Scud

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Enviar correções  |  Ver Acessos


Release Oficial

Quando a Guerra do Golfo é deflagrada no Oriente Médio em meados dos anos 90, na capital do Estado do Piauí explode a banda SCUD, que veio quebrar as barreiras da cultura regional e definir um estilo que passava despercebido, mas que envolvia jovens por todo Brasil e nomeava grandes bandas nacionais e internacionais.

Em tempos que as bandas ainda divulgavam seus trabalhos em fitas cassete, as famosas demo-tapes, que muitos na época achavam que se tratava de "fitas do demônio", o SCUD lança sua primeira gravação em 91 com o título de LAMPIAO (Cangaceiro que fez história no nordeste), com 8 faixas e que já mostrava toda a capacidade musical do trio formado por Marcelo Alelaf (baixo/vocal), Thyrso Neto (guitarra/ voz) e Maurício barros (bateria). A demo-tape LAMPIAO percorreu com grande repercussão todo o norte/nordeste, como também comentada, nos meios de divulgação no sul/sudeste do Brasil.

Com casa lotada em todos os shows que faziam durante a divulgação do compacto SHOUT, no ano de 93, o SCUD mostrava toda a sua força nos palcos, mesmo com a saída do guitarrista Thyrso Neto antes da gravação do compacto. Com a ascensão do CD, o álbum ainda assim, teve uma projeção pra lá da fúria de LAMPIAO com suas 2 faixas BEAN WITH RICE e SHOUT. Essa última tornou-se um hino de todos os headbangers do Piauí, de onde até se originou uma marca específica em malharia, a Shout Rock. Nessa época a mudança na banda foi impactante, onde o SCUD de trio, passou a ser um quarteto com a vinda do paraense Joe Ferry para a segunda guitarra, e Fawster Teles para o baixo, substituindo o vocalista Marcelo Alelaf, que agora passara a tocar guitarra. Nesse período, com o lançamento do compacto SHOUT a banda mostrou toda sua seriedade, profissionalismo e talento, que fez o nome SCUD percorrer as páginas das melhores revistas especializadas do país e a musica título ser amplamente tocada em horários comerciais nas melhores rádios.

Na virada do século XX, e pisando com o pé direito no novo milênio, o SCUD respira o ar litorâneo do Piauí, pois a banda agora está estabelecida na cidade natal de seus integrantes, Parnaíba. E é na capital do "Delta do Rio Parnaíba", o único delta das Américas, que o SCUD resolve voltar às suas origens e atacar como um power trio, com Marcelo Alelaf (guitarra/vocal), Klécius Oliveira (baixo) e Fábio Nasc (bateria).

Em 2003 brindam seus fãs com o CD-demo - "SHUT EYES", com apenas uma música, mas que mostra toda a energia presente no SCUD. Em pouco tempo a música SHUT EYES seria escolhida para fazer parte do DVD - PIAUÍ POP 2005, o maior evento de música do Piauí, onde foi unânime o comentário sobre a performance coesa e arrebatadora da banda. Klécius após a gravação do álbum CLOUDS TAKEN BY THE WIND não se adaptou ao sistema de trabalho da banda e encerrou sua participação no SCUD. Mas o destino generoso dado àqueles que sempre lutam e se esforçam para alcançarem seus sonhos e ideais, ou talvez pelo significado peculiar que o nome SCUD carrega - "Nuvens Levadas Pelo Vento", nome dado ao álbum de estréia da banda - Fawster Teles logo chega para tomar em definitivo seu posto de baixista original da banda. Já nos primeiros ensaios preparatórios para o show de lançamento do álbum CLOUDS TAKEN BY THE WIND em 2006, notou-se "de cara" a química que envolve esse power trio e a consistência sonora formado pela garra e paixão de seus integrantes pela música.

Site: http://www.scudband.com




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção MatériasTodas as matérias sobre "Scud"


Rob Zombie: sua lista dos 5 Melhores Filmes de ZumbiRob Zombie
Sua lista dos 5 Melhores Filmes de Zumbi

Freddie Mercury: 18 fotos espontâneas ao lado do namorado Jim HuttonFreddie Mercury
18 fotos espontâneas ao lado do namorado Jim Hutton

Batman: 10 razões pelas quais ele é Metal pra carambaBatman
10 razões pelas quais ele é Metal pra caramba

Baixos e Guitarras: Instrumentos que são verdadeiras obras primasBaixos e Guitarras
Instrumentos que são verdadeiras obras primas

Metal Up Your Ass: Os primórdios do MetallicaMetal Up Your Ass
Os primórdios do Metallica

Iron Maiden, História e Caos: o álbum Iron MaidenIron Maiden, História e Caos
O álbum Iron Maiden

Flea: Já pensei em deixar o RHCP um milhão de vezesFlea
"Já pensei em deixar o RHCP um milhão de vezes"