Los Angeles: a ascensão como capital mundial da música
Por Roberto Rillo Bíscaro
Postado em 18 de agosto de 2017
Nos anos 80, Lulu Santos cantava sobre o sonho de ir à Califórnia, viver a vida sobre as ondas e ser artista de cinema. O estado mais rico da federação norte-americana fascina desde a corrida do ouro, em meados do século XIX. Depois, ofuscou o mundo com as lantejoulas e diamantes de Hollywood.
Em termos musicais, porém, quem comandava gostos era Londres e Nova York, pelo menos até a segunda metade dos anos 1960. Parcialmente inspirados pelos Beatles, um grupo de artistas mudaria esse cenário e transformaria LA no centro mundial da canção. Essa é a história contada pelo documentário inglês Hotel California: LA from The Byrds to the Eagles (2007).
Ignorando os Beach Boys, o programa afirma que a partir do rock com pegada folk dos Byrds, a cidade passaria a ser viveiro de grandes artistas que, primeiro tinham um tom mais politizado, mas com os desastres de 1969 – assassinato de Bob Kennedy, Sharon Tate e Martin Luther King – assumiram postura mais individualista e confessional, como Carole King, Joni Mitchell e James Taylor, mas sempre mantendo a acusticidade e a proximidade com as raízes folk, country e bluegrasss da cultura norte-americana.
Hotel California: LA from The Byrds to the Eagles adota o tom típico de relatos do gênero: conta a história em termos de gênese heroica e idealista, passando pela fase da aceitação e apogeu, desembocando na decadência e ruína. Esse último estágio é representado pelo country rock desavergonhadamente comercial e calculado para vender do Eagles, para a qual o disco de platina foi inventado, tamanhas as vendas de seus álbuns.
Sem querer, o documentário revela a cruel dicotomia racial que cindia a sociedade norte-americana. Não vemos sequer um artista negro na retomada da Americana. Por mais importante que tenha sido esse movimento, era um de classe-média caucasiana.
Também serve para que contextualizar melhor a revolta punk nos dois lados do Atlântico. Onde já se viu o acústico, supostamente politizado e rural Crosby, Stills, Nash and Young fazer turnê mundial com aviões e helicópteros particulares?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Seis fãs são hospitalizados após show do Angine de Poitrine em Montreal
Baterista de Piracicaba vence concurso do Metallica com galinha de borracha
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
Gravação inédita de Raul Seixas cantando Rolling Stones é lançada oficialmente
A música esquecida do Led Zeppelin que Robert Plant acha simplesmente "linda"
A música do aclamado álbum do Metallica que foi um "tiro no próprio pé", segundo a Louder
A música considerada a "ovelha negra" do "Black Album", segundo a Louder
O guitarrista lendário que Eddie Van Halen sentia que o esnobava
O álbum do Faith No More que inventou o nu metal, segundo guitarrista do Korn
O hit do Foo Fighters que Dave Grohl odeia: "Parece uma canção dos Eagles"
O ex-colega de banda no Pink Floyd com quem David Gilmour nunca mais falou
"Vão se f...": a mensagem de Serj Tankian (System of a Down) para o governo israelense
O clássico do rock que causou sono na plateia quando foi tocado ao vivo pela primeira vez
O artista que é "a essência do rock", segundo James Hetfield do Metallica
Headhunter DC - Death Metal como arma, identidade e resistência
A atitude teimosa de Erasmo Carlos no Rock in Rio 1985 que prejudicou sua carreira depois
O baterista que não gosta da música mais famosa de sua banda; "Gostaria de nunca ter tocado"
"Quando ele cuspiu em mim, bati na cara dele", contou Ney Matogrosso sobre briga com Cazuza


A banda que o Metallica odiou fazer turnê: "Não é algo que gostaríamos de fazer de novo"
Pensadores e autores que inspiraram o Heavy Metal: Friedrich Nietzsche
Veja habilidade de James Hetfield, do Metallica, com as baquetas
Iron Maiden, Aquiles Priester e a foto de uma vida
Ratos de Porão: O elogio de João Gordo aos garotos do Restart
Scorpions: As 20 melhores canções com temática romântica



