Amoral: mais sobre o álbum que Esa Holopainen recomenda
Por Fernanda C. Corrêa
Fonte: Amoral Team Brazil
Postado em 16 de agosto de 2012
"Beneath" é o 5º álbum da banda de metal finlandesa AMORAL.
Já conhecida de muitos fãs de death metal, devido aos seus três primeiros álbuns, a banda decidiu seguir seus instintos e mudar o estilo musical para um metal mais melódico, o que culminou com a saída de seu antigo vocalista NIKO KALLIOJÄRVI (TRACEDAWN). Em seguida ocorre a entrada do vocalista multiplatinado ARI KOIVUNEN e o consequente lançamento do 4º álbum "Show Your Colors", que teve como hit o single "Year of the Suckerpunch". Como não poderia deixar de ser, o novo rumo gerou controvérsias entre o público, fazendo com que a banda perdesse alguns de seus fãs ganhando, em contrapartida, novos devotos.
Em entrevista ao site russo headbanger.ru, o guitarrista e também um dos fundadores da AMORAL, BEN VARON, fez um comentário incisivo sobre a polêmica mudança: "[...] eu sei que a mudança é muito drástica e que não podemos esperar que todos fiquem tão animados quanto nós estamos mas, ao mesmo tempo, gostaria que esse pessoal pudesse apreciar e respeitar o nosso desejo de seguir em frente e entender que nós realmente sentimos a necessidade de fazer essa mudança e apoiamos nossa música como é hoje. Então, mesmo que você não goste, pode ainda respeitar a nossa integridade em fazer o que queremos ao invés de fazermos a mesma coisa ano após ano para agradar nossos fãs."
Juntando-se então à ARI, BEN e JUHANA KARLSSON chegam o baixista PEKKA JOHANSSON e, mais recentemente, o guitarrista MASI HUKARI.
Com a nova formação lançam, ao final de 2011, seu novo e diversificado álbum "Beneath", cujas classificações variam do power metal ao rock progressivo e que ESA HOLOPAINEN recomenda na biografia oficial da banda: "‘Beneath’ é definitivamente o álbum mais versátil da AMORAL até agora. A banda obviamente encontrou seu próprio caminho, e mesmo que o material vá do estilo rock anos 80 ao mais melódico, até uma vibe PORCUPINE TREE, o álbum ainda se mantém como um todo forte. ARI (KOIVUNEN, vocais) está com a voz na sua melhor forma, e os floyd roses dos guitarristas estão afiados ao máximo! Recomendado!" - ESA HOLOPAINEN, AMORPHIS.
BEN, em entrevista ao site Rock Nothing But, fala mais sobre o álbum: "‘Beneath’ é de longe o nosso projeto mais ambicioso. Entramos em estúdio com a intenção de gravar praticamente dois álbuns com um material valioso, em média 70 minutos de música. E isso foi depois da pré-produção e de deixar de lado as ideias secundárias, significando que todas as 14 faixas soavam animais para nós e que pusemos 100% em cada uma, não sabendo exatamente quais chegariam ao álbum. O resto seria usado como faixas bônus. A ideia era fazer um grande álbum, que soasse clássico, flutuando entre muitos humores, estilos e gêneros diferentes... muitos dos nossos álbuns preferidos são do início dos anos 90 e, é claro, do auge do rock clássico e progressivo. Então, em ‘Beneath’, você tem faixas longas e épicas no início e fim do álbum, algumas pegajosas ao estilo hard rock, umas coisas acústicas etc. Gostamos de pensar que como um todo faz sentido, mas é claro que isso o ouvinte que decide."
Confira o álbum "Beneath" no iTunes:
http://itunes.apple.com/us/album/beneath/id495461592
A AMORAL está prestes a sair em turnê na Europa, em setembro e outubro, apoiando a banda ENSIFERUM na Bearers of the Sword Tour, juntamente com a PROFANE OMEN; recentemente participou do festival South by Southwest no Texas e fez shows na China e no Japão. Em entrevista recente ao metalunderground.com, quando perguntados sobre os lugares que gostariam de visitar, manifestaram também interesse em vir ao Brasil: "Ben: América do Sul, com certeza. Eu ouvi muitas coisas boas sobre a América do Sul. Ouvi dizer que os brasileiros amam metal."
A banda lançou, em junho deste ano, o 2º videoclipe do álbum "Beneath". O novo vídeo, "Wrapped in Barbwire", é uma música com uma pegada mais punk. O guitarrista afirmou, em outro momento, não ser segredo que o vídeo é inspirado em "Garden of Eden" de uma de suas maiores influências, a banda GUNS N’ ROSES.
Assista o clipe de "Wrapped in Barbwire".
Para receber notícias regulares em português sobre a AMORAL, curta a página oficial brasileira no facebook:
http://www.facebook.com/AmoralTeamBrazil
Visite também o site oficial para maiores informações:
http://www.amoralweb.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
Graham Bonnet lembra de quando Cozy Powell deu uma surra em Michael Schenker
Regis Tadeu elege os melhores discos internacionais lançados em 2025
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
O álbum dos Rolling Stones que é melhor do que o "Sgt. Peppers", segundo Frank Zappa
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
Fabio Lione anuncia turnê pelo Brasil com 25 shows
Shows não pagam as contas? "Vendemos camisetas para sobreviver", conta Gary Holt
A primeira e a última grande banda de rock da história, segundo Bob Dylan
O músico que Ritchie Blackmore considera "entediante e muito difícil de tocar"
Os 50 melhores álbuns de 2025 segundo a Metal Hammer
O baterista que ameaçou encher Ronnie James Dio de porrada caso ele lhe dirigisse a palavra
Desmistificando algumas "verdades absolutas" sobre o Dream Theater - que não são tão verdadeiras
O clássico absoluto do Black Sabbath que o jovem Steve Harris tinha dificuldade para tocar
Kiko Zambianchi foi proibido de ir no Silvio Santos após apresentador errar seu nome
Iron Maiden - Perguntas e respostas e curiosidades
Quando Lulu Santos subverteu música do Engenheiros e tirou peso dos ombros de Gessinger

E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Alcest - Discografia comentada
A música que seria descartada, mas acabou virando um hit imortal do Rock
CDs: sua coleção pode valer uma fortuna e você nem sabe disso



