profissionalismo.

O destaque ocorre todos os sábados, com o quadro "Conversa de Botequim", onde o apresentador Luís Felipe divide a cena com o Biofa em uma conversa muito descontraída sobre algum tema por eles escolhidos. Excelente forma de entretenimento e, ao mesmo tempo, de conhecimento.

7- Stryke Canal

Apresentado por Eduardo de Souza Bonadia, que foi um dos fundadores da revista Rock Brigade, inicialmente era uma revista impressa chamada Strike que, futuramente, migrou para o meio virtual.

O canal me parece um tanto quanto abandonado (encontra-se três contas ativas com esse nome, havendo uma dificuldade até mesmo de qual das três seguir), além de não estar sendo atualizada há muito tempo. Espero, e muito, que essas atualizações voltem a ocorrer, pois encontramos um excelente conteúdo por lá realizado por uma autoridade no assunto.

8- Lokaos Rock Show

Este canal foi idealizado pelo Carlão da loja Animal e deixou de ser atualizado. Se não me engano foi em algum vídeo ou em conversa que tive com ele que o mesmo disse que o canal se tornou inviável, pois muitos ouviam suas sugestões e baixavam os álbuns e não compravam o material original. Por culpa de pessoas assim que deixamos de ter atualização de um canal espetacular. Mais voltado ao Hard Rock e ao AOR, agora é uma ótima fonte de pesquisas. Vale a pena assistir aos vídeos.

9- DIÁRIO DE PIERROT

Este foi outro canal que deixou de existir, devido ao trágico falecimento do apresentador Daniel, servindo também como fonte de pesquisa. O Daniel deixou saudades, com suas criticas ácidas e carisma. Descanse em paz.

10- Panelaço

Este não é necessariamente um canal sobre música, embora alguns participantes sejam ligados a ela. Apresentado pelo vocalista do Ratos de Porão, João Gordo, são realizadas entrevistas com pessoas dos mais variados segmentos, enquanto é preparado algum prato vegano. O canal costumava ser atualizado com mais frequência e espero que isso volte a acontecer.

E vocês, conhecem ou seguem outros canais?




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção Matérias

Fotos de Infância: Arch EnemyFotos de Infância
Arch Enemy

Slash: Um dia Michael Jackson ficou puto com ele?Slash
Um dia Michael Jackson ficou puto com ele?

Curiosidades: As histórias por trás de 11 capas clássicasCuriosidades
As histórias por trás de 11 capas clássicas

Iron Maiden: quinze canções que definem a bandaIron Maiden
Quinze canções que definem a banda

Metallica: a habilidade com as baquetas de James HetfieldMetallica
A habilidade com as baquetas de James Hetfield

Black Sabbath: Geezer Butler fala de vida, animais e religiãoBlack Sabbath
Geezer Butler fala de vida, animais e religião

Marky Ramone: ele tocou com os Backstreet Boys?Marky Ramone
Ele tocou com os Backstreet Boys?


Sobre Rafael Lemos

Rafael Lemos começou a gostar de Heavy Metal, Hard Rock e Progressivo em 1991, sem influência de ninguém, realizando pesquisas sobre as bandas.

Mais matérias de Rafael Lemos no Whiplash.Net.

adGooILQ