Coverdale / Page: 20 anos do lançamento do álbum
Por Paulo Giovanni G. Melo
Fonte: Ultimate Classic Rock
Postado em 16 de março de 2013
Jimmy Page e David Coverdale, dois veteranos, uniram forças no álbum "Coverdale / Page", que foi lançado no dia 15 de março de 1993.
David Coverdale - Mais Novidades
Page havia passado a década anterior em busca de uma referência pós LED ZEPPELIN, conseguindo se envolver em apenas três álbuns: dois pelo THE FIRM, super grupo liderado por Paul Rodgers, e seu disco solo de 1988, "Outrider".
Coverdale, entretanto, havia dissolvido o WHITESNAKE logo após o ápice de seu sucesso no final dos anos 80, cansado de tentar se encaixar em uma indústria em que "os aspectos secundários sobre ser um músico - vídeos, imprensa, maquiagem - de repente se tornaram mais importantes do que escrever e cantar".
Como os dois artistas estavam envolvidos com a gravadora Geffen Records, não demorou muito para o executivo John Kalodner sugerir que ambos trabalhassem juntos. Ignorando os comentários de seu ex-companheiro de banda Robert Plant, que referenciou Coverdale como "David Coverversion", Page concordou em se reunir com o vocalista do WHITESNAKE para ver onde eles chegariam. Como ele relatou na auto-biografia "Light & Shade: Conversations with Jimmy Page": "percebi que se não tivessemos uma conversa, não haveria maneira nenhuma de escrevermos juntos. Quando rolou, tudo ocorreu maravilhosamente bem."
Coverdale disse à revista Jam que a dupla fez entre 50 e 60 músicas, incluindo uma ("Shake My Tree") baseada em um riff de guitarra que Page tentou encaixar no disco "In Trough the Out Door" do LED ZEPPELIN, de 1979. "Exceto pelo Bonzo (baterista John Bonham), os outros não entenderam o que fazer com o riff, então eu deixei de lado. Decidi pegá-lo de volta e David compreendeu instantâneamente", disse o guitarrista.
"Coverdale / Page" foi sucesso de platina e seu primeiro single "Pride and Joy" foi um grande hit nas rádios e na MTV, mas a dupla sofreu uma enxurrada de críticas dizendo que eram "clone do Zeppelin".
No geral, o pecado do disco é que, ao contrário dos álbuns solos de Plant, Page ficou muito perto do estilo esculpido por sua então ex-banda, o que tornou inevitável as comparações desfavoráveis com alguns dos maiores sucessos da história do Rock.
Qualquer nova possibilidade de estabelecerem-se no cenário foi frustrada quando uma prevista turnê mundial foi reduzida para apenas algumas datas no Japão, com Coverdale dizendo à Jam: "todo o arranjo para o projeto era ir para os cinemas, para o palco, e nada, nem um sussurro veio do empresário de Jimmy quando o álbum foi lançado. Foi um dos períodos mais frustrantes de minha carreira profissional."
No ano seguinte, Page se reuniu com Plant para o bem sucedido disco "No Quarter", o que sinalizou um fim abrupto da parceria com Coverdale. Mas tanto ele quanto o vocalista são gratos sobre o tempo em que trabalharam juntos. "Se eu recebesse um telefonema dele, questionando se trabalharia em um álbum solo ou qualquer coisa, eu estaria lá num segundo. Desejo-lhe o bem em todos os aspectos de sua vida", explicou Coverdale.
"Não houve nenhum problema em qualquer aspecto ou na forma como as coisas foram executadas. Eu queria mostrar que ainda estava vivo e detonando e, neste sentido, foi um sucesso total", resumiu Page.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O riff mais tocado na maior loja de guitarra do mundo: "Antes era Stairway to Heaven"
O hit com introdução mais longa da história da Legião Urbana: "Considerado chato"
A melhor música do Alice in Chains, na opinião de Max Cavalera
Bon Jovi realiza primeiro show oficial da nova turnê após quatro anos
5 músicas de heavy metal que até quem não gosta conhece
5 músicas de heavy metal que são maiores que as próprias bandas
Eddie Vedder toma banho de cerveja belga em eliminação americana da Copa
5 músicas de rock que tocaram tanto que o brasileiro não aguenta mais ouvir
O grupo feminino que Roger Waters despreza por considerar o fundo do poço do gosto musical
A banda "fria e arrastada" que Dave Grohl considera uma das maiores ao vivo
U2 lança "Street Of Dreams" e inicia nova fase com primeiro álbum inédito em nove anos
O show que fez a cabeça de Jimmy Page em 1965; "mudou minha forma de enxergar a música"
O maior guitarrista de todos os tempos, segundo Tony Iommi; "meu ídolo"
A melhor banda de rock progressivo de 25 países, segundo a Loudwire
Accept lança versão de "Balls to the Wall" com Rob Halford, Matthias Jabs e Rex Brown
A doce e incrível baterista que derrotou John Bonham e deixou ele enfurecido
A prática de artistas como Axl Rose que Humberto Gessinger considera infantil
Slayer: a macabra e insana história por trás da música "213"

Quando David Coverdale usou a voz para expulsar um urso de casa
Presença de Palco: dicas para iniciantes
George Harrison: O Beatle calado, sempre à sombra de Lennon e McCartney



