Universe Is Crying: A história da saga Soulspell Act IV
Por Diego Fiori de Carvalho
Postado em 16 de julho de 2017
Escreverei uma série de posts aqui no Whiplash.net, uma análise da épica narrativa do Segundo Big Bang (último álbum do Soulspell). Esta análise não necessariamente reflete a opinião do autor das letras (Heleno Vale), apenas uma observação terceira de sua obra, que espero um dia poder confrontar ;-)
Para entender Soulspell devemos imaginar todos os álbuns como 3 trilogias (9 atos) de enredo integrado contendo personagens que possuem vida própria na obra que poderia facilmente ser encenada.
Diferentemente dos demais discos o "The Second Big Bang" do Soulspell deve ser entendido de trás para frente. A saga passou por diversos personagens principais em outros discos e neste quarto ato tem o seu auge narrando o momento da morte de Timo (voz de PEDRO CAMPOS nesse álbum) filho de Judith (DAÍSA MUNHOZ) e Tobit (LEANDRO CAIÇOLO - demais álbuns). Esse momento está apresentado na faixa #10 de nome Sound of Rain.
Nesse primeiro post, avaliaremos as músicas finais inéditas do álbum, de nomes Super Black Hole e Sound of Rain. As super vozes interpretadas pelos vocais consagrados dão vida a emoções, personagens, seres celestiais que interagem com o tema central da obra.
SUPER BLACK HOLE
Personagens:
DUNGEONS MASTER (voz de FÁBIO LIONE): Cientista da agência espacial que após 30 anos de pesquisa encontra o que ele chama de hino ("hymn"), a fórmula recursiva (função matemática que dentro dela possui chamadas para ela mesma) que descreve a aparição do Super Black Hole. Na ilustração acima inserimos a fórmula de cálculo de raios de buracos negros conhecida como "Schwarzschild radius" com arte de fractais.
SPACE AGENCY DIRECTOR (voz de OLIVER HARTMANN): Diretor da agência espacial que assusta-se com a anunciação do super buraco negro e faz uma reflexão sobre a humanidade na música.
O cientista anuncia sua descoberta do super buraco negro irreversível que está engolindo tudo inclusive a Terra. Ele conversa com seu chefe da agência espacial (SPACE AGENCY DIRECTOR) e argumenta que não há nada humanamente possível de solucionar isso. Interessante o diretor da agência, aparentemente religioso, questionando a sua própria a fé no refrão "we all need a little more faith (no we dont)".
SOUND OF RAIN
Personagens:
JUDITH (voz de DAÍSA MUNHOZ): mãe de Timo, encontra-se em uma espécie de purgatório, uma vez que foi morta por um demônio (A Rescue Into The Storm - Álbum Hollow´s Gathering) e roga pela clemência, misericórdia do seu querido filho.
SAGRADA ÁRVORE MORTA (Holy Dead Tree - Voz de RIPPER OWENS): é um ser divino presente na Terra, de grande sabedoria, a representação do próprio criador que fala sempre por parábolas e metáforas. A Sagrada árvore está muito presente na trilogia como nas músicas "The Dead Tree" e "The Keeper´s Game" ambas do álbum Hollow Gathering.
ADRIAN (voz de VICTOR EMEKA): é um ser mortal, muito bondoso, mas que intercede por meio de um ritual proibido da Seita de Padyal (voz de JEFF ALBERT) procurando salvar seu amigo Timo.
SPACE AND TIME (voz de ARJEN LUCASSEN): Exemplo de voz no Soulspell que não é personagem e sim uma emoção ou entidade da natureza. Ela aparentemente tem ciúmes de Timo que terá o privilégio de conversar com o criador.
A música mais longa do disco é a que contém o maior número de personagens também. O fato verificado na música dá a entender que Timo está morto, pois morreu conjuntamente com o pai Tobit (#5 Father and Son) e diversos personagens estão intercedendo por ele na conversa com o "Criador". Timo é o único que pode reverter o segundo Big Bang, porém pelo que vemos, a resposta disso vai para o ato 5!!!.
No próximo post, análise das músicas GAME OF HOURS & WHITE LION OF GOLDAH....
A história da saga Soulspell Act IV
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
Move Concerts faz post sobre vinda do Iron Maiden ao Brasil em 2026
Dream Theater anuncia turnê que passará por 6 cidades no Brasil em 2026
O disco que Flea considera o maior de todos os tempos; "Tem tudo o que você pode querer"
A icônica banda que negligenciou o mercado americano; "Éramos muito jovens"
A maior banda, música, álbum e vocalista nacional e gringo de 1985, segundo a Bizz
Helloween fará show em São Paulo em setembro de 2026; confira valores dos ingressos
Ex-presidente do Grêmio diz ter proposta para show do Rush em Porto Alegre
A banda de rock que deixava Brian May com inveja: "Ficávamos bastante irritados"
Mr.Bungle anuncia show solo em São Paulo
O guitarrista que Geddy Lee considera imbatível: "Houve algum som de guitarra melhor?"
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
Lemmy lembra shows ruins de Jimi Hendrix; "o pior tipo de coisa que você ouviria na vida"
Como e por que Dave Mustaine decidiu encerrar o Megadeth, segundo ele mesmo
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
A banda pouco lembrada que é a verdadeira pioneira do rock anos 1980 no Brasil
Curiosidade: artistas que odeiam suas próprias músicas
Ritchie Blackmore revela o lendário cantor com quem ele adoraria tocar


Humor: Os roqueiros mais chatos das redes sociais
Sgt. Peppers: O mais importante disco da história?
Spike: os sete piores solos de guitarra
Medina cita atrações que não deram lucro no Rock in Rio; "nome importante da história do Rock"
Iron Maiden e os gigantes que abriram seus shows: "Era difícil entrar depois deles"
Fotos de Infância: Evanescence



