Lista: álbuns de rock e metal lançados em 1980
Por Mateus Ribeiro
Fonte: Mateus Ribeiro
Postado em 14 de abril de 2020
Diz aquele velho ditado que a vida começa aos 40. Dessa maneira, existe uma série de discos de rock e heavy metal que vai começar (ou já começou) a viver em 2020.
Confira abaixo alguns álbuns que completam 40 anos muito bem vividos e continuam influentes.
"Heaven And Hell" - Black Sabbath: após a saída conturbada de Ozzy Osbourne, o Sabbath mudou muito com a chegada de Ronnie James Dio, que se por uma lado se mostrou a melhor escolha possível, por outro, era o nome menos óbvio para ocupar o posto, por ter uma voz (e postura) diferente da apresentada por seu antecessor.
A sonoridade do Black Sabbath mudou consideravelmente e as composições voltaram a ser potentes e marcantes, o que havia ficado um pouco de lado nos discos anteriores.
Destaques: "Heaven And Hell", "Neon Knights", "Die Young", "Children Of The Sea" e "Lonely Is The Word".
"Back In Black" - AC/DC: não é tarefa fácil substituir um vocalista, ainda mais de uma banda do tamanho do AC/DC. Para deixar a situação mais difícil, a morte de Bon Scott não foi das mais fáceis de se aceitar.
O cenário não era muito amistoso para Brian Johnson, que mesmo assim, tirou de letra e iniciou a nova fase da banda australiana com o pé direito.
O álbum foi um sucesso e até hoje é um dos álbuns de rock mais vendidos da história da música.
Destaques: "Back In Black", "Hells Bells", "Shoot to Thrill", "Let Me Put My Love Into You", "You Shook Me All Night Long" e "Rock and Roll Ain´t noise Pollution".
"Iron Maiden" - Iron Maiden: o Iron Maiden é uma das maiores bandas de heavy metal que já surgiu neste cacete colossal que chamamos de Planeta Terra. Porém, em 1980, era apenas um grupo buscado seu lugar ao sol. E conseguiu.
Apesar de ser um dos discos mais cultuados da NWOBHM (New Wave Of British Heavy Metal, ou Nova Onda do Heavy Metal Britânico), o disco tem um pouco da atitude punk de seu vocalista Paul Di´anno, o que casou muito bem, apesar das diferenças existentes entre os estilos.
Um disco fundamental não apenas para a carreira do Maiden, mas também para o desenvolvimento do heavy metal como fenômeno de proporções mundiais.
Destaques: "Prowler", "Remember Tomorrorw", "Running Free", "Phantom of the Opera", "Iron Maiden" e "Transylvania".
"British Steel" - Judas Priest: outro gigante do heavy metal, o Judas Priest possui inúmeras obras incontestáveis em sua discografia. "British Steel é uma dessas.
O sexto trabalho de estúdio da banda britânica é repleto de clássicos e músicas mais pesadas, tendência que seria mantida durante os anos 1980, até atingir o pico no caótico "Painkiller".
Um disco para ser ouvido quantas vezes for necessário. Clássico absoluto não apenas dos Deuses do Metal, mas também do heavy metal.
Destaques: "Breaking The Law", "Rapid Fire", 'Metal Gods", "Grinder", "United", "Grinder" e "Living After Midnight".
"Ace Of Spades" - Motörhead: um dos melhores discos da banda inglesa, que tem em sua faixa-título o maior sucesso da banda de Lemmy e uma das músicas mais reproduzidas da história da música.
Com suas músicas rápidas, pesadas e letras provocativas, o Motörhead cravou seu nome como um grande nome da música. A banda, que parece ter nascido com status de lenda, com seu quarto disco de estúdio, já era influente para inúmeros estilos, sobretudo um que viria a tomar o mundo de assalto alguns anos depois, o thrash metal.
Destaques: "Love Me Like A Reptile", "Ace Of Spades", "Fast and Loose", "Live To Win", "The Chase Is Better Than the Catch", "Bite The Bullet" e "(We Are) The Road Crew".
"Blizzard Of Ozz" - Ozzy Osbourne: após ser demitido do Black Sabbath, o cenário não era dos melhores para Ozzy. Mas, para nossa sorte, ele se levantou (com grande ajuda de Sharon, sua esposa) e montou sua própria banda.
O primeiro disco da banda de Ozzy é excepcional e mostrou que apesar de todas as dificuldades, o Madman tinha muito o que nos oferecer. Além de todos os clássicos inesquecíveis, "Blizzard Of Ozz" apresentou ao mundo Randy Rhoads, um dos melhores e mais icônicos guitarristas da historia do rock/metal.
Dali em diante, a carreira de Ozzy foi um sucesso gigantesco, mesmo com os percalços, com oa morte precoce e trágica de Randy Rhoads.
Destaques: "Goodbye To Romance", "Crazy Train", "I Don´t Know", "Revelation (Mother Earth)", "Dee" e "Suicide Solution".
"Wheels of Steel" - Saxon: apesar de não figurar entre os medalhões do heavy metal, o Saxon é um dos nomes mais importantes da música pesada. O segundo álbum da banda, "Wheels of Steel", é um clássico do estilo, e foi serviu de influência para muitas outras bandas que viriam posteriormente.
Um disco totalmente metal, desde a capa até o sua última nota musical.
Destaques: "Wheels of Steel", "747 (Strangers in the Night)", "Machine Gun", "Motorcycle Man", "Freeway Mad" e "Suzie Hold On".
"Lightning to the Nations" - Diamond Head: aqui temos um caso similar ao ocorrido com o Saxon: uma banda britânica muito importante e influente, que não recebeu o devido reconhecimento.
O Diamond Head se tornaria conhecido anos depois, com a versão de "Am I Evil". Um reconhecimento ainda que tardio, mas que fez muita gente conhecer o ótimo trabalho do Diamond, principalmente o apresentado em "Lightning to the Nations".
Destaques: "It´s Electric", "Am I Evil?", "Helpless", "Sweet and Innocent", "Lightning to the Nations" e "Sucking My Love".
Menções honrosas:
"Women and Children First" - Van Halen
"Chinatown" - Thin Lizzy
"Animal Magnetism" - Scorpions
"On Through the Night" - Def Leppard
"No Place to Run" - UFO
"Unmasked" - KISS
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
9 bandas de rock e heavy metal que tiraram suas músicas do Spotify em 2025
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
A banda fenômeno do rock americano que fez história e depois todos passaram a se odiar
David Ellefson explica porque perdeu o interesse em Kiss e AC/DC; "Foda-se, estou fora"
Os 15 melhores álbuns de metal de 2025 segundo a Rolling Stone
A dificuldade de Canisso no estúdio que acabou virando música dos Raimundos
Slash e a banda com o maior estoque de riffs matadores; "os caras tinham riff pra dar e vender"
Nick Cave descreve show do Radiohead como uma "atividade espiritual"
Iron Maiden bate Linkin Park entre turnês de rock mais lucrativas de 2025; veja o top 10
Cinco bandas de heavy metal que possuem líderes incontestáveis
A lenda do rock nacional que não gosta de Iron Maiden; "fazem música para criança!"
Ian Gillan nem fazia ideia da coisa do Deep Purple no Stranger Things; "Eu nem tenho TV"
A música que surgiu da frustração e se tornou um dos maiores clássicos do power metal
Pink Floyd volta ao topo da parada britânica com "Wish You Were Here"

Justin Hawkins (The Darkness) considera história do Iron Maiden mais relevante que a do Oasis
Blaze Bayley relembra reação de Steve Harris ao ser apresentado a "Man on the Edge"
As 10 turnês de rock mais lucrativas de 2025
Como Jimi Hendrix levou o Iron Maiden a sonhar em ter seu próprio avião
Adrian Smith se diz triste pela aposentadoria de David Coverdale, mas reconhece que era o momento
O "empurrãozinho" que pode ter ajudado Blaze Bayley a entrar no Iron Maiden
A música que seria descartada, mas acabou virando um hit imortal do Rock
CDs: sua coleção pode valer uma fortuna e você nem sabe disso


