Álbuns-tributo: homenagem ou uma forma de tirar proveito?

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Thiago Pimentel, Fonte: Hangover Music
Enviar correções  |  Comentários  | 

Álbuns-Tributo tornaram-se febre principalmente no meio do rock n' roll / heavy metal há alguns anos. Não precisa procurar muito para deparar-se com alguns deles, e as modalidades são muitas. Existem desde tributos tradicionais - com bandas famosas tocando covers do artista homenageado-, a tributos inusitados como versões em piano de clássicos do rock ou até mesmo versões infantis para músicas do METALLICA (!).

5000 acessosMetallica: a lista de exigências da banda em 19835000 acessosMusas do Metal: confira as 10 mais lindas atualmente

Tal prática mostrou-se uma boa alternativa tanto para selos pequenos - que querem divulgar bandas desconhecidas - quanto para gravadoras maiores, e atualmente é bastante difundida. Existe quem defenda, vendo o lado positivo da prática, e existe quem acha pura perda de tempo.

Um exemplo recente é o caso envolvendo a banda de Heavy Metal MANOWAR. Após a morte do vocalista Ronnie James Dio o conjunto despertou polêmica por, pouco tempo depois do fato, anunciar a produção de um tributo ao finado vocalista. Tributo este que contaria apenas com bandas pertecentes ao selo (Magic Circle) do próprio líder do MANOWAR - Joey DeMaio. A ex-esposa de Dio demonstrou publicamente sua desaprovação a ideia, inclusive referindo-se como uma mera tentativa de lucro em cima da tragédia do vocalista. A banda defendeu-se e lançou o tributo pouco tempo depois.

Outro caso envolveu o vocalista norueguês Jorn Lande (Masterplan) - que lançou um álbum com covers de Dio, que leva o nome de.... Dio. Este fato fez que muitos acusarem o cantor de "aproveitador", mesmo com o músico deixando claro que era um grande fã de Ronnie e o tributo estava sendo encaminhado há um certo tempo.

Jorn chegou inclusive a participar de shows com o HEAVEN AND HELL como forma de tributo a Ronnie James Dio.

Os tributos são vistos como forma de homenagear um certo artista - muitas vezes influência da banda que faz o cover - ou oferecer alternativas diferentes e curiosas da execução daquela música. O fato é que a produção desenfreada dos mesmos resultou na criação de muitos tributos sem alma, cuja intenção é apenas empurrar algo feito nas coxas. Ou seja, perde-se o conceito básico de homenagear, e o pior: acaba não existindo arte.

Segue abaixo uma lista dos que, em minha opinião, tratam-se de excelentes trabalhos. Como existem muitos, é óbvio que um ou outro ficou de fora. Tentarei separar por modalidade para maior compreensão. Bom deixar claro que não trata-se de um "top" ou algo do tipo, são apenas recomendações postadas de forma aleatórias.


A Tribute to The Four Horsemen (2002) [Metallica]

Lançando em 2002 pela Nuclear Blast este é um dos tributos mais conhecidos ao METALLICA. Reunindo nomes como ANTHRAX, DESTRUCTION, IN FLAMES e DARK TRANQUILITY este tributo, apesar de altos e baixos, no geral tem saldo positivo. Sendo bastante recomendado. Em meio a tantos tributos ao Metallica este continua como um de meus favoritos

Ouça:
DESTRUCTION - Whiplash
ANTHRAX - Phantom Lord
PRIMAL FEAR - Seek and Destroy


A Tribute to Judas Priest: Legends of Metal Vol. II (1996) [Judas Priest]

A segunda edição desse tributo aos britânicos do Judas Priest consegue ser ainda melhor que o primeiro - que já é bom. O Judas influenciou diversas bandas de heavy metal e é homenageado com dignidade aqui. Dentre os artistas que prestaram homenagem inclui-se desde o power metal do Angra, Blind Guardian e Iced Earth a bandas mais agressivas como Kreator, Overkill e Forbidden - o que apenas confirma o quão o Judas foi influente para o estilo

Ouça:
ICED EARTH - The Ripper
BLIND GUARDIAN - Beyond The Realms of Death
NEVERMORE - Love Bites


Nativity in Black (1994) [Black Sabbath]

Esse é um daqueles tributos tido como essencial pela maioria dos apreciadores desse tipo de trabalho. Nomes de peso como MEGADETH, TYPE O NEGATIVE, SEPULTURA, FAITH NO MORE e o próprio Ozzy Osbourne talvez justifiquem isso. O que importa é que é um ótimo tributo.

Ouça:
SEPULTURA - Symptom of the Universe
BRUCE DICKINSON - Sabbath Bloody Sabbath
FAITH NO MORE - War Pigs (Live)

Confira o resto da lista no link abaixo.

http://hangover-music.blogspot.com/2010/11/materia-albuns-tr...

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias da seção Matérias

MetallicaMetallica
A lista de exigências da banda em 1983

Musas do MetalMusas do Metal
Confira as 10 mais lindas atualmente

Tirando a poeira do tímpanoTirando a poeira do tímpano
20 novas bandas de rock pra curtir

5000 acessosEm vídeo: Seguidores do Demônio, as 10 bandas mais perigosas segundo pastor americano5000 acessosTraduções: Letras de rock relacionadas a ocultismo e satanismo5000 acessosBullet For My Valentine: vocal detonou Guns em turnê5000 acessosThin Lizzy: Scott Gorham e as lembranças de Phil Lynott5000 acessosLinkin Park: um exemplo mostra que é a banda mais foda do mundo5000 acessosSerguei: comentários sobre a morte de Jimi Hendrix

Sobre Thiago Pimentel

Tenta, desde meados de 2010, escrever textos que abordem as vertentes da mais peculiar - em seu ponto de vista - manifestação artística do ser humano, a música. Para tal, criou o blog Hangover-Music e contribui no Whiplash.Net. Além disso, é estudante de jornalismo, guitarrista e acredita que se algum dia o Deus metal existira, ele morreu em 13/12/2001.

Mais matérias de Thiago Pimentel no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online