Especial 8 de março: mulheres no Rock and Roll e no Heavy Metal - Parte 1
Por Mateus Ribeiro
Postado em 06 de março de 2020
O Dia Internacional da Mulher é comemorado todo dia 8 de março. A data simboliza a luta da mulher pela igualdade de direitos, e foi instituída em 1975. Porém, desde o início do Século XX, manifestações organizadas por mulheres foram o embrião da data, comemorada em mais de uma centena de países.
Por mais que a luta continue, é inegável que a desigualdade ainda é muito grande em inúmeras esferas da sociedade. No mundo da arte, as coisas não são muito diferentes, com ênfase na música pesada, já que a maioria esmagadora das bandas conta com homens em sua formação, cortesia de um universo onde predomina o machismo, o conservadorismo e diversas outras formas de preconceito e intolerância.
Para a nossa sorte, de tempos pra cá, o cenário vem mudando, e já não é mais nenhuma surpresa ver bandas com mulheres em suas formações. Antes de tudo, é bom deixar claro que elas sempre estiveram presentes nas bandas (e na plateia dos shows), mas nas últimas duas décadas, principalmente, o número de bandas com mulheres cresceu muito, o que é muito bom, já que uma das funções do metal é unir, e jamais segregar.
Confira abaixo algumas das mulheres que fazem parte do universo do rock and roll e heavy metal!
Joan Jett: seja ao lado da banda Runaways, seja em sua carreira com a banda Joan Jett & the Blackhearts, a guitarrista e vocalista é uma das mulheres mais importantes e emblemáticas da historia do rock, por conta de suas músicas e de sua atitude.
Janis Joplin: conhecida como a "Rainha do Rock and Roll", assombrou o mundo com sua voz única e suas canções, carregadas de emoção. Infelizmente, a sua maravilhosa carreira foi interrompida de forma abrupta, quando ainda tinha 27 anos.
Mesmo com uma carreira relativamente curta, conseguiu gravar seu nome como uma das maiores e mais influentes mulheres da historia da música.
Tina Turner: uma lenda viva, Tina Turner é uma das intérpretes mais famosas a surgir no mundo do rock. Além de um vozeirão, Tina sempre fez apresentações memoráveis ao vivo, além de ter emplacado inúmeros sucessos nos anos 1980.
Dolores O'Riordan: uma das vozes mais doces do rock, Dolores O´Riordan foi a "capitã" do Cranberries, banda irlandesa que fez muito sucesso desde os anos 1980, com os hits "Linger", "Zombie", "Ode To My Family", "Animal Instinct", e "Promises".
No dia 15 de janeiro de 2018, morreu aos 46 anos, ao se afogar em uma banheira após intoxicação alcoólica.
Doro Pesch: a Rainha do Metal não poderia faltar nesta lista. Doro foi uma das primeiras mulheres a desbravar o universo das guitarras distorcidas. Tanto com o Warlock quanto em sua carreira solo, se firmou como uma das mulheres mais importantes do metal
Lita Ford: a grande Lita também foi integrante da banda Runaways,e após a dissolução do grupo, partiu para a carreira solo. Apesar dos altos e baixos e de alguns períodos de hiato, se consolidou como uma lenda da música pesada.
Anneke van Giersbergen: durante os anos 1990, o metal foi presentado com um "boom" de bandas com vocal feminino. Uma dessas bandas foi a holandesa "The Gathering", que contou com a excelente Anneke van Giersbergen, que além de vocalista, também toca guitarra e piano.
Com sua voz versátil, Anneke ajudou a abrir muitas portas para a mulher no universo heavy metal. Anneke, além de ser uma excelente compositora, é extremamente carismática e produtiva, colecionando inúmeras participações em trabalhos de artistas renomados.
Nervosa: contando atualmente com Fernanda Lira (baixo/vocal), Prika Amaral (guitarra) e Luana Dametto (bateria), a banda brasileira de thrash/death metal é um dos maiores orgulhos da cena nacional.
Além de ter feito um show inesquecível no Rock In Rio 2019, a banda vai participar do Wacken 2020, o que prova como o trabalho árduo da banda vem sendo reconhecido.
Para quem está pronto para falar que faltou essa ou aquela banda, fique tranquilo, afinal, em breve você poderá ler a parte 2.
Especial 8 de março: Mulheres no Rock e Heavy Metal
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Irmãos Cavalera não querem participar de último show do Sepultura, segundo Andreas Kisser
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O melhor baterista dos últimos 10 anos, segundo Lars Ulrich do Metallica
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
O melhor disco de Raul Seixas, apurado de acordo com votação popular
Andreas Kisser diz que não tem a "mínima vontade" de voltar a tocar com irmãos Cavalera
Evanescence anuncia turnê mundial para 2026
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
As três bandas clássicas que Jimmy London, do Matanza Ritual, não gosta
O único "filme de rock realmente bom" da história, segundo Jack Black
Robert Plant acrescenta o Rio de Janeiro à turnê brasileira em 2026
Robert Plant confirma show em Porto Alegre para 2026
Especial 8 de março: mulheres no Rock and Roll e no Heavy Metal - Parte 2
Especial 8 de março: mulheres no Rock and Roll e no Heavy Metal - Parte 1


