Lista: clichês e personagens do heavy metal que ninguém aguenta mais - Parte 1

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Mateus Ribeiro
Enviar Correções  

O universo do heavy metal é repleto de clichês e personagens que vira e mexe costumam aparecer. Para deixar as coisas mais fáceis, segue um exemplo. Imagine a seguinte cena: uma pessoa vestindo a camiseta de uma banda clássica, falando que o metal morreu e que não se faz mais nada de bom de um tempo pra cá. É bem provável que você já tenha passado por isso, não é mesmo?

Lista: clichês e personagens do heavy metal que ninguém aguenta mais - Parte 2Lista
Clichês e personagens do heavy metal que ninguém aguenta mais - Parte 2

Jay Wennington @ www.unsplash.com
Jay Wennington @ www.unsplash.com

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Pois bem, só na situação acima temos um personagem (o banger radical) e um clichê ("o metal morreu") que infelizmente, teimam em aparecer para encher a paciência. Porém, eles não são os únicos. Confira a seguir uma lista de clichês e personagens do heavy metal que ninguém aguenta mais.

"O METAL ESTÁ MORTO"

Esta afirmação é a coisa mais insuportável entre todas as baboseiras que o headbanger (que daqui em diante, será chamado de METALEIRO) diz. Desde os tempos mais primórdios, a música pesada se renova e novos estilos vão surgindo. Foi por conta de inovação que surgiram estilos como o power, death, thrash, black, prog, new, e tantos outros "metal" que costumam aparecer periodicamente.

O metal só está morto para quem está preso no passado e não quer abrir a cabeça para tentar conhecer bandas mais novas.

"NÃO SE FAZ MAIS MÚSICA COMO NOS ANOS 70 OU 80"

Essa frase normalmente sai da boca da turma que está até hoje esperando o BLACK SABBATH lançar o "Vol. 5", ou então, o SLAYER lançar "Reign in Blood Again". É claro que não se faz mais música como nos anos 70 e 80, da mesma forma que naquela época, a música feita era diferente do material produzido em décadas anteriores.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A música, ao contrário de algumas pessoas, evolui. E foi por conta dessa evolução que o metal foi mudando e as bandas foram agregando influências. Imagina só que terrível seria o mundo se a música pesada tivesse estacionado em 1989 e nada mais tivesse surgido?

É claro que existem bandas excelentes surgidas nas décadas citadas, mas MUITA coisa boa surgiu dos anos 90 em diante. É nessa hora que o coveiro do metal aparece para falar que nenhuma banda de hoje é igual o SABBATH ou o MAIDEN. De fato, não é, da mesma forma que o Messi não é o Pelé, e ambos foram geniais em suas épocas.

Caso você esteja preso na máquina do tempo e não consiga sair da década de 1980, confira a seguir algumas bandas surgidas (ou que começaram a fazer sucesso) de 1990 em diante. Talvez essas bandas consigam mudar seu pensamento antiquado: ENTOMBED, MACHINE HEAD, FEAR FACTORY, SOULFLY, IN FLAMES, AT THE GATES, TRIVIUM, GOJIRA, NIGHTWISH, MUNICIPAL WASTE, ANGRA, SOILWORK, OPETH, SOILWORK, KILLSWITCH ENGAGE, SHADOWS FALL, CHILDREN OF BODOM, ICED EARTH, DIMMU BORGIR, CRADLE OF FILTH, THE GATHERING, SAMAEL, LACUNA COIL são bons exemplos. Espero ter ajudado.

"TAL BANDA SE VENDEU"

Depois que o METALLICA lançou o disco que leva o nome da banda, virou moda falar que toda e qualquer banda se vendeu após algum trabalho mais "acessível" ou mudança radical na sonoridade. Para esse pessoal, deve ser um crime tentar mudar e levar sua arte para um número maior de pessoas.

Isso sem contar o fato de que na maioria das vezes, esse papo de chamar alguma banda de comercial é puro papo de truezão que sai de casa com camisa do MORBID ANGEL mas ouve SKID ROW escondido em casa.

Nota: este redator gosta muito tanto de uma quanto da outra banda citadas no parágrafo acima.

O METALEIRO RADICAL

O radicalismo é um empecilho enorme para a evolução do ser humano. E o fã de heavy metal é profissional no assunto. Ele não aceita a opinião, muito menos o gosto de ninguém.

A sua vida de resume em ouvir apenas suas bandas preferidas e colocar defeito em tudo que os outros gostam, principalmente se for algo mais moderno. Vale lembrar que para o radical criticar alguma coisa, ele não conhece profundamente a banda ou estilo musical que está criticando.

Outro ponto importante é que o radical não sorri e também não chora. Aliás, sentir qualquer tipo de emoção é coisa de poser.

O METALEIRO SABICHÃO

Tudo ele sabe, em todo lugar ele esteve, tudo ele já viu antes que você. Assim é o metaleiro sabichão, sempre pronto para te humilhar com seu conhecimento gigantesco (que qualquer um consegue ter hoje, se souber pesquisar).

O METALEIRO "TESOURA MUNDIAL"

Você se lembra da famosa propaganda das Tesouras Mundial, onde uma criança aparece mostrando uma tesoura com a estampa do Mickey enquanto fala "Eu tenho, você não tem"? Então, existem muitos metaleiros que seguem esse tipo de comportamento. Faça o teste e fale de qualquer álbum. Certamente, essa pessoa vai falar que possui uma versão raríssima lançada por um selo obscuro do Quirguistão.

O METALEIRO DE UMA BANDA SÓ

O mundo desse personagem gira em torno da sua banda preferida. Tudo que vem dessa banda é melhor que tudo: as músicas são as mais bem escritas, os instrumentistas são os melhores, o vocalista é o melhor e as letras são as mais inteligentes.

Quando encontrar um desses, corra para as colinas...

O METALEIRO APOLÍTICO (PORÉM, NEM TANTO)

"Não se mistura metal com política". Frase mais dita por este personagem quando algum astro da música se posiciona contra o seu político de estimação.

Kreator: Mille Petrozza manda recado para quem acha que metal e política não se misturamKreator
Mille Petrozza manda recado para quem acha que metal e política não se misturam

Se você gostou, obrigado. Se não gostou, ninguém é obrigado. Leia no link abaixo a parte 2.

Lista: clichês e personagens do heavy metal que ninguém aguenta mais - Parte 2Lista
Clichês e personagens do heavy metal que ninguém aguenta mais - Parte 2

Um abraço e até a próxima.

Comente: Qual o clichê do Heavy Metal que você não aguenta mais?




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Metallica, Guns, Slipknot, Kiss: tombos, erros e fatos engraçadosMetallica, Guns, Slipknot, Kiss
Tombos, erros e fatos engraçados

Andre Matos: o que ele faria se fosse mulher por um dia?Andre Matos
O que ele faria se fosse mulher por um dia?


Sobre Mateus Ribeiro

Fanático por Ramones, In Flames e Soilwork. Limeirense com muito orgulho (e sotaque).

Mais matérias de Mateus Ribeiro no Whiplash.Net.

Cli336x280 CliIL Cli336x280 CliInline