The Beatles: Em 1962, a histórica audição para a Decca
Por Leonardo Daniel Tavares da Silva
Fonte: Ultimate Classic Rock
Postado em 02 de janeiro de 2013
Por Dave Lifton
Em 1962, os BEATLES passariam de uma banda com um forte apelo local para o maior grupo de rock de toda a Inglaterra. Mas isto começou de uma forma especial, com o "ainda-não" Fab Four em um teste para a Decca Records em 1 de janeiro de 1962.
Na véspera do Ano Novo de 1961, os BEATLES enfrentaram uma tempestade de neve dirigindo de Liverpool até Londres. No dia seguinte, eles se estabeleceram na Decca Studios e tocaram 15 faixas em poucas horas. As músicas refletem o que eles estavam realizando regularmente na ocasião, uma mistura de rock, R & B, standards dançantes e canções originais.
No entanto, Dick Rowe, o homem de A & R, que concordou em experimentar o grupo, não se impressionou, dizendo a Brian Epstein a famosa frase: "grupos de guitarra tem tudo pra acabar". Cinco meses depois, os Beatles assinaram com George Martin na Parlophone, uma marca de EMI, levando-o a ser, sem dúvida, o mais bem sucedido artista-produtor-colaborador da história.
Cinco das canções, "Searchin", "Three Cool Cats", "The Sheik of Araby','Like Dreamers Do' e 'Hello Little Girl'- as duass últimas escritas por John Lennon e Paul McCartney - apareceram no CD "Anthology 1", em 1995. Duas outras, "Money (That’s What I Want) " e " Till There Was You", foram re-gravadas para o álbum " With The Beatles".
As oito canções restantes incluiam "Memphis", de CHUCK BERRY, "Crying, Waiting, Hoping", de BUDDY HOLLY, "Take Good Care of My Baby", de Bobby Vee, "To Know Her Is to Love Her", de PHIL SPECTOR e "Love of the Loved", outra original.
As fitas provam a afirmação de George Martin que Pete Best era o baterista errado para o grupo. Durante anos, Best tinha dito que ele foi demitido em favor de Ringo Starr, porque a banda estava com inveja dele porque ele fazia o maior sucesso com as fãs. Mas depois de uma audição, é óbvio que Best era um baterista limitado com um fraco senso de tempo.
A história oral dos BEATLES, "Anthology", encontra McCartney e Lennon refletindo sobre a audição da Decca em retrospecto. "Ouvindo as fitas, eu posso entender por que a audição para a Decca falhou", disse McCartney. "Nós não éramos tão bons assim, apesar de existirem algumas coisas muito interessantes e originais".
Sempre discordando do seu parceiro, Lennon discordou. "Eu não teria nos descartado naquilo", disse ele. "Eu acho que soou bem... Eu acho que a Decca esperava que fôssemos polidos e estávamos apenas fazendo uma demo. Eles deveriam ter visto o nosso potencial".
De fato, enquanto as bootlegs mostram que certos elementos do sucesso dos BEATLES, ou seja, as harmonias, senso de humor e o baixo de McCartney, estavam lá nesta fase ainda precoce, a banda ainda parece um pouco tímida nesta sessão. Se estava nervosa ou faltava potência em Best, a audição não captura corretamente a energia da forma estridente que Martin faria mais tarde naquele ano.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A sincera opinião de Ozzy sobre George Harrison e Ringo Starr: "Vamos ser honestos?"
O guitarrista vetado na banda de Suzi Quatro que três anos depois vendeu 10 milhões de discos
Tony Iommi elege o maior riff de guitarra de todos os tempos; "difícil de superar"
Astros do rock e do metal unem forças em álbum tributo ao Rainbow
Com 96 atrações, Sweden Rock Festival fecha cast para edição 2026
Festival Somos Rock é adiado uma semana antes da realização
Ex-vocalista gostaria de participar da turnê que celebra 50 anos do Accept
7 músicas de metal lançadas em 2000 que estavam à frente do seu tempo, segundo a Louder
Com quase 200 atrações, Summer Breeze fecha cast para edição 2026
O clássico que o Rainbow nunca tocou ao vivo porque Ritchie Blackmore esqueceu o riff
A música do Iron Maiden que é a preferida de Mikael Akerfeldt, vocalista do Opeth
Os músicos que, segundo Mick Jagger, sempre odiaram o rock dos Rolling Stones
Entidade de caridade britânica rompe relações com Sharon Osbourne
A música que deixou seu autor constrangido e se tornou um grande hit dos anos 90
Anette Olzon explica por que se recusa a cantar certas músicas do Nightwish ao vivo

Paul McCartney confirma dueto com Ringo Starr em seu novo álbum
Os artistas que foram induzidos mais de uma vez ao Rock and Roll Hall of Fame
Por que os Beatles podem ser chamados de banda progressiva, segundo Mikael Åkerfeldt
O álbum dos Beatles que John Lennon chamou de horrível de fazer: "Condição bem ruim"
A música dos Beatles que tem o "melhor riff já escrito", segundo guitarrista do Sting
John Lennon comenta sobre autoconhecimento, LSD e religião
O álbum dos Beatles que contou com participação de Jimmy Page na guitarra
A primeira música que Gene Simmons, do Kiss, cantou para uma plateia
Os 10 piores músicos que passaram por bandas de rock clássicas
Em 08/11/1986: Como foi o primeiro show de Jason Newsted no Metallica?


