Álbuns-tributo: homenagem ou uma forma de tirar proveito?
Por Thiago Pimentel
Fonte: Hangover Music
Postado em 26 de novembro de 2010
Álbuns-Tributo tornaram-se febre principalmente no meio do rock n' roll / heavy metal há alguns anos. Não precisa procurar muito para deparar-se com alguns deles, e as modalidades são muitas. Existem desde tributos tradicionais - com bandas famosas tocando covers do artista homenageado-, a tributos inusitados como versões em piano de clássicos do rock ou até mesmo versões infantis para músicas do METALLICA (!).
Tal prática mostrou-se uma boa alternativa tanto para selos pequenos - que querem divulgar bandas desconhecidas - quanto para gravadoras maiores, e atualmente é bastante difundida. Existe quem defenda, vendo o lado positivo da prática, e existe quem acha pura perda de tempo.
Um exemplo recente é o caso envolvendo a banda de Heavy Metal MANOWAR. Após a morte do vocalista Ronnie James Dio o conjunto despertou polêmica por, pouco tempo depois do fato, anunciar a produção de um tributo ao finado vocalista. Tributo este que contaria apenas com bandas pertecentes ao selo (Magic Circle) do próprio líder do MANOWAR - Joey DeMaio. A ex-esposa de Dio demonstrou publicamente sua desaprovação a ideia, inclusive referindo-se como uma mera tentativa de lucro em cima da tragédia do vocalista. A banda defendeu-se e lançou o tributo pouco tempo depois.
Outro caso envolveu o vocalista norueguês Jorn Lande (Masterplan) - que lançou um álbum com covers de Dio, que leva o nome de.... Dio. Este fato fez que muitos acusarem o cantor de "aproveitador", mesmo com o músico deixando claro que era um grande fã de Ronnie e o tributo estava sendo encaminhado há um certo tempo.
Jorn chegou inclusive a participar de shows com o HEAVEN AND HELL como forma de tributo a Ronnie James Dio.
Os tributos são vistos como forma de homenagear um certo artista - muitas vezes influência da banda que faz o cover - ou oferecer alternativas diferentes e curiosas da execução daquela música. O fato é que a produção desenfreada dos mesmos resultou na criação de muitos tributos sem alma, cuja intenção é apenas empurrar algo feito nas coxas. Ou seja, perde-se o conceito básico de homenagear, e o pior: acaba não existindo arte.
Segue abaixo uma lista dos que, em minha opinião, tratam-se de excelentes trabalhos. Como existem muitos, é óbvio que um ou outro ficou de fora. Tentarei separar por modalidade para maior compreensão. Bom deixar claro que não trata-se de um "top" ou algo do tipo, são apenas recomendações postadas de forma aleatórias.
A Tribute to The Four Horsemen (2002) [Metallica]
Lançando em 2002 pela Nuclear Blast este é um dos tributos mais conhecidos ao METALLICA. Reunindo nomes como ANTHRAX, DESTRUCTION, IN FLAMES e DARK TRANQUILITY este tributo, apesar de altos e baixos, no geral tem saldo positivo. Sendo bastante recomendado. Em meio a tantos tributos ao Metallica este continua como um de meus favoritos
Ouça:
DESTRUCTION - Whiplash
ANTHRAX - Phantom Lord
PRIMAL FEAR - Seek and Destroy
A Tribute to Judas Priest: Legends of Metal Vol. II (1996) [Judas Priest]
A segunda edição desse tributo aos britânicos do Judas Priest consegue ser ainda melhor que o primeiro - que já é bom. O Judas influenciou diversas bandas de heavy metal e é homenageado com dignidade aqui. Dentre os artistas que prestaram homenagem inclui-se desde o power metal do Angra, Blind Guardian e Iced Earth a bandas mais agressivas como Kreator, Overkill e Forbidden - o que apenas confirma o quão o Judas foi influente para o estilo
Ouça:
ICED EARTH - The Ripper
BLIND GUARDIAN - Beyond The Realms of Death
NEVERMORE - Love Bites
Nativity in Black (1994) [Black Sabbath]
Esse é um daqueles tributos tido como essencial pela maioria dos apreciadores desse tipo de trabalho. Nomes de peso como MEGADETH, TYPE O NEGATIVE, SEPULTURA, FAITH NO MORE e o próprio Ozzy Osbourne talvez justifiquem isso. O que importa é que é um ótimo tributo.
Ouça:
SEPULTURA - Symptom of the Universe
BRUCE DICKINSON - Sabbath Bloody Sabbath
FAITH NO MORE - War Pigs (Live)
Confira o resto da lista no link abaixo.
http://hangover-music.blogspot.com/2010/11/materia-albuns-tributo-forma-para-tirar.html
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda sem frescura que tinha os melhores músicos do rock, segundo Joe Perry
O baterista que é um "músico bom em banda ruim", segundo Regis Tadeu
Cartaz oficial do Bangers Open Air é divulgado pela organização do festival
Clássico dos anos 2000 supera 3 bilhões de plays no Spotify
O guitarrista brasileiro que ouviu a real de produtor: "Seu timbre e sua mão não são bons"
A música subestimada do Metallica que Lars diz ser um enrosco pra tocar ao vivo
Como Angela Gossow se juntou ao Arch Enemy, de acordo com Michael Amott
Manowar se manifesta em solidariedade ao guitarrista Ross the Boss
Por que Kurt Cobain detestava Phil Collins, Axl Rose e o Grateful Dead
O disco clássico que fez Steve Vai começar a tocar guitarra
A banda que Joey Ramone disse que mais o inspirava; "Uma experiência de corpo e mente"
Angela Gossow comenta em postagem de Michael Amott e fãs se empolgam
O gênero musical que nunca será tão relevante quanto o rock, segundo Gene Simmons
As melhores músicas do último disco do Megadeth, segundo Gastão Moreira
"Esse disco acabou com minha paixão pelo heavy metal": Sergio Martins revisita clássico


O grunge não inventou o rock pesado - apenas chegou primeiro à MTV
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Alcest - Discografia comentada
Frontman: quando o original não é a melhor opção
Pattie Boyd: o infernal triângulo com George Harrison e Eric Clapton


