Nirvana ou Skid Row?: Os tempos com Aaron Burckhard na bateria

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Thiago Mangia, Fonte: LiveNirvana.com
Enviar correções  |  Ver Acessos

Os períodos com o trio Krist Novoselic, Kurt Cobain e o baterista Aaron Burckhard foram curtos e demonstra uma faceta pouco conhecida e divulgada pelos portais de mídia mainstream que abordam sobre o rock. Este período foi onde a banda chegou a se intitular como "Skid Row", passando por "Bliss", "Ted Ed Fred" e finalmente "Nirvana", consolidado em 1988. Esta matéria abordará o período em que a banda se apresenta como Skid Row, no ano de 1987.

Black Sabbath: About.com elege os 5 melhores álbuns da bandaBatman: 10 razões pelas quais ele é Metal pra caramba

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Foi um período prolífico de composições que pouco lembram as canções mais conhecidas do Nirvana, em sua estruturação musical, entonação vocal de Cobain, que muitos ainda estranham o tipo de sonoridade que a banda estava produzindo desde 1986, nos tempos de Fecal Matter. Parte deste material saiu no primeiro álbum "Bleach" e na compilação de 1992, Incesticide. O box set póstumo, With The Lights Out, pincelou parte destas gravações que ainda são obscuras para a maioria das pessoas que conhecem o Nirvana. O restante do material se encontra circulando entre colecionadores e através do YouTube.

Com uma sonoridade mais calcada em influências de bandas noise rock, sludge, hardcore, como Scratch Acid (grupo de David Yow, que posteriormente formou o clássico Jesus Lizard), Butthole Surfers, Black Flag, Melvins, Flipper, Saccharine Trust, o grupo nos idos de 1986-1987 compôs e incorporou canções em seu repertório como "Annorexorcist", "Mexican Seafood", "Beeswax", "Pen Cap Chew", "Hairspray Queen", "Downer", "Love Buzz", "Floyd The Barber", "Vendetagainst", dentre outras cujos títulos ficaram sem títulos dados pela banda, posteriormente feitos pela empresa Silva Artist Management, como "Mrs. Butterworth".

Uma gravação mais conhecida pelos fãs, foi feita pela rádio KAOS, na cidade de Olympia, Washington, no dia 6 de maio de 1987. A gravação foi usada posteriormente pela banda como uma fita demo de divulgação, o que ajudou a ser agendado um show no Community World Theater, em Tacoma. Sua transmissão no rádio aconteceu à meia noite e a apresentação de rádio se deu pela amizade da banda com os DJs da rádio, Donna Dresch e John Goodmanson, quando estavam tocando na mesma noite no GESCCO Hall, em Olympia.

Nesta gravação, é notório um repertório totalmente diferente, que a banda abandonou com o passar do tempo. Vale ressaltar que por muitos anos esta gravação estava em qualidade precária, até que um fã conseguiu liberar a gravação com melhor qualidade sonora.

SETLIST:
Love Buzz (Shocking Blue cover)
Floyd The Barber
Downer
Mexican Seafood
White Lace And Strange (Thunder And Roses cover)
Spank Thru
Annorexorcist
Hairspray Queen
Pen Cap Chew
Vendetagainst

Outra notória gravação feita com o baterista Aaron Burckhard foi uma sessão de ensaio na casa de Cobain, em Aberdeen durante o verão de 1987, até então desconhecida pelos fãs, a não ser pela faixa póstuma, denominada "Mrs. Butterworth". Gravada em fita através de um aparelho boombox, a sessão de ensaio foi tornada público em anos recentes, contendo materiais jamais vistos em outras gravações até o presente momento, como 2 jams, entre elas uma ao estilo voltado ao sludge, drone, com grunhidos de Cobain e uma cover da CHER, Gypsys, Tramps & Thieves, com Novoselic nos vocais. O ensaio apresenta-se com canções já estruturadas e com um repertório que não iria aparecer tão frequente com o passar do tempo nos anos de banda.

SETLIST
Love Buzz (Shocking Blue cover)
Downer
Mexican Seafood
Pen Cap Chew
Spank Thru
Floyd The Barber
White Lace And Strange (Thunder And Roses cover)
Hairspray Queen
Annorexorcist
Unknown #1
If You Must
Unknown #2 (conhecida como "Mrs. Butterworth)
Unknown #3
Gypsys, Tramps & Thieves (Cher cover)

Outra gravação disponível com o baterista Aaron Burckhard foi o primeiro show da banda, em Março de 1987, em 17 Nussbaum Road, Raymond, Washington, em uma festa. Curioso notar que, por ser uma banda totalmente desconhecida, existe a gravação deste show. O dono da casa onde foi promovida a festa, Tony Poukkula, tocou 2 jams do Led Zeppelin com a banda, "Heartbreaker" e "How Many More Times", sendo esta primeira lançada no box set de 2004.

SETLIST
Downer [soundcheck]
Aero Zeppelin
If You Must
Heartbreaker (Led Zeppelin jam)
How Many More Times (Led Zeppelin jam)
Mexican Seafood
Pen Cap Chew
Spank Thru
Hairspray Queen

REFERÊNCIAS
https://www.livenirvana.com/sessions/radio/may-1987.php
https://www.livenirvana.com/sessions/home/summer-1987.php
http://nirvanaguide.com/1987.php




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção MatériasTodas as matérias sobre "Nirvana"


Mike Shinoda: Dave Grohl o ajudou a lidar com perda de ChesterMike Shinoda
Dave Grohl o ajudou a lidar com perda de Chester

Nirvana: Kurt Cobain era não-binário já no começo dos anos 90Nirvana
Kurt Cobain era não-binário já no começo dos anos 90


Black Sabbath: About.com elege os 5 melhores álbuns da bandaBlack Sabbath
About.com elege os 5 melhores álbuns da banda

Batman: 10 razões pelas quais ele é Metal pra carambaBatman
10 razões pelas quais ele é Metal pra caramba


Sobre Thiago Mangia

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Goo336x280 GooAdapHor