Jimi Hendrix: um dos mais influentes músicos de seu tempo

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Crysthian Gonçalves, Fonte: Guitar Talks
Enviar correções  |  Comentários  | 

Ontem, 27 de novembro, o maior guitarrista de todos os tempos faria 70 anos de idade se ainda estivesse vivo. Johnny Allen Hendrix, como era chamado pela mãe, ou James Marshall Hendrix, como foi registrado pelo pai, ou apenas Jimi Hendrix, como ficou eternizado na história da música, é considerado por diversos críticos, músicos e apreciadores de boa música como o maior guitarrista da história do rock e um dos mais influentes músicos de seu tempo.

1234 acessosCharlie Brown Jr: ouça Chorão & Cia tocando Jimi Hendrix5000 acessosEddie Van Halen: "Eruption foi um acidente"

Hendrix, que nasceu em Seatlle nos Estados Unidos em 27 de novembro de 1942, ganhou o primeiro instrumento de seu pai, um ukelele, quando tinha 16 anos de idade. Negro, pobre, tímido, sensível e canhoto, se aventurou nas Forças Armadas, juntando-se à 101ª Divisão Aerotransportada, servindo por cerca de um ano como paraquedista. Ele quis servir na guerra do Vietnã, mas foi dispensado antes. De certo modo esteve lá, pois suas músicas se tornaram as mais ouvidas entre os combatentes durante a guerra.

O guitarrista mais influente da história era dono de uma técnica única e que estava à frente de qualquer outro músico de sua época. Até hoje é difícil ouvir algum guitarrista com o mesmo feeling, técnica e alma que Hendrix. Sua técnica é indiscutível. Jimi tinha mãos tão grandes que conseguia tocar partes rítmicas com o polegar e solos simultaneamente. As bases de suas músicas eram compostas pela mistura do blues, funk, acid-rock, tornando tudo um rock-psicodélico único e inconfundível. É impossível não identificar uma riff ou solo de Hendrix. O que ele fazia com seus amplificadores distorcidos, efeitos crus e ao mesmo tempo exagerados, não consegue ser reproduzido hoje, mesmo com todo o avanço tecnológico. Hendrix tocava com a alma e era sacana. Estuprava a guitarra como quem tivesse tido permissão para isso. Era exagerado e chocava o público, como na mítica apresentação em que incendiou sua Fender Stratocaster no Monterey Pop Festival, filmada pelo documentarista D.A. Pennebaker, ou em Woodstock tocando sua guitarra com os dentes e arrebatando uma multidão com a famosa interpretação do hino dos Estados Unidos.

Era um showman com todas as qualidades possíveis para que pudesse ocupar esse cargo. Tanto que quando começou a ficar em evidência na cena musical, outros guitarristas como Eric Clapton (Cream) e Pete Townshend (The Who) constataram e sentiram-se ameaçados. O que é mais instigante em Hendrix, é quando pensamos o que ele poderia estar fazendo hoje, se vivo. O que importa é que esse ícone supremo da música, e não só da guitarra, deixou um legado presente até os dias de hoje, mesmo após os 42 anos de sua trágica morte aos 27 anos de idade.

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Charlie Brown JrCharlie Brown Jr
Ouça Chorão & Cia tocando Jimi Hendrix

171 acessosJimi Hendrix: O Som da Guitarra no Are You Experienced Pt.4254 acessosJimi Hendrix: parque em sua homenagem em Seattle abre este sábado128 acessosJimi Hendrix: O Som da Guitarra no "Are You Experienced" Pt.30 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Jimi Hendrix"

Top 500Top 500
As melhores músicas da história segundo a Rolling Stone

Rolling StoneRolling Stone
As 100 melhores músicas de guitarra

Ícones do rockÍcones do rock
Retratados com fitas cassete

0 acessosTodas as matérias da seção Matérias0 acessosTodas as matérias sobre "Jimi Hendrix"

Van HalenVan Halen
Eddie explica os segredos do seu modo de tocar

Whiplash.NetWhiplash.Net
O site protege algumas bandas e prejudica outras?

Iron MaidenIron Maiden
O histórico (e atrapalhado) show no 1º Rock in Rio

5000 acessosSupernatural: ouça 10 músicas que marcaram a série5000 acessosGuitarras: as 15 músicas mais complicadas para tocar5000 acessosRestart: Trecho de "Enter Sandman" do Metallica no VMB 20105000 acessosCapas Assustadoras: Loudwire elege as Top 10 do Metal5000 acessosJá tem 20 anos!: os dez melhores álbuns de metal de 19955000 acessosBlack Sabbath: Doom Let Loose

Sobre Crysthian Gonçalves

Crysthian Gonçalves, 19 anos, estudante de Jornalismo na FMU, vocalista e guitarrista da banda de rock alternativo Vontrap, fã de boa música como os ídolos Rolling Stones, Queen e Red Hot Chili Peppers, é administrador e entrevistador do site entrevistas Guitar Talks onde apresenta conversas com grandes bandas da cena musical.

Mais matérias de Crysthian Gonçalves no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online