Amoral: mais sobre o álbum que Esa Holopainen recomenda
Por Fernanda C. Corrêa
Fonte: Amoral Team Brazil
Postado em 16 de agosto de 2012
"Beneath" é o 5º álbum da banda de metal finlandesa AMORAL.
Já conhecida de muitos fãs de death metal, devido aos seus três primeiros álbuns, a banda decidiu seguir seus instintos e mudar o estilo musical para um metal mais melódico, o que culminou com a saída de seu antigo vocalista NIKO KALLIOJÄRVI (TRACEDAWN). Em seguida ocorre a entrada do vocalista multiplatinado ARI KOIVUNEN e o consequente lançamento do 4º álbum "Show Your Colors", que teve como hit o single "Year of the Suckerpunch". Como não poderia deixar de ser, o novo rumo gerou controvérsias entre o público, fazendo com que a banda perdesse alguns de seus fãs ganhando, em contrapartida, novos devotos.
Em entrevista ao site russo headbanger.ru, o guitarrista e também um dos fundadores da AMORAL, BEN VARON, fez um comentário incisivo sobre a polêmica mudança: "[...] eu sei que a mudança é muito drástica e que não podemos esperar que todos fiquem tão animados quanto nós estamos mas, ao mesmo tempo, gostaria que esse pessoal pudesse apreciar e respeitar o nosso desejo de seguir em frente e entender que nós realmente sentimos a necessidade de fazer essa mudança e apoiamos nossa música como é hoje. Então, mesmo que você não goste, pode ainda respeitar a nossa integridade em fazer o que queremos ao invés de fazermos a mesma coisa ano após ano para agradar nossos fãs."
Juntando-se então à ARI, BEN e JUHANA KARLSSON chegam o baixista PEKKA JOHANSSON e, mais recentemente, o guitarrista MASI HUKARI.
Com a nova formação lançam, ao final de 2011, seu novo e diversificado álbum "Beneath", cujas classificações variam do power metal ao rock progressivo e que ESA HOLOPAINEN recomenda na biografia oficial da banda: "‘Beneath’ é definitivamente o álbum mais versátil da AMORAL até agora. A banda obviamente encontrou seu próprio caminho, e mesmo que o material vá do estilo rock anos 80 ao mais melódico, até uma vibe PORCUPINE TREE, o álbum ainda se mantém como um todo forte. ARI (KOIVUNEN, vocais) está com a voz na sua melhor forma, e os floyd roses dos guitarristas estão afiados ao máximo! Recomendado!" - ESA HOLOPAINEN, AMORPHIS.
BEN, em entrevista ao site Rock Nothing But, fala mais sobre o álbum: "‘Beneath’ é de longe o nosso projeto mais ambicioso. Entramos em estúdio com a intenção de gravar praticamente dois álbuns com um material valioso, em média 70 minutos de música. E isso foi depois da pré-produção e de deixar de lado as ideias secundárias, significando que todas as 14 faixas soavam animais para nós e que pusemos 100% em cada uma, não sabendo exatamente quais chegariam ao álbum. O resto seria usado como faixas bônus. A ideia era fazer um grande álbum, que soasse clássico, flutuando entre muitos humores, estilos e gêneros diferentes... muitos dos nossos álbuns preferidos são do início dos anos 90 e, é claro, do auge do rock clássico e progressivo. Então, em ‘Beneath’, você tem faixas longas e épicas no início e fim do álbum, algumas pegajosas ao estilo hard rock, umas coisas acústicas etc. Gostamos de pensar que como um todo faz sentido, mas é claro que isso o ouvinte que decide."
Confira o álbum "Beneath" no iTunes:
http://itunes.apple.com/us/album/beneath/id495461592
A AMORAL está prestes a sair em turnê na Europa, em setembro e outubro, apoiando a banda ENSIFERUM na Bearers of the Sword Tour, juntamente com a PROFANE OMEN; recentemente participou do festival South by Southwest no Texas e fez shows na China e no Japão. Em entrevista recente ao metalunderground.com, quando perguntados sobre os lugares que gostariam de visitar, manifestaram também interesse em vir ao Brasil: "Ben: América do Sul, com certeza. Eu ouvi muitas coisas boas sobre a América do Sul. Ouvi dizer que os brasileiros amam metal."
A banda lançou, em junho deste ano, o 2º videoclipe do álbum "Beneath". O novo vídeo, "Wrapped in Barbwire", é uma música com uma pegada mais punk. O guitarrista afirmou, em outro momento, não ser segredo que o vídeo é inspirado em "Garden of Eden" de uma de suas maiores influências, a banda GUNS N’ ROSES.
Assista o clipe de "Wrapped in Barbwire".
Para receber notícias regulares em português sobre a AMORAL, curta a página oficial brasileira no facebook:
http://www.facebook.com/AmoralTeamBrazil
Visite também o site oficial para maiores informações:
http://www.amoralweb.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Esse disco acabou com minha paixão pelo heavy metal": Sergio Martins revisita clássico
O álbum "esquecido" do Black Sabbath que merecia mais crédito, segundo Tony Iommi
Bono elege o que o heavy metal produz de pior, mas admite; "pode haver exceções"
Eluveitie e Twisted Sister pediram para se apresentar no Bangers Open Air 2027
A "banda definitiva" do heavy metal, segundo Lars Ulrich, do Metallica
Dave Mustaine aponta o elemento que diferenciava o Megadeth das outras bandas de metal
O hábito dos jogadores de futebol modernos que Andreas Kisser não acha nada legal
Por que "Wasted Years" é a pior faixa de "Somewhere in Time", segundo o Heavy Consequence
A música do Iron Maiden que "deveria ter sido extinta", segundo o Heavy Consequence
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
Angra faz postagem em apoio a Dee Snider, vocalista do Twisted Sister
O disco do Black Sabbath considerado uma "atrocidade" pelo Heavy Consequence
O cantor que John Lennon achava fraco, mas conquistou o Brasil no Rock in Rio
Líder do Arch Enemy já disse que banda com membros de vários países é "pior ideia"
O guitarrista subestimado do Dio, segundo o baixista Jeff Pilson
O álbum dos Beatles que Dave Mustaine considera um dos maiores de todos os tempos
O disco do Mutantes cheio de coisas obscenas na capa que a censura não percebeu
"Não somos o Pink Floyd, pelo amor de Deus", afirma Glen Benton, vocalista do Deicide


O grunge não inventou o rock pesado - apenas chegou primeiro à MTV
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Alcest - Discografia comentada
Frontman: quando o original não é a melhor opção
Pattie Boyd: o infernal triângulo com George Harrison e Eric Clapton



