Dia Internacional das Mulheres: algumas heroínas esquecidas

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Ivison Poleto dos Santos
Enviar correções  |  Comentários  | 

Que a participação das mulheres no mundo da música pesada é muito menor que a masculina é ponto pacífico, embora eu já tenha ido a shows que o público era meio a meio. Ah, e não era Bon Jovi...

5000 acessosAfinal de contas, o que é um riff?5000 acessosMetal Hammer: dez "estranhas" colaborações no metal

Falta ainda no mundo acadêmico uma explicação para este fato que vai muito além do já destilado e desbotado machismo da sociedade.
Vou destacar aqui algumas heroínas da música pesada que infelizmente estão sendo esquecidas.

A primeira delas é Rock Goddess. Banda formada em 1977 pelas irmãs Jody e Julie Turner, elas foram muito ativas durante a fase inicial da NWOBHM. Com um som muito consistente e competente, a banda conseguiu angariar vários fãs. Lançada em 1983, sua obra-prima, 'Hell Hath No Fury' deve ser ouvido por todo headbanger. Elas se separaram em 1987 após o lançamento do terceiro álbum. Aconteceram algumas tentativas de reunião e, em 2013, a banda retornou com sua formação original.

Forte, abusada, consciente, dura, sexy, controversa e pesada. Esta foi Wendy O. Willians. Líder da banda punk 'Plasmatics', talvez a única banda de shock punk, ela usava e abusava da sensualidade e pirotecnia nos seus shows. Chegou até a ser indicada para o Grammy de 1985 como melhor vocalista feminina. Colaborou com várias bandas como Motörhead, Kiss e Ramones. Infelizmente, Wendy se suicidou em 1998 deixando um forte legado à música pesada.

Betsy Bitch, este é o singelo codinome da líder e vocalista da banda de heavy metal 'Bitch'. Formada em 1980 durante a efervescência da cena de Los Angeles, a banda ganhou notoriedade pela utilização de elementos de sadomasoquismo em seus shows. Com a repercussão, Betsy e sua trupe chamaram a atenção da Parents Music Resource Center. Um dos seus maiores feitos foi ter sido a primeira banda a assinar com o selo Metal Blade Records. A banda não acabou oficialmente e tem feito alguns shows com a promessa de um álbum para 2015, que aparentemente ainda não foi lançado.

Leather Leone é mais conhecida como a vocalista dos projetos do guitarrista David Chastain com quem gravou vários álbuns durante a década de 1980. Dona de uma voz potente, Leone deixou o mundo da música por 20 anos retornando apenas em 2011 com um projeto solo.

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Hard RockHard Rock
As bandas do gênero que ficaram para trás

0 acessosTodas as matérias da seção Matérias0 acessosTodas as matérias sobre "Rock Goddess"0 acessosTodas as matérias sobre "Wendy O Williams"0 acessosTodas as matérias sobre "Plasmatics"

RiffRiff
Afinal de contas, o que é um? E qual a sua receita?

Metal HammerMetal Hammer
Dez estranhas colaborações no metal

MassacrationMassacration
Saiba quem é o baterista que tocava "de verdade"

5000 acessosCompridas: As músicas mais longas de grandes bandas5000 acessosSeparados no nascimento: Phil Lynott e Tiririca5000 acessosMarilyn Manson: "Sou o monstro do Lago Ness! Sou o Bicho Papão!"5000 acessosDia de Coxinha: rock stars contraindo bodas5000 acessosCorey Taylor: "religiões criam uma mentalidade de gado"4996 acessosMetallica: "hoje em dia gosto ainda mais do que faço"

Sobre Ivison Poleto dos Santos

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Mais matérias de Ivison Poleto dos Santos no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online