Geoff Nicholls: 15 curiosidades sobre o músico oculto do Black Sabbath
Por Igor Miranda
Postado em 01 de fevereiro de 2017
Foi-se, no fim de janeiro de 2017, o multi-instrumentista Geoff Nicholls. Ele foi vítima de um câncer de pulmão e faleceu aos 68 anos. O músico ficou famoso ao ter tocado com o Black Sabbath de 1979 a 2004, com alguns períodos de interrupção.
Abaixo, estão algumas curiosidades sobre o trabalho de Geoff Nicholls com o Black Sabbath. Confira:
- Geoff Nicholls foi trazido ao Black Sabbath, em 1979, como um guitarrista rítmico. Na época, mal sabia-se se o grupo continuaria com o nome que o consagrou ao longo daquela década. Antes disso, ele havia integrado o grupo de NWOBHM Quartz.
Black Sabbath - Mais Novidades
- Logo após sua entrada ao Black Sabbath, o baixista Geezer Butler saiu do grupo. Assim, Geoff Nicholls assumiu as quatro cordas e, durante este período, gravou quase todas as músicas do álbum "Heaven And Hell", lançado em 1980. Somente "Neon Knights" foi registrada, posteriormente, por Butler, que retornaria ao grupo.
- O fato anterior indica, curiosamente, que a ideia de Tony Iommi era lançar "Heaven And Hell" com outra banda, não com o Black Sabbath. O trabalho havia sido planejado e registrado com Ronnie James Dio e Bill Ward sob uma alcunha indefinida. Geezer Butler logo retornou à banda e foi decidido, em comum acordo, que o nome seria mantido.
- Com a volta de Geezer Butler, Geoff Nicholls virou o tecladista não-oficial do grupo. Durante a maior parte de sua passagem pelo Black Sabbath, ele tocava atrás do palco, enquanto o quarteto se destacava adiante.
- Geoff também providenciava backing vocals e participava das gravações dos discos - esteve presente na discografia de "Heaven And Hell" até "Forbidden" (1995).
- Geoff Nicholls esteve pouco mais de 20 anos com o Black Sabbath, se considerarmos algumas interrupções. Ele foi o quinto integrante a ficar mais tempo no grupo, atrás, somente, dos quatro músicos da formação original.
- Criativamente, a participação de Geoff Nicholls fora as linhas de baixo de "Heaven And Hell" não são, exatamente, incisivas. Contudo, são importantes. Ele ajudou a deixar a sonoridade da banda mais melódica a partir de "The Eternal Idol" (1987), já com Tony Martin nos vocais. Como compositor, participou mais ativamente da autoria de "Seventh Star" (a música "In Memory...", inclusive, é dedicada a um parente seu, que havia falecido anteriormente) e "Tyr".
- Nicholls também toca, sozinho ou em posição de destaque, em alguns interlúdios e introduções dos discos do Black Sabbath, como "E5150", "The Gates Of Hell" e "The Battle Of Tyr".
- Ao longo de boa parte de sua longa trajetória com o Black Sabbath, Geoff Nicholls permaneceu não só como um integrante oculto, mas, também, como uma espécie de coringa. Logo em seus primeiros anos de Black Sabbath, acabou tocando guitarra, baixo e teclados. E a situação, curiosamente, evoluiu nos anos seguintes.
- Em 1986, quando Glenn Hughes assumiu os vocais, Nicholls dividia os microfones e fazia a voz principal em alguns momentos para aliviar a barra de Hughes. Na época, Glenn estava passando por problemas relacionados ao abuso de drogas, então, precisava de um vocalista para "segurar a bronca". Nesta turnê, que promovia "Seventh Star", Nicholls também aparecia na frente do palco, como um músico oficial.
- Em maio de 1988, Geoff Nicholls voltou a assumir o baixo do Black Sabbath. Ele tocou o instrumento durante um show de 20 minutos, feito pelo grupo em um evento beneficente em Oldbury, na Inglaterra. Na ocasião, a formação era composta por Nicholls no baixo, Tony Iommi na guitarra, Tony Martin nos vocais (em sua estreia no posto) e Terry Chimes (ex-baterista do The Clash) na bateria. As músicas tocadas foram "Heart Like A Wheel", "Neon Knights" e "Paranoid".
- Em 1995, na turnê de "Forbidden", Geoff Nicholls voltou a aparecer na frente do palco, sem estar escondido. Ele alternava entre teclados e guitarra rítmica com maior frequência em tais apresentações.
- A saída de Geoff Nicholls do Black Sabbath, em 2004, nunca foi explicada oficialmente. Ele foi substituído por Adam Wakeman, filho de Rick Wakeman (Yes) e membro da banda solo de Ozzy Osbourne.
- Após sua saída do Black Sabbath, Geoff Nicholls passou a trabalhar em parceria com Tony Martin por um período. Ele tocou no disco solo de Martin, "Scream" (2005), e excursionou com o vocalista, com direito a uma passagem pelo Brasil.
- A morte de Geoff Nicholls pode viabilizar uma ideia que Tony Iommi declarou ter em meados de 2015: relançar os discos do Black Sabbath da I.R.S. Records. Tratam-se de todos os registros com Tony Martin nos vocais, com exceção do primeiro, "The Eternal Idol".
Comente: Você sabia disto tudo?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 5 álbuns obrigatórios para se ter uma boa base na música, segundo Regis Tadeu
Por que João Gordo não é mais amigo de Max Cavalera, segundo vocalista do Ratos de Porão
A música do Pearl Jam que Eddie Vedder escreveu após perder Johnny Ramone
Os 11 melhores álbuns do glam rock setentista, segundo a Loudwire
Sid Wilson faz primeira manifestação sobre saída do Slipknot
Guitarrista do Rush, Alex Lifeson conta por que parou de fumar maconha aos 72 anos
Agora é oficial: Ozzfest volta a acontecer em 2027
O clássico dos Beatles que John Lennon disse que deveria ter sido dos Wings
Por que Ritchie Blackmore decidiu tocar com o Deep Purple, segundo o próprio
As três músicas do AC/DC escolhidas por Brian Johnson entre as suas favoritas
A banda dos anos setenta que Neil Peart nunca se cansou de ouvir; "músicos muito competentes"
Os 10 melhores discos do metal alemão, de acordo com a Metal Hammer
Nergal se declara "aquele boomer" e diz não gostar de 95% da música de hoje
A música do "Sgt. Pepper's" gravada por John Lennon acidentalmente chapado de LSD
10 discos essenciais do thrash metal oitentista, segundo a Metal Hammer



Tony Iommi coloca o papo em dia com Ian Anderson durante almoço
De Pretenders até Judas Priest, os 20 melhores discos de 1980, segundo a Louder
O dia que Slash proporcionou o primeiro e único encontro entre Axl Rose e Ozzy Osbourne
Black Sabbath começou como um sexteto e tinha saxofonista em sua formação
Por que Glenn Hughes foi demitido do Black Sabbath, segundo Tony Iommi
O álbum mais subestimado do Black Sabbath, de acordo com a Metal Hammer
Os 3 maiores riffs de guitarra dos anos 1970, segundo o lendário Eddie Van Halen
Os 50 melhores discos de todos os tempos, segundo a Classic Rock
A opinião de Tony Iommi sobre "Heaven and Hell", clássico do Black Sabbath
O álbum do Black Sabbath que a própria banda tentou impedir de ser lançado
A música que foi feita para preencher espaço em disco e virou um dos maiores clássicos do rock
David Gilmour elege a canção mais perfeita de todos os tempos


