AC/DC: Os detalhes da produção do histórico Back in Black
Por Ricardo Bellucci
Fonte: ACDC Brasil
Postado em 28 de março de 2018
Perder um amigo, um parceiro nunca é fácil, nada fácil. A questão essencial, quando isso ocorre, é achar um meio, um caminho de seguir em frente, transformando a dor em algo que eleve os nossos pensamentos novamente em direção à vida. E isso não é tão simples, meu chapa.
Esse foi o drama pelo qual o ACDC teve que passar no início do ano de 1980. Bon Scott se foi. O impacto da perda de Bon sobre a banda foi enorme. O próprio futuro da banda, em certo sentido, era colocado na pauta. Seria possível existir o ACDC sem Bon Scott?. Essa era a pergunta que muitas pessoas fizeram na época. E fazia sentido se perguntar sobre isso.
Bon era um elemento central na banda. Não era apenas a voz do ACDC, era parte da alma do ACDC, compunha, era o cara de atitude no palco, e fora dele. Como continuar, seguir em frente?. Se existe algo que não podemos nos questionar é fato de os irmãos Young serem caras de muita tenacidade, algo que eles tem de sobra, logo, continuar era algo presente no seu DNA, em sua atitude, além do fato de que continuar seria a melhor forma de homenagear bom.
Era preciso, no entanto, encontrar uma nova voz para o ACDC, friso bem isso, uma nova voz, pois a de Bon era única. Em um processo de escolha que envolveu muito do emocional, a banda decidiu-se por Brian Johnson. Dono de uma personalidade diversa, Brian teria um enorme um enorme desafio pela frente. Esse desafio começou com o seu trabalho em Black in Black.
A pequena entrevista abaixo nos dá uma medida do tamanho do desafio que Brian teve de enfrentar:
Um desafio que enfrentar foi criar letras que se "encaixassem" em muitos dos conceitos já desenvolvidos pelos rapazes anteriormente. Parte do conceito do álbum já havia sido desenvolvido. E Brian se entregou a tarefa com maestria e garra. O resultado, como sabermos hoje, foi arrasador.
Na entrevista abaixo, temos uma visão bem pessoal sobre o resultado do trabalho da banda:
Outro fator que pesou muito para o sucesso do álbum foi a contratação do produtor Mutt Lange. Lange consegui integrar a voz de Brian com o som dos rapazes de forma não apenas rápida, mas mágica, profundamente mágica. Os caras pareciam se conhecer faz tempo!
Gravado em um estúdio nas Bahamas, entre abril a maio de 1980, Back in Black não apenas levou o ACDC de volta ao topo das paradas, não apenas fez história, foi a mais bela e profunda homenagem que a banda poderia fazer ao seu amigo e parceiro, Bon Scott. Estamos de volta do luto, baby.
E para fechar, como não poderia deixar de ser, o álbum possui uma bela homenagem a Bon, na faixa "Have A Drink on Me", trazendo inúmeras referências ao jeito de ser do lendário vocalista:
Longa vida ao Rock!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Carcass ironiza estar abaixo de banda tributo em cartaz de festival
Dimmu Borgir confirmado no Liberation Festival em São Paulo
A música do Led Zeppelin que Brian May considera insuperável na obra da banda
A banda que era a "versão brasileira do Iron Maiden", segundo Max Cavalera
Cinco bandas europeias de Heavy Metal que merecem mais atenção no Brasil
Copenhell vem aí com 76 bandas em 4 dias de shows; veja o line-up aqui
Rush volta aos palcos e inicia a turnê "Fifty Something"; confira setlist
O Iron Maiden errou ou acertou em contratar Janick Gers? Youtuber explica
As 40 melhores power ballads da história segundo a Classic Rock
Os melhores discos de 15 gigantes do thrash metal, segundo o Loudwire
Regis Tadeu e a banda clássica de hard que faz show ruim: "Melhor capinar lote com colher"
A música mais importante que Roger Waters escreveu para "Dark Side of the Moon"
Andreas Kisser não compreende a maneira como Eloy Casagrande deixou o Sepultura
Fabio Lione homenageia Andre Matos e alfineta: "ninho de cobra que conhecemos bem"
O hit que deu segurança financeira ao Judas Priest, segundo Ian Hill


O clássico de Bon Scott que Brian Johnson nunca quis cantar no AC/DC
Os 100 melhores álbuns dos anos 1980 segundo o Ultimate Classic Rock
A música de 2000 que Brian Johnson considera uma das melhores do AC/DC: "Me arrepia"
Quando Joe Perry salvou o Aerosmith ao tentar copiar uma música do AC/DC
Cinco bandas que lançaram o primeiro disco há mais de 50 anos e continuam na ativa
13 astros do rock e metal que não têm tatuagens e por quê, segundo a Loudwire
Os 10 melhores discos de 2020, segundo a Louder Sound
Black Crowes toca AC/DC durante show nos Estados Unidos
De AC/DC até Slipknot, 140 músicas que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
A "primeira grande música" do AC/DC, de acordo com Angus Young
Para entender: o que é AOR?
Rock Life - ACDC: O dia em que a comunidade do Rock 'n Roll ficou abalada


