Lista: álbuns de rock e metal lançados em 1980
Por Mateus Ribeiro
Fonte: Mateus Ribeiro
Postado em 14 de abril de 2020
Diz aquele velho ditado que a vida começa aos 40. Dessa maneira, existe uma série de discos de rock e heavy metal que vai começar (ou já começou) a viver em 2020.
Confira abaixo alguns álbuns que completam 40 anos muito bem vividos e continuam influentes.
"Heaven And Hell" - Black Sabbath: após a saída conturbada de Ozzy Osbourne, o Sabbath mudou muito com a chegada de Ronnie James Dio, que se por uma lado se mostrou a melhor escolha possível, por outro, era o nome menos óbvio para ocupar o posto, por ter uma voz (e postura) diferente da apresentada por seu antecessor.
A sonoridade do Black Sabbath mudou consideravelmente e as composições voltaram a ser potentes e marcantes, o que havia ficado um pouco de lado nos discos anteriores.
Destaques: "Heaven And Hell", "Neon Knights", "Die Young", "Children Of The Sea" e "Lonely Is The Word".
"Back In Black" - AC/DC: não é tarefa fácil substituir um vocalista, ainda mais de uma banda do tamanho do AC/DC. Para deixar a situação mais difícil, a morte de Bon Scott não foi das mais fáceis de se aceitar.
O cenário não era muito amistoso para Brian Johnson, que mesmo assim, tirou de letra e iniciou a nova fase da banda australiana com o pé direito.
O álbum foi um sucesso e até hoje é um dos álbuns de rock mais vendidos da história da música.
Destaques: "Back In Black", "Hells Bells", "Shoot to Thrill", "Let Me Put My Love Into You", "You Shook Me All Night Long" e "Rock and Roll Ain´t noise Pollution".
"Iron Maiden" - Iron Maiden: o Iron Maiden é uma das maiores bandas de heavy metal que já surgiu neste cacete colossal que chamamos de Planeta Terra. Porém, em 1980, era apenas um grupo buscado seu lugar ao sol. E conseguiu.
Apesar de ser um dos discos mais cultuados da NWOBHM (New Wave Of British Heavy Metal, ou Nova Onda do Heavy Metal Britânico), o disco tem um pouco da atitude punk de seu vocalista Paul Di´anno, o que casou muito bem, apesar das diferenças existentes entre os estilos.
Um disco fundamental não apenas para a carreira do Maiden, mas também para o desenvolvimento do heavy metal como fenômeno de proporções mundiais.
Destaques: "Prowler", "Remember Tomorrorw", "Running Free", "Phantom of the Opera", "Iron Maiden" e "Transylvania".
"British Steel" - Judas Priest: outro gigante do heavy metal, o Judas Priest possui inúmeras obras incontestáveis em sua discografia. "British Steel é uma dessas.
O sexto trabalho de estúdio da banda britânica é repleto de clássicos e músicas mais pesadas, tendência que seria mantida durante os anos 1980, até atingir o pico no caótico "Painkiller".
Um disco para ser ouvido quantas vezes for necessário. Clássico absoluto não apenas dos Deuses do Metal, mas também do heavy metal.
Destaques: "Breaking The Law", "Rapid Fire", 'Metal Gods", "Grinder", "United", "Grinder" e "Living After Midnight".
"Ace Of Spades" - Motörhead: um dos melhores discos da banda inglesa, que tem em sua faixa-título o maior sucesso da banda de Lemmy e uma das músicas mais reproduzidas da história da música.
Com suas músicas rápidas, pesadas e letras provocativas, o Motörhead cravou seu nome como um grande nome da música. A banda, que parece ter nascido com status de lenda, com seu quarto disco de estúdio, já era influente para inúmeros estilos, sobretudo um que viria a tomar o mundo de assalto alguns anos depois, o thrash metal.
Destaques: "Love Me Like A Reptile", "Ace Of Spades", "Fast and Loose", "Live To Win", "The Chase Is Better Than the Catch", "Bite The Bullet" e "(We Are) The Road Crew".
"Blizzard Of Ozz" - Ozzy Osbourne: após ser demitido do Black Sabbath, o cenário não era dos melhores para Ozzy. Mas, para nossa sorte, ele se levantou (com grande ajuda de Sharon, sua esposa) e montou sua própria banda.
O primeiro disco da banda de Ozzy é excepcional e mostrou que apesar de todas as dificuldades, o Madman tinha muito o que nos oferecer. Além de todos os clássicos inesquecíveis, "Blizzard Of Ozz" apresentou ao mundo Randy Rhoads, um dos melhores e mais icônicos guitarristas da historia do rock/metal.
Dali em diante, a carreira de Ozzy foi um sucesso gigantesco, mesmo com os percalços, com oa morte precoce e trágica de Randy Rhoads.
Destaques: "Goodbye To Romance", "Crazy Train", "I Don´t Know", "Revelation (Mother Earth)", "Dee" e "Suicide Solution".
"Wheels of Steel" - Saxon: apesar de não figurar entre os medalhões do heavy metal, o Saxon é um dos nomes mais importantes da música pesada. O segundo álbum da banda, "Wheels of Steel", é um clássico do estilo, e foi serviu de influência para muitas outras bandas que viriam posteriormente.
Um disco totalmente metal, desde a capa até o sua última nota musical.
Destaques: "Wheels of Steel", "747 (Strangers in the Night)", "Machine Gun", "Motorcycle Man", "Freeway Mad" e "Suzie Hold On".
"Lightning to the Nations" - Diamond Head: aqui temos um caso similar ao ocorrido com o Saxon: uma banda britânica muito importante e influente, que não recebeu o devido reconhecimento.
O Diamond Head se tornaria conhecido anos depois, com a versão de "Am I Evil". Um reconhecimento ainda que tardio, mas que fez muita gente conhecer o ótimo trabalho do Diamond, principalmente o apresentado em "Lightning to the Nations".
[an error occurred while processing this directive]Destaques: "It´s Electric", "Am I Evil?", "Helpless", "Sweet and Innocent", "Lightning to the Nations" e "Sucking My Love".
Menções honrosas:
"Women and Children First" - Van Halen
"Chinatown" - Thin Lizzy
"Animal Magnetism" - Scorpions
"On Through the Night" - Def Leppard
"No Place to Run" - UFO
"Unmasked" - KISS
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps