Metal Medieval: confira 10 bandas de temáticas medievais
Por Gleison Junior
Postado em 22 de fevereiro de 2017
O mais interessante no metal é as possibilidades que a música proporciona aos fãs, abordar temas de diversas atmosferas, culturas, história, inspirações é algo fascinante, isso sem mencionar quando o tema a ser apresentado, além de abordar nas letras a temática que a banda quer se expressar, levar consigo nas harmonias as tendências e instrumentos atípicos do assunto abordado.
Um dos temas mais abordados dentro do Metal é sem sombra de dúvidas o estilo e histórias épicas da era medieval impressiona a capacidade das bandas se reinventarem com toda a modernidade atual e ainda sim soar como uma banda antiga, trazendo a nostalgia para ouvinte, mesmo esse nunca tendo vivido uma época tão antiga.
Nesse artigo iremos apresentar 10 musicas que possuem todos os elementos da era medieval, sem se restringir a apenas um instrumento, vamos abordar a essência, temática, composição lírica e vestimentas. Abaixo nossas indicações para você se preparar para o combate, afie sua espada, confira seu escudo, vista sua malha de aço e entre agora em ação.
Jethro Tull (Inglaterra)
Considerado por muitos uns dos principais pilares do que chamamos de música medieval, a banda Jethro Tull, criou um estilo único e que influenciou várias bandas no decorrer dos anos, através de seu vocalista e multi-instrumentista, Ian Anderson, criaram letras com temas medievais, celtas, vikings e utilizando instrumentos típicos do passado, sem contar as evocações a deuses antigos, cultos pagãos que os mesmos faziam em suas músicas.
Rhapsody of Fire (Itália)
Uma das principais bandas a executar temas épicos, logo com seu primeiro álbum, Legendary Tales, apresentou ao mundo suas composições cheias de música clássica, barroca, narrações líricas e letras sobre batalhas, guerreiros, donzelas e conquistas. A maior parte das músicas apresenta a constante luta entre o bem e o mal.
Blind Guardian (Alemanha)
Inspirado nas obras de J.R.R. Tolkien, a banda Blind Guardian possui inúmeros trabalhos com temática medieval, mas um se destaca por toda sua essência, "Nightfall In Middle Earth", foi todo concebido conceitualmente sobre o livro "O Silmarillion", vide a abertura que narra a conversa entre "Sauron" e seu mestre "Morgoth" para fugirem dos triunfantes "Valar" na guerra da ira.
Tuatha de Danann (Brasil)
Com sua temática influenciada pela sonoridade "Folk Metal", a banda Thuatha de Danann, é considerada uma das principais a executar a mística medieval em suas linhas harmônicas e líricas, além de instrumentos da época, os músicos utilizam de vestimentas celtas em suas apresentações, fazendo com que soe ainda mais original e verdadeira o show do conjunto. O significado do nome da banda diz muito sobre sua proposta, "O Povo da Deusa Danu".
Wisdom (Hungria)
Formada em 2001, Wisdom, é conhecido por sua prática de basear as músicas em uma citação bem conhecida pelos historiadores, muitas letras e todas as capas dos álbuns se referem à história de um velho homem, uma figura de culto tradicional e regional chamado "Wiseman".
Heidevolk (Guéldria)
A banda apresenta uma proposta Folk/Viking, suas letras se baseiam em contos antigos de seu país e cidade natal, além de paganismo e a mitologia germânica.
Turisas (Finlândia)
O nome do grupo é oriundo de uma história mitológica sobre um monstro marinho finlandês, que por muitos anos foi considerado um Deus da guerra, as letras do grupo falam sobre batalhas, deuses, vikings e cavaleiros.
Lothlöryen (Brasil)
Apesar de possuir uma diversidade muito interessante em suas letras, a banda já escreveu sobre a loucura e sua relação com a geniosidade e a insanidade, os "bardos" brasileiros, como são conhecidos, já escreveram sobre os livros e a mitologia criada por J.R.R. Tolkien, incluindo o próprio nome da banda que foi retirado de uma floresta em Arda, mundo fictício no livro "O Senhor dos Aneis".
Galloglass (Alemanha)
Apesar de ter encerrado suas atividades a banda alemã foi importante para seu país quando o estilo Power Metal Melódico se tornava cada vez mais forte e intenso, com suas letras sobre glorias e morte nas batalhas, a banda teve seu sucesso no início dos anos 2000 por toda a Europa.
Fairyland (França)
Cheio de elementos clássicos, a banda Fairyland, possui uma capacidade impressionante de cativar os ouvidos com seus coros, orquestração e letras bem elaboradas, temas de batalhas são pertinentes em suas histórias, para um bom ouvinte a trama criada pela banda cativa e envolve com magia e sedução.
Sabemos que muitas bandas ficaram de fora dessa lista, mas em breve voltaremos com uma segunda parte para você leitor.
Comente: Qual banda deve entrar numa continuação desta matéria?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Fabio Laguna quebra silêncio e fala sobre não ter sido convidado pelo Angra para reunião
A banda que dá "aula magna" de como se envelhece bem, segundo Regis Tadeu
Jimmy Page celebra 25 anos de show do Iron Maiden no Rock in Rio III
O hit do Angra que Rafael Bittencourt fez para namorada: "Me apaixonei e fiquei triste"
A banda inglesa de rock que Regis Tadeu passou parte da vida pronunciando o nome errado
A música que Bruce Dickinson fez para tornar o Iron Maiden mais radiofônico
Guitarrista lembra exato momento que saúde de Cazuza começou a piorar: "Era muito calor"
Os discos do U2 que Max Cavalera considera obras-primas
Guitarrista da banda solo de Bret Michaels sai em sua defesa
Para Mille Petrozza, humanidade vive retrocesso e caminha de volta à "era primitiva"
Paul Stanley e Gene Simmons serão induzidos ao Songwriters Hall of Fame
Filmagem inédita do Pink Floyd em 1977 é publicada online
Regis Tadeu explica por que Roger Waters continua um imbecil
O álbum que, segundo John Petrucci, representa a essência do Dream Theater


A lição que Tony Iommi aprendeu com o Jethro Tull, segundo Ian Anderson
O guitarrista que Ian Anderson achava limitado, e que deu muito trabalho para Steve Vai
A música "genérica" do Jethro Tull que Ian Anderson não gosta
Frontman: quando o original não é a melhor opção
Pattie Boyd: o infernal triângulo com George Harrison e Eric Clapton


