Metal Medieval: confira 10 bandas de temáticas medievais

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Gleison Junior
Enviar correções  |  Comentários  | 

O mais interessante no metal é as possibilidades que a música proporciona aos fãs, abordar temas de diversas atmosferas, culturas, história, inspirações é algo fascinante, isso sem mencionar quando o tema a ser apresentado, além de abordar nas letras a temática que a banda quer se expressar, levar consigo nas harmonias as tendências e instrumentos atípicos do assunto abordado.

202 acessosAltair: comédia diabólica de Progressive/Power Metal5000 acessosBandas Iniciantes: 17 maneiras de assassinar sua carreira musical

Um dos temas mais abordados dentro do Metal é sem sombra de dúvidas o estilo e histórias épicas da era medieval impressiona a capacidade das bandas se reinventarem com toda a modernidade atual e ainda sim soar como uma banda antiga, trazendo a nostalgia para ouvinte, mesmo esse nunca tendo vivido uma época tão antiga.

Nesse artigo iremos apresentar 10 musicas que possuem todos os elementos da era medieval, sem se restringir a apenas um instrumento, vamos abordar a essência, temática, composição lírica e vestimentas. Abaixo nossas indicações para você se preparar para o combate, afie sua espada, confira seu escudo, vista sua malha de aço e entre agora em ação.

Jethro Tull (Inglaterra)

Considerado por muitos uns dos principais pilares do que chamamos de música medieval, a banda Jethro Tull, criou um estilo único e que influenciou várias bandas no decorrer dos anos, através de seu vocalista e multi-instrumentista, Ian Anderson, criaram letras com temas medievais, celtas, vikings e utilizando instrumentos típicos do passado, sem contar as evocações a deuses antigos, cultos pagãos que os mesmos faziam em suas músicas.

Rhapsody of Fire (Itália)

Uma das principais bandas a executar temas épicos, logo com seu primeiro álbum, Legendary Tales, apresentou ao mundo suas composições cheias de música clássica, barroca, narrações líricas e letras sobre batalhas, guerreiros, donzelas e conquistas. A maior parte das músicas apresenta a constante luta entre o bem e o mal.

Blind Guardian (Alemanha)

Inspirado nas obras de J.R.R. Tolkien, a banda Blind Guardian possui inúmeros trabalhos com temática medieval, mas um se destaca por toda sua essência, “Nightfall In Middle Earth”, foi todo concebido conceitualmente sobre o livro “O Silmarillion”, vide a abertura que narra a conversa entre “Sauron” e seu mestre “Morgoth” para fugirem dos triunfantes “Valar” na guerra da ira.

Tuatha de Danann (Brasil)

Com sua temática influenciada pela sonoridade “Folk Metal”, a banda Thuatha de Danann, é considerada uma das principais a executar a mística medieval em suas linhas harmônicas e líricas, além de instrumentos da época, os músicos utilizam de vestimentas celtas em suas apresentações, fazendo com que soe ainda mais original e verdadeira o show do conjunto. O significado do nome da banda diz muito sobre sua proposta, “O Povo da Deusa Danu”.

Wisdom (Hungria)

Formada em 2001, Wisdom, é conhecido por sua prática de basear as músicas em uma citação bem conhecida pelos historiadores, muitas letras e todas as capas dos álbuns se referem à história de um velho homem, uma figura de culto tradicional e regional chamado “Wiseman”.

Heidevolk (Guéldria)

A banda apresenta uma proposta Folk/Viking, suas letras se baseiam em contos antigos de seu país e cidade natal, além de paganismo e a mitologia germânica.

Turisas (Finlândia)

O nome do grupo é oriundo de uma história mitológica sobre um monstro marinho finlandês, que por muitos anos foi considerado um Deus da guerra, as letras do grupo falam sobre batalhas, deuses, vikings e cavaleiros.

Lothlöryen (Brasil)

Apesar de possuir uma diversidade muito interessante em suas letras, a banda já escreveu sobre a loucura e sua relação com a geniosidade e a insanidade, os “bardos” brasileiros, como são conhecidos, já escreveram sobre os livros e a mitologia criada por J.R.R. Tolkien, incluindo o próprio nome da banda que foi retirado de uma floresta em Arda, mundo fictício no livro “O Senhor dos Aneis”.

Galloglass (Alemanha)

Apesar de ter encerrado suas atividades a banda alemã foi importante para seu país quando o estilo Power Metal Melódico se tornava cada vez mais forte e intenso, com suas letras sobre glorias e morte nas batalhas, a banda teve seu sucesso no início dos anos 2000 por toda a Europa.

Fairyland (França)

Cheio de elementos clássicos, a banda Fairyland, possui uma capacidade impressionante de cativar os ouvidos com seus coros, orquestração e letras bem elaboradas, temas de batalhas são pertinentes em suas histórias, para um bom ouvinte a trama criada pela banda cativa e envolve com magia e sedução.

Sabemos que muitas bandas ficaram de fora dessa lista, mas em breve voltaremos com uma segunda parte para você leitor.

Comente: Qual banda deve entrar numa continuação desta matéria?

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 25 de fevereiro de 2017

RhapsodyRhapsody
20th Anniversary Farewell Tour de novo no Brasil em 2018

202 acessosAltair: comédia diabólica de Progressive/Power Metal1352 acessosRhapsody: banda volta ao Brasil em janeiro, diz jornalista1921 acessosEdu Falaschi: como foi o show da Rebirth of Shadows em Porto Alegre0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Rhapsody"

Metal MedievalMetal Medieval
Confira 10 bandas de temáticas medievais

Rhapsody Of FireRhapsody Of Fire
Quer ficar "bombado"? Alex Staropoli te ajuda!

AngraAngra
Banda errou na escolha de Fabio Lione?

0 acessosTodas as matérias da seção Matérias0 acessosTodas as matérias sobre "Jethro Tull"0 acessosTodas as matérias sobre "Rhapsody"

Bandas IniciantesBandas Iniciantes
17 maneiras de assassinar sua carreira musical

SlayerSlayer
Kerry King comenta Grammy, Venom, Dimebag, e mais...

ProstitutasProstitutas
3 das mais famosas e devassas do cenário Rock

5000 acessosBateristas: os trinta mais ricos do mundo5000 acessosEpica: foto original de Simone Simons nua em capa é revelada?5000 acessosElvis Presley: as últimas 24 horas do Rei do Rock4073 acessosBill Ward: ele quer mais que 80 mil dólares por show em festival5000 acessosDavid DeFeis: os álbuns que marcaram o vocalista5000 acessosNirvana: criticado, goleiro do Chelsea remove cover de "Rape Me"

Sobre Gleison Junior

Casado, Pai do Gustavo e do Bernardo - Amante do bom e velho Rock and Roll - Apresentador do programa Roadie metal, A Voz do Rock e idealizador das coletâneas Roadie Metal, além de criar e administrar o site Roadie Metal!

Mais matérias de Gleison Junior no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online