Katsbarnea
Por João Dias
Fonte: Katsbarnea - Site Oficial
Postado em 23 de junho de 2008
O Katsbarnea é uma banda brasileira que surgiu em 1988, época prolífera para bandas de Rock, mas nem tanto para o Rock Cristão. Assim, o Katsbarnea se tornou a primogênita do chamado "Movimento Gospel" no Brasil. Sua temática sempre foi letras contra as drogas, a violência, as diferenças sociais e preconceitos, além de levar a palavra da Bíblia de maneira forte para os jovens.
Em 1989 eles publicaram uma fita-demo chamada "O Som que te faz Girar", fita essa que incluía a faixa "Extra", que ganhou o Festival Interno do Colégio Objetivo em São Paulo. Essa fita demo incluia outras faixas bem divertidas, como "Pacote Salvação". Com uma musicalidade do BRock anos 80, similar a BLITZ e GANG 90.
Após esse disco, veio o "Katsbarnea", de 1990, com algumas releituras da fita demo, mais outras músicas, como "Ver o sol", "Consumo" e "Fumaça arisca", "Apocalipse Now", além de outra marca registrada da banda: "Revolução". Esse disco segue a linha do anterior, com um estilo simples e cheio de backing vocais femininos.
O disco seguinte, "Cristo ou Barrabás", de 1993, foi o começo de outra fase da banda: o da experimentação. Seguindo desde um Hard Rock até o Pop/Rock, é um dos discos mais criativos da banda, só perdendo para o atual e para o subsequente, "Armagedom", de 1995. Este último tem uma outra música extremamente conhecida e admirada: "Gênesis".
A banda passaria então anos sem gravar novamente, até 2000, quando a banda mudou de formação quase que por completo, saindo o vocalista principal Brother Simion para o retorno de Paulinho Makuko. Nesse ano eles lançariam o disco ao vivo e acústico "A Revolução Está de Volta", com alguns dos melhores sucessos dos 3 primeiros discos em roupagam acústica. Dois anos depois sairía o "Profecia", mais um disco de regravações, incluíndo aí algumas músicas da carreira solo de Brother Simion.
Depois desse disco veio um tempo enorme de sumiço da banda. Muitos integrantes entraram, saíram, a banda chegou a acabar, mas voltou logo. Só lançaram um novo disco em 2007 "A Tinta de Deus", cheio de músicas inéditas. Planejam fazer um DVD possivelmente até o ano que vem.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baterista quebra silêncio e explica o que houve com Ready To Be Hated, de Luis Mariutti
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
We Are One Tour 2026 anuncia data extra para São Paulo
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
Como foi lidar com viúvas de Ritchie Blackmore no Deep Purple, segundo Steve Morse
Para criticar Ace Frehley, Gene Simmons mente que ninguém morre devido a quedas
O disco que Flea considera o maior de todos os tempos; "Tem tudo o que você pode querer"
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
As 5 melhores bandas de rock de Brasília de todos os tempos, segundo Sérgio Martins
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
O segredo do sucesso do Metallica, na opinião do guitarrista Kerry King
O clássico do rock que para Ronnie James Dio é "Uma das maiores canções de todos os tempos"
Tom Grosset: O mais rápido baterista do mundo segundo o Guinness


Alcest - Discografia comentada
Eles abriram caminho para bandas como o Guns N' Roses, mas muita gente nunca ouviu falar deles
Guns N' Roses: como foram gravados os "ruídos sexuais" de "Rocket Queen"
Bandas de Heavy Metal esquecidas (ou desconhecidas) do público brasileiro



