Metal Medieval: confira 10 bandas de temáticas medievais
Por Gleison Junior
Postado em 22 de fevereiro de 2017
O mais interessante no metal é as possibilidades que a música proporciona aos fãs, abordar temas de diversas atmosferas, culturas, história, inspirações é algo fascinante, isso sem mencionar quando o tema a ser apresentado, além de abordar nas letras a temática que a banda quer se expressar, levar consigo nas harmonias as tendências e instrumentos atípicos do assunto abordado.
Um dos temas mais abordados dentro do Metal é sem sombra de dúvidas o estilo e histórias épicas da era medieval impressiona a capacidade das bandas se reinventarem com toda a modernidade atual e ainda sim soar como uma banda antiga, trazendo a nostalgia para ouvinte, mesmo esse nunca tendo vivido uma época tão antiga.
Nesse artigo iremos apresentar 10 musicas que possuem todos os elementos da era medieval, sem se restringir a apenas um instrumento, vamos abordar a essência, temática, composição lírica e vestimentas. Abaixo nossas indicações para você se preparar para o combate, afie sua espada, confira seu escudo, vista sua malha de aço e entre agora em ação.
Jethro Tull (Inglaterra)
Considerado por muitos uns dos principais pilares do que chamamos de música medieval, a banda Jethro Tull, criou um estilo único e que influenciou várias bandas no decorrer dos anos, através de seu vocalista e multi-instrumentista, Ian Anderson, criaram letras com temas medievais, celtas, vikings e utilizando instrumentos típicos do passado, sem contar as evocações a deuses antigos, cultos pagãos que os mesmos faziam em suas músicas.
Rhapsody of Fire (Itália)
Uma das principais bandas a executar temas épicos, logo com seu primeiro álbum, Legendary Tales, apresentou ao mundo suas composições cheias de música clássica, barroca, narrações líricas e letras sobre batalhas, guerreiros, donzelas e conquistas. A maior parte das músicas apresenta a constante luta entre o bem e o mal.
Blind Guardian (Alemanha)
Inspirado nas obras de J.R.R. Tolkien, a banda Blind Guardian possui inúmeros trabalhos com temática medieval, mas um se destaca por toda sua essência, "Nightfall In Middle Earth", foi todo concebido conceitualmente sobre o livro "O Silmarillion", vide a abertura que narra a conversa entre "Sauron" e seu mestre "Morgoth" para fugirem dos triunfantes "Valar" na guerra da ira.
Tuatha de Danann (Brasil)
Com sua temática influenciada pela sonoridade "Folk Metal", a banda Thuatha de Danann, é considerada uma das principais a executar a mística medieval em suas linhas harmônicas e líricas, além de instrumentos da época, os músicos utilizam de vestimentas celtas em suas apresentações, fazendo com que soe ainda mais original e verdadeira o show do conjunto. O significado do nome da banda diz muito sobre sua proposta, "O Povo da Deusa Danu".
Wisdom (Hungria)
Formada em 2001, Wisdom, é conhecido por sua prática de basear as músicas em uma citação bem conhecida pelos historiadores, muitas letras e todas as capas dos álbuns se referem à história de um velho homem, uma figura de culto tradicional e regional chamado "Wiseman".
Heidevolk (Guéldria)
A banda apresenta uma proposta Folk/Viking, suas letras se baseiam em contos antigos de seu país e cidade natal, além de paganismo e a mitologia germânica.
Turisas (Finlândia)
O nome do grupo é oriundo de uma história mitológica sobre um monstro marinho finlandês, que por muitos anos foi considerado um Deus da guerra, as letras do grupo falam sobre batalhas, deuses, vikings e cavaleiros.
Lothlöryen (Brasil)
Apesar de possuir uma diversidade muito interessante em suas letras, a banda já escreveu sobre a loucura e sua relação com a geniosidade e a insanidade, os "bardos" brasileiros, como são conhecidos, já escreveram sobre os livros e a mitologia criada por J.R.R. Tolkien, incluindo o próprio nome da banda que foi retirado de uma floresta em Arda, mundo fictício no livro "O Senhor dos Aneis".
Galloglass (Alemanha)
Apesar de ter encerrado suas atividades a banda alemã foi importante para seu país quando o estilo Power Metal Melódico se tornava cada vez mais forte e intenso, com suas letras sobre glorias e morte nas batalhas, a banda teve seu sucesso no início dos anos 2000 por toda a Europa.
Fairyland (França)
Cheio de elementos clássicos, a banda Fairyland, possui uma capacidade impressionante de cativar os ouvidos com seus coros, orquestração e letras bem elaboradas, temas de batalhas são pertinentes em suas histórias, para um bom ouvinte a trama criada pela banda cativa e envolve com magia e sedução.
Sabemos que muitas bandas ficaram de fora dessa lista, mas em breve voltaremos com uma segunda parte para você leitor.
Comente: Qual banda deve entrar numa continuação desta matéria?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda sem frescura que tinha os melhores músicos do rock, segundo Joe Perry
O baterista que é um "músico bom em banda ruim", segundo Regis Tadeu
A música subestimada do Metallica que Lars diz ser um enrosco pra tocar ao vivo
Masters of Voices, que reúne Edu Falaschi e Tim Ripper, anuncia tour sul-americana
Clássico dos anos 2000 supera 3 bilhões de plays no Spotify
Cartaz oficial do Bangers Open Air é divulgado pela organização do festival
O guitarrista brasileiro que ouviu a real de produtor: "Seu timbre e sua mão não são bons"
A banda que Joey Ramone disse que mais o inspirava; "Uma experiência de corpo e mente"
O disco clássico que fez Steve Vai começar a tocar guitarra
Bono elege o que o heavy metal produz de pior, mas admite; "pode haver exceções"
As músicas dos Beatles que Eric Clapton não suportava ouvir
Vocalista do Amaranthe e ex-cantoras do Arch Enemy e Delain sobem ao palco com o Epica
Como Angela Gossow se juntou ao Arch Enemy, de acordo com Michael Amott
Como Ringo Starr, Isaac Azimov e Lúcifer inspiraram um dos maiores solos de bateria do rock
Manowar se manifesta em solidariedade ao guitarrista Ross the Boss


Quando Ian Anderson citou Yngwie Malmsteen como exemplo de como não se deve ser na vida
O curioso conselho que Ian Anderson deu para novo guitarrista do Jethro Tull
A banda inglesa de rock que Regis Tadeu passou parte da vida pronunciando o nome errado
A lição que Tony Iommi aprendeu com o Jethro Tull, segundo Ian Anderson
O guitarrista que Ian Anderson achava limitado, e que deu muito trabalho para Steve Vai
Frontman: quando o original não é a melhor opção
Pattie Boyd: o infernal triângulo com George Harrison e Eric Clapton


