Amoral: mais sobre o álbum que Esa Holopainen recomenda
Por Fernanda C. Corrêa
Fonte: Amoral Team Brazil
Postado em 16 de agosto de 2012
"Beneath" é o 5º álbum da banda de metal finlandesa AMORAL.
Já conhecida de muitos fãs de death metal, devido aos seus três primeiros álbuns, a banda decidiu seguir seus instintos e mudar o estilo musical para um metal mais melódico, o que culminou com a saída de seu antigo vocalista NIKO KALLIOJÄRVI (TRACEDAWN). Em seguida ocorre a entrada do vocalista multiplatinado ARI KOIVUNEN e o consequente lançamento do 4º álbum "Show Your Colors", que teve como hit o single "Year of the Suckerpunch". Como não poderia deixar de ser, o novo rumo gerou controvérsias entre o público, fazendo com que a banda perdesse alguns de seus fãs ganhando, em contrapartida, novos devotos.
Em entrevista ao site russo headbanger.ru, o guitarrista e também um dos fundadores da AMORAL, BEN VARON, fez um comentário incisivo sobre a polêmica mudança: "[...] eu sei que a mudança é muito drástica e que não podemos esperar que todos fiquem tão animados quanto nós estamos mas, ao mesmo tempo, gostaria que esse pessoal pudesse apreciar e respeitar o nosso desejo de seguir em frente e entender que nós realmente sentimos a necessidade de fazer essa mudança e apoiamos nossa música como é hoje. Então, mesmo que você não goste, pode ainda respeitar a nossa integridade em fazer o que queremos ao invés de fazermos a mesma coisa ano após ano para agradar nossos fãs."
Juntando-se então à ARI, BEN e JUHANA KARLSSON chegam o baixista PEKKA JOHANSSON e, mais recentemente, o guitarrista MASI HUKARI.
Com a nova formação lançam, ao final de 2011, seu novo e diversificado álbum "Beneath", cujas classificações variam do power metal ao rock progressivo e que ESA HOLOPAINEN recomenda na biografia oficial da banda: "‘Beneath’ é definitivamente o álbum mais versátil da AMORAL até agora. A banda obviamente encontrou seu próprio caminho, e mesmo que o material vá do estilo rock anos 80 ao mais melódico, até uma vibe PORCUPINE TREE, o álbum ainda se mantém como um todo forte. ARI (KOIVUNEN, vocais) está com a voz na sua melhor forma, e os floyd roses dos guitarristas estão afiados ao máximo! Recomendado!" - ESA HOLOPAINEN, AMORPHIS.
BEN, em entrevista ao site Rock Nothing But, fala mais sobre o álbum: "‘Beneath’ é de longe o nosso projeto mais ambicioso. Entramos em estúdio com a intenção de gravar praticamente dois álbuns com um material valioso, em média 70 minutos de música. E isso foi depois da pré-produção e de deixar de lado as ideias secundárias, significando que todas as 14 faixas soavam animais para nós e que pusemos 100% em cada uma, não sabendo exatamente quais chegariam ao álbum. O resto seria usado como faixas bônus. A ideia era fazer um grande álbum, que soasse clássico, flutuando entre muitos humores, estilos e gêneros diferentes... muitos dos nossos álbuns preferidos são do início dos anos 90 e, é claro, do auge do rock clássico e progressivo. Então, em ‘Beneath’, você tem faixas longas e épicas no início e fim do álbum, algumas pegajosas ao estilo hard rock, umas coisas acústicas etc. Gostamos de pensar que como um todo faz sentido, mas é claro que isso o ouvinte que decide."
Confira o álbum "Beneath" no iTunes:
http://itunes.apple.com/us/album/beneath/id495461592
A AMORAL está prestes a sair em turnê na Europa, em setembro e outubro, apoiando a banda ENSIFERUM na Bearers of the Sword Tour, juntamente com a PROFANE OMEN; recentemente participou do festival South by Southwest no Texas e fez shows na China e no Japão. Em entrevista recente ao metalunderground.com, quando perguntados sobre os lugares que gostariam de visitar, manifestaram também interesse em vir ao Brasil: "Ben: América do Sul, com certeza. Eu ouvi muitas coisas boas sobre a América do Sul. Ouvi dizer que os brasileiros amam metal."
A banda lançou, em junho deste ano, o 2º videoclipe do álbum "Beneath". O novo vídeo, "Wrapped in Barbwire", é uma música com uma pegada mais punk. O guitarrista afirmou, em outro momento, não ser segredo que o vídeo é inspirado em "Garden of Eden" de uma de suas maiores influências, a banda GUNS N’ ROSES.
Assista o clipe de "Wrapped in Barbwire".
Para receber notícias regulares em português sobre a AMORAL, curta a página oficial brasileira no facebook:
http://www.facebook.com/AmoralTeamBrazil
Visite também o site oficial para maiores informações:
http://www.amoralweb.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
Graham Bonnet lembra de quando Cozy Powell deu uma surra em Michael Schenker
A primeira e a última grande banda de rock da história, segundo Bob Dylan
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
O álbum dos Rolling Stones que é melhor do que o "Sgt. Peppers", segundo Frank Zappa
Fabio Lione anuncia turnê pelo Brasil com 25 shows
Shows não pagam as contas? "Vendemos camisetas para sobreviver", conta Gary Holt
O músico que Ritchie Blackmore considera "entediante e muito difícil de tocar"
Os 50 melhores álbuns de 2025 segundo a Metal Hammer
Turnê atual do Dream Theater será encerrada no Brasil, de acordo com Jordan Rudess
Max, Andreas, Fernanda e Prika falam sobre Lemmy; "Esse cara fuma 40 cigarros de uma vez?!"
O baterista que ameaçou encher Ronnie James Dio de porrada caso ele lhe dirigisse a palavra
Desmistificando algumas "verdades absolutas" sobre o Dream Theater - que não são tão verdadeiras
Anitta: "Eu era roqueira. Comecei no funk por destino."
O hit de Eric Clapton que ele considera "quase impossível" de tocar certo ao vivo
Como Bon Jovi ajudou o jovem Sebastian Bach, mas virou seu grande inimigo

E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Alcest - Discografia comentada
A música que seria descartada, mas acabou virando um hit imortal do Rock
CDs: sua coleção pode valer uma fortuna e você nem sabe disso



