Lista: álbuns de rock e metal lançados em 1980

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Mateus Ribeiro, Fonte: Mateus Ribeiro
Enviar correções  |  Ver Acessos

Diz aquele velho ditado que a vida começa aos 40. Dessa maneira, existe uma série de discos de rock e heavy metal que vai começar (ou já começou) a viver em 2020.

Bruce Dickinson: a quarentena e o futuro da humanidadeGuitarras e Baixos: Perguntas e Respostas

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Confira abaixo alguns álbuns que completam 40 anos muito bem vividos e continuam influentes.

"Heaven And Hell" - Black Sabbath: após a saída conturbada de Ozzy Osbourne, o Sabbath mudou muito com a chegada de Ronnie James Dio, que se por uma lado se mostrou a melhor escolha possível, por outro, era o nome menos óbvio para ocupar o posto, por ter uma voz (e postura) diferente da apresentada por seu antecessor.

A sonoridade do Black Sabbath mudou consideravelmente e as composições voltaram a ser potentes e marcantes, o que havia ficado um pouco de lado nos discos anteriores.

Destaques: "Heaven And Hell", "Neon Knights", "Die Young", "Children Of The Sea" e "Lonely Is The Word".

"Back In Black" - AC/DC: não é tarefa fácil substituir um vocalista, ainda mais de uma banda do tamanho do AC/DC. Para deixar a situação mais difícil, a morte de Bon Scott não foi das mais fáceis de se aceitar.

O cenário não era muito amistoso para Brian Johnson, que mesmo assim, tirou de letra e iniciou a nova fase da banda australiana com o pé direito.

O álbum foi um sucesso e até hoje é um dos álbuns de rock mais vendidos da história da música.

Destaques: "Back In Black", "Hells Bells", "Shoot to Thrill", "Let Me Put My Love Into You", "You Shook Me All Night Long" e "Rock and Roll Ain't noise Pollution".

"Iron Maiden" - Iron Maiden: o Iron Maiden é uma das maiores bandas de heavy metal que já surgiu neste cacete colossal que chamamos de Planeta Terra. Porém, em 1980, era apenas um grupo buscado seu lugar ao sol. E conseguiu.

Apesar de ser um dos discos mais cultuados da NWOBHM (New Wave Of British Heavy Metal, ou Nova Onda do Heavy Metal Britânico), o disco tem um pouco da atitude punk de seu vocalista Paul Di'anno, o que casou muito bem, apesar das diferenças existentes entre os estilos.

Um disco fundamental não apenas para a carreira do Maiden, mas também para o desenvolvimento do heavy metal como fenômeno de proporções mundiais.

Destaques: "Prowler", "Remember Tomorrorw", "Running Free", "Phantom of the Opera", "Iron Maiden" e "Transylvania".

"British Steel" - Judas Priest: outro gigante do heavy metal, o Judas Priest possui inúmeras obras incontestáveis em sua discografia. "British Steel é uma dessas.

O sexto trabalho de estúdio da banda britânica é repleto de clássicos e músicas mais pesadas, tendência que seria mantida durante os anos 1980, até atingir o pico no caótico "Painkiller".

Um disco para ser ouvido quantas vezes for necessário. Clássico absoluto não apenas dos Deuses do Metal, mas também do heavy metal.

Destaques: "Breaking The Law", "Rapid Fire", 'Metal Gods", "Grinder", "United", "Grinder" e "Living After Midnight".

"Ace Of Spades" - Motörhead: um dos melhores discos da banda inglesa, que tem em sua faixa-título o maior sucesso da banda de Lemmy e uma das músicas mais reproduzidas da história da música.

Com suas músicas rápidas, pesadas e letras provocativas, o Motörhead cravou seu nome como um grande nome da música. A banda, que parece ter nascido com status de lenda, com seu quarto disco de estúdio, já era influente para inúmeros estilos, sobretudo um que viria a tomar o mundo de assalto alguns anos depois, o thrash metal.

Destaques: "Love Me Like A Reptile", "Ace Of Spades", "Fast and Loose", "Live To Win", "The Chase Is Better Than the Catch", "Bite The Bullet" e "(We Are) The Road Crew".

"Blizzard Of Ozz" - Ozzy Osbourne: após ser demitido do Black Sabbath, o cenário não era dos melhores para Ozzy. Mas, para nossa sorte, ele se levantou (com grande ajuda de Sharon, sua esposa) e montou sua própria banda.

O primeiro disco da banda de Ozzy é excepcional e mostrou que apesar de todas as dificuldades, o Madman tinha muito o que nos oferecer. Além de todos os clássicos inesquecíveis, "Blizzard Of Ozz" apresentou ao mundo Randy Rhoads, um dos melhores e mais icônicos guitarristas da historia do rock/metal.

Dali em diante, a carreira de Ozzy foi um sucesso gigantesco, mesmo com os percalços, com oa morte precoce e trágica de Randy Rhoads.

Destaques: "Goodbye To Romance", "Crazy Train", "I Don't Know", "Revelation (Mother Earth)", "Dee" e "Suicide Solution".

"Wheels of Steel" - Saxon: apesar de não figurar entre os medalhões do heavy metal, o Saxon é um dos nomes mais importantes da música pesada. O segundo álbum da banda, "Wheels of Steel", é um clássico do estilo, e foi serviu de influência para muitas outras bandas que viriam posteriormente.

Um disco totalmente metal, desde a capa até o sua última nota musical.

Destaques: "Wheels of Steel", "747 (Strangers in the Night)", "Machine Gun", "Motorcycle Man", "Freeway Mad" e "Suzie Hold On".

"Lightning to the Nations" - Diamond Head: aqui temos um caso similar ao ocorrido com o Saxon: uma banda britânica muito importante e influente, que não recebeu o devido reconhecimento.

O Diamond Head se tornaria conhecido anos depois, com a versão de "Am I Evil". Um reconhecimento ainda que tardio, mas que fez muita gente conhecer o ótimo trabalho do Diamond, principalmente o apresentado em "Lightning to the Nations".

Destaques: "It's Electric", "Am I Evil?", "Helpless", "Sweet and Innocent", "Lightning to the Nations" e "Sucking My Love".

Menções honrosas:

"Women and Children First" - Van Halen
"Chinatown" - Thin Lizzy
"Animal Magnetism" - Scorpions
"On Through the Night" - Def Leppard
"No Place to Run" - UFO
"Unmasked" - KISS




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção MatériasTodas as matérias sobre "Iron Maiden"Todas as matérias sobre "Black Sabbath"Todas as matérias sobre "Ozzy Osbourne"


Bruce Dickinson: a quarentena e o futuro da humanidadeBruce Dickinson
A quarentena e o futuro da humanidade

Iron Maiden: Shows de 2020 são remarcados e banda pede cuidados e inteligênciaIron Maiden
Shows de 2020 são remarcados e banda pede cuidados e inteligência

Iron Maiden: E se Bruce Dickinson cantasse Virus, música gravada por Blaze?Iron Maiden
E se Bruce Dickinson cantasse "Virus", música gravada por Blaze?

Iron Maiden: os 10 melhores vídeos da banda segundo a Kerrang!Iron Maiden
Os 10 melhores vídeos da banda segundo a Kerrang!

Iron Maiden: o que Adrian Smith, Nicko e equipe da banda fazem em isolamento (vídeo)Iron Maiden
O que Adrian Smith, Nicko e equipe da banda fazem em isolamento (vídeo)

Iron Maiden: banda só voltará a tocar ao vivo em junho de 2021, por conta do coronavírusIron Maiden
Banda só voltará a tocar ao vivo em junho de 2021, por conta do coronavírus

Iron Maiden: tributo brasileiro ganha nova capa

Iron Maiden: equipe da banda cria interessante versão quarentena para Aces HighIron Maiden
Equipe da banda cria interessante versão "quarentena" para "Aces High"

Blaze Bayley: 36 anos de contribuição para a música

Iron Maiden: 12 shows icônicos da banda para assistir durante o isolamentoIron Maiden
12 shows icônicos da banda para assistir durante o isolamento

Iron Maiden: curiosidades sobre o álbum Live After DeathIron Maiden
Curiosidades sobre o álbum Live After Death

Iron Maiden, História e Caos: o álbum Piece Of MindIron Maiden, História e Caos
O álbum Piece Of Mind


Guitarras e Baixos: Perguntas e RespostasGuitarras e Baixos
Perguntas e Respostas

Jason Newsted: revelando porque ele deixou o MetallicaJason Newsted
Revelando porque ele deixou o Metallica


Sobre Mateus Ribeiro

Fanático por Ramones, In Flames e Soilwork. Limeirense com muito orgulho (e sotaque).

Mais matérias de Mateus Ribeiro no Whiplash.Net.

Goo336x280