Scud
Postado em 17 de dezembro de 2006
Release Oficial
Quando a Guerra do Golfo é deflagrada no Oriente Médio em meados dos anos 90, na capital do Estado do Piauí explode a banda SCUD, que veio quebrar as barreiras da cultura regional e definir um estilo que passava despercebido, mas que envolvia jovens por todo Brasil e nomeava grandes bandas nacionais e internacionais.
Em tempos que as bandas ainda divulgavam seus trabalhos em fitas cassete, as famosas demo-tapes, que muitos na época achavam que se tratava de "fitas do demônio", o SCUD lança sua primeira gravação em 91 com o título de LAMPIÃO (Cangaceiro que fez história no nordeste), com 8 faixas e que já mostrava toda a capacidade musical do trio formado por Marcelo Alelaf (baixo/vocal), Thyrso Neto (guitarra/ voz) e Maurício barros (bateria). A demo-tape LAMPIÃO percorreu com grande repercussão todo o norte/nordeste, como também comentada, nos meios de divulgação no sul/sudeste do Brasil.
Com casa lotada em todos os shows que faziam durante a divulgação do compacto SHOUT, no ano de 93, o SCUD mostrava toda a sua força nos palcos, mesmo com a saída do guitarrista Thyrso Neto antes da gravação do compacto. Com a ascensão do CD, o álbum ainda assim, teve uma projeção pra lá da fúria de LAMPIÃO com suas 2 faixas BEAN WITH RICE e SHOUT. Essa última tornou-se um hino de todos os headbangers do Piauí, de onde até se originou uma marca específica em malharia, a Shout Rock. Nessa época a mudança na banda foi impactante, onde o SCUD de trio, passou a ser um quarteto com a vinda do paraense Joe Ferry para a segunda guitarra, e Fawster Teles para o baixo, substituindo o vocalista Marcelo Alelaf, que agora passara a tocar guitarra. Nesse período, com o lançamento do compacto SHOUT a banda mostrou toda sua seriedade, profissionalismo e talento, que fez o nome SCUD percorrer as páginas das melhores revistas especializadas do país e a musica título ser amplamente tocada em horários comerciais nas melhores rádios.
Na virada do século XX, e pisando com o pé direito no novo milênio, o SCUD respira o ar litorâneo do Piauí, pois a banda agora está estabelecida na cidade natal de seus integrantes, Parnaíba. E é na capital do "Delta do Rio Parnaíba", o único delta das Américas, que o SCUD resolve voltar às suas origens e atacar como um power trio, com Marcelo Alelaf (guitarra/vocal), Klécius Oliveira (baixo) e Fábio Nasc (bateria).
Em 2003 brindam seus fãs com o CD-demo - "SHUT EYES", com apenas uma música, mas que mostra toda a energia presente no SCUD. Em pouco tempo a música SHUT EYES seria escolhida para fazer parte do DVD – PIAUÍ POP 2005, o maior evento de música do Piauí, onde foi unânime o comentário sobre a performance coesa e arrebatadora da banda. Klécius após a gravação do álbum CLOUDS TAKEN BY THE WIND não se adaptou ao sistema de trabalho da banda e encerrou sua participação no SCUD. Mas o destino generoso dado àqueles que sempre lutam e se esforçam para alcançarem seus sonhos e ideais, ou talvez pelo significado peculiar que o nome SCUD carrega – "Nuvens Levadas Pelo Vento", nome dado ao álbum de estréia da banda - Fawster Teles logo chega para tomar em definitivo seu posto de baixista original da banda. Já nos primeiros ensaios preparatórios para o show de lançamento do álbum CLOUDS TAKEN BY THE WIND em 2006, notou-se "de cara" a química que envolve esse power trio e a consistência sonora formado pela garra e paixão de seus integrantes pela música.
Site: http://www.scudband.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps