[an error occurred while processing this directive]

Matérias Mais Lidas


Summer Breeze 2024

Anos 50: grandes vocalistas da história do Rock

Por João Vitor Hatum de Mendonça
Fonte: Inside Loud
Postado em 18 de março de 2012

Muitas vezes, ao ouvirmos e analisarmos uma música, pensamos muito nas guitarras, naquele solo, naquele grande épico que é a música, naquela bela melodia, etc. Frequentemente, nos esquecemos do papel fundamental que um vocalista pode ter um grupo e em uma música. Um vocalista fraco, pode jogar tudo por água abaixo. Um ótimo vocalista, pode transformar a música. Um vocalista sozinho, pode ser a banda. Um vocalista sozinho, pode arruiná-la.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Nesses textos, não irei considerar apenas a qualidade técnica, mas vários outros fatores como sua importância para a música da época, sua presença como artista, seu impacto, seu carisma, etc. Existem muitas características que definem grandes vocalistas.

Então vamos ao que interessa.

Falar de grandes vocalistas do Rock dos anos 50, é mergulhar na história inicial do estilo. Alguns, poderiam nem ser estritamente do meio Rock and Roll, até porque, seria difícil definir isto naquela época, mas muitos ajudaram a construir os alicerces do que tivemos nas décadas seguintes, seja com o Blues, o Jazz, o Country, o R&B ou o Rockabilly.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

É impossível (e inapropriado) iniciar uma conversa sobre o Rock and Roll dos anos 50 sem citar o genial Chuck Berry. Mesmo que, aqui, eu o esteja citando como um dos grandes vocalistas da época, seu talento ia muito além, sendo um pioneiro e reinventando o modo de tocar guitarra. Dentre seus fãs confessos, temos gerações e gerações de músicos, de bandas como The Beatles, The Rolling Stones, The Allman Brothers Band, Judas Priest, entre outros. Nada mal, hã?

Chuck Berry, Norte-americano nascido em 1926, teve seu início como um músico de R&B, porém, com talento de sobra, ganhou fama e popularidade com seu estilo único de tocar e sendo um dos primeiros a tocar melodias com os, hoje famosos, solos de guitarra. Dentre seus maiores sucessos, estão as músicas Johnny B. Good, Maybellene e Roll Over Beethoven. Evidentemente, sua maior influência não foi como vocalista, mas por ser um e ter causado todo o impacto que causou, merece estar nessa lista, sem a menor dúvida. Chuck Berry continua, com seus mais de 80 anos, vivo e na ativa! Muita saúde a um dos grandes do Rock n Roll!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - DEN
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Agora, o imortal e o rei do Rock, Elvis Presley! Com uma das vozes mais incríveis de todos os tempos, além de performances e músicas que fizeram dele um verdadeiro hit comercial, Elvis, além de todo o talento, se tornou um dos personagens (se não o maior deles) mais reconhecidos, citados e relevantes de toda a história da música.

Norte-americano, nascido na década de 30, Elvis iniciou sua carreira antes dos 20 anos de idade, com uma mistura entre o Blues e o Rockabilly que revolucionou a música, além de sua excelente performance vocal, sendo considerado barítono. Ainda entre seus 20 e 22 anos, emplacou hits, fez participações na TV e tudo o que fez dele um dos maiores sucessos da segunda metade da década de 50. Mesmo que seu sucesso tenha continuado e alcançado grandes proporções nas duas décadas seguintes, até a sua morte no fim dos anos 70, foi nessa época que Elvis "estourou", fez seu nome e lançou alguns de seus maiores sucessos, como Jailhouse Rock, Hound Dog, Don’t Be Cruel e Love Me Tender.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Durante a década de 70, o "Rei do Rock" teve os seus piores dias, vivendo seus últimos anos em péssimo estado, comparecendo em condições lamentáveis a apresentações e sufocado pela dependência de medicamentos. Elvis faleceu aos 42 anos de idade. Um triste fim para uma das maiores vozes da história.

Dando sequência, temos a voz poderosa de Little Richard (nome verdadeiro Richard Wayne Penninman), músico precursor na mistura do R&B, Rock and Roll e o Funk, influenciando gerações de músico dos mais variados estilos e épocas, como James Brown, Bob Dylan e Michael Jackson. Um dos seus maiores sucessos (talvez o maior de todos), Tutti Frutti, ganhou, inclusive, uma versão de Elvis Presley.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Uma voz única e um músico que influenciou gerações, não apenas pela sua voz, mas também pelo seu talento como compositor e multi-instrumentista. Hoje, com 79 anos, Little Richard continua na ativa, carregando em suas costas uma carreira de sucesso e alguns feitos importantes, como ter sido um dos primeiros músicos a entrar para o Rock And Roll Hall Of Fame, na década de 80, ao lado de vários músicos de sua época como Chuck Berry, Elvis Presley, Ray Charles, entre outros.

E falando em Ray Charles, este é outro gigante desse período. Cego desde os 7 anos de idade, em função de um glaucoma, Ray Charles Robinson é considerado um dos maiores músicos de todos os tempos e uma das vozes mais versáteis e marcantes da música. Como compositor, foi um dos principais arquitetos do Soul, uma das maiores influências em diversos os estilos e considerado, por muitos, o músico mais importante de sua época. Seu estilo vocal, não chegava a atingir notas extremamente altas ou baixas, mas conseguia atingir alturas variadas, o que dificulta a caracterização de sua voz.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - DEN
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Entre seus maiores sucessos, estão Hit The Road Jack, Georgia In My Mind e Busted. Apesar de uma grandiosa carreira, Ray teve diversos problemas com abuso de drogas e faleceu em 2004, aos 73 anos, devido a complicações no fígado.

Duas das mais belas vozes do Rock and Roll dos anos 50 são de Tony Williams e Zola Taylor, vocalistas do grupo The Platters, que emplacou alguns dos maiores sucessos da época, como Only You e The Great Pretender. A voz de Tony Williams é uma das mais marcantes e mais poderosas da época, considerado um tenor. Ele faleceu em 1992, aos 64 anos de idade, vítima de um enfisema. Zola Taylor, faleceu em 2007, aos 69 anos de idade, por decorrência de uma pneumonia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Divulgue sua banda de Rock ou Heavy Metal

Outro enorme expoente da década de 50 é o vocalista/pianista Jerry Lee Lewis, mais um pioneiro do Rock and Roll da época e um dos poucos que mantiveram enorme sucesso nas décadas seguintes, continuando até os dias de hoje. Uma grande influência, tanto pelo seu estilo vocal (mesmo não sendo um vocalista tão poderoso como outros de seu tempo), quanto pelo seu estilo musical (acompanhado pelo seu piano).

Dentre seus sucessos nos anos 50, podemos citar as clássicas Great Balls Of Fire e Whole Lotta Shakin’ Goin’ On. Jerry Lee Lewis, ao lado dos já citados Chuck Berry, Elvis Presley, Ray Charles e outros contemporâneos (como Fats Domino e Bo Diddley), passou a integrar, nos anos 80, o Rock And Roll Hall Of Fame.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Uma das mais maravilhosas vozes da época, apesar de ter sido, no fim das contas, uma influência maior para o Soul do que para o próprio Rock, é a de Sam Cooke. Parte do grupo R&B da época, Cooke possuia a versatilidade de um artista que, fora do Rock, atingiu o público Soul e Pop. Entre seus maiores sucessos, estão A Change Is Gonna Come e Wonderful World. Mesmo que nem todas suas músicas se assemelhem com os grandes do Rock and Roll da época, vale a ouvida, pois é uma das maiores vozes dos anos 50.

Cooke foi assassinado em 1964, aos 33 anos de idade, pelo segurança de um hotel.

Big Joe Turner, outro grande nome da época, apesar de ter iniciado sua carreira muito antes dos anos 50, teve ali, o período onde sua música "explodiu" e ganhou notoriedade. Tendo sua origem no Blues, Joseph Vernon Turner foi mais um grande pioneiro no Rock and Roll com suas contribuições para a música da época, lançando grandes sucessos como Shake Rattle & Roll, Honey Hush e Flip Flop And Fly. Big Joe Turner faleceu em 1985, aos 74 anos de idade, devido a um ataque cardíaco.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Se Elvis é o "Rei do Rock", Carl Perkins, mais um nome de peso dos anos 50, é o "Rei do Rockabilly." Com algumas de suas músicas gravadas por nomes da época e posteriores, inclusive pelo próprio Elvis Presley, Perkins lançou alguns sucessos como Blue Suede Shoes e Dixie Fried. O músico continuou sua carreira pelos anos seguintes e veio a falacer em 1998, com 65 anos, em decorrência de um câncer na garganta.

Para encerrar essa lista, cito aqui ninguém menos que Johnny Cash, um dos maiores artistas não só de sua época, mas de todos os tempos. Apesar de, como muitos de seu tempo, não ser um músico essencialmente ligado ao Rock and Roll, seu antigo trabalho foi essencial para desenvolver o estilo nos anos 50, flertando bastante com o Country (que viria a ser mais evidente com o tempo) e sendo reconhecido com seu Rockabilly (que por si só, já possui influências do Country).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - DEN
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Um dos artistas mais controversos de sua época, devido, principalmente, ao seu abuso de drogas, Johnny Cash obteve enorme sucesso comercial nas décadas seguintes à de 50, porém, registrou músicas de sucesso e importantes para o período, como I Walk The Line e Guess Things Happen That Way. Além de sua influência, musicalmente falando, o estilo característico de sua voz e da forma em que cantava, fez com que Cash se tornasse definitivamente um músico único. Ele veio a falecer em 2003, aos 73 anos de idade, decorrente de várias complicações de saúde que vinha sofrendo nos anos anteriores. Curiosamente, sua esposa June Caster Cash havia falecido apenas alguns meses antes de sua morte.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luan Lima | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |

E chegamos aqui ao fim dessa lista de grandes vocalistas dos anos 50. Como é fácil notar, eu não citei todos os grandes e influentes cantores daquele período, mas tentei cobrir alguns dos melhores, mais relevantes e mais reconhecidos dessa época de formação do que hoje chamamos de Rock and Roll. Com tantos músicos de talento, seria impossível citar todos.

Qualquer comentário e sugestão será mais do que bem vindo. Ficamos aqui com essa pequena dica e ideia do que foi a música naquele período e na quantidade de bons vocalistas/cantores que existiam. Alguns, tiveram vida plena até o fim de sua carreira. Outros, tiveram fins desastrosos ou diversos problemas durante os anos que se passaram. E por sorte, ainda temos alguns que estão vivos e bem, para manter a história rolando.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Um grande abraço!

Observação: esta lista não é organizada, de forma alguma, sob uma ordem de classificação dos músicos, tampouco procura expor a opinião do autor sobre qual é o melhor ou qual é o pior. Foram simplesmente citados, independente de uma ordem específica, músicos relevantes para sua época.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Siga e receba novidades do Whiplash.Net:

Novidades por WhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Stamp


publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luan Lima | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre João Vitor Hatum de Mendonça

Nascido no interior de São Paulo em 1988, hoje graduado no curso de Bacharelado em Ciência da Computação, fanático por Rock e Heavy Metal desde pirralho, sendo, hoje, um dos responsáveis pelo site Rust In Page e criador do blog Inside Loud. A paixão pelo Rock surgiu lá pelos 10 anos de idade com um álbum do Aerosmith e, desde então, teve (e ainda tem) entre seus músicos e bandas favoritas nomes como Iron Maiden, Judas Priest, Megadeth, Rush e Van Halen. Mas, independente de rótulos e conceitos pré-definidos, seu gosto musical viaja desde o som mais pesado de um Carcass, até os experimentalismos de um Mr. Bungle e o som mais moderno de um Stone Sour, apenas ouvindo o que lhe agrada e soa bem aos ouvidos. Hoje, além de trabalhar na área de Computação e ser um 'músico' casual, despende parte de seu tempo no blog Inside Loud, em homenagem a uma de suas maiores paixões: a boa e velha música.
Mais matérias de João Vitor Hatum de Mendonça.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIAR NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS