Hole
Por Raissa Bayley Cooke
Postado em 06 de abril de 2006
Courtney Love iniciou o Hole em 1989, recrutando o guitarrista Eric Erlandson através de um anúncio colocado em um jornal local. Love já havia passado por outras bandas como o Faith No More, porém agora queria algo dela. Mais tarde, ela e Eric convidariam a baixista Jill Emery e a baterista Caroline Rue e lá estava a primeira formação do Hole. Juntos, gravaram o primeiro álbum, "Pretty on the Inside", lançado em 1991 e produzido por Kim Gordon, baixista do Sonic Youth.
No começo de 1992, Love casou-se com Kurt Cobain, cantor e guitarrista do Nirvana. O casal teve diversos problemas com drogas e perdeu a guarda da filha Frances Bean por conta de uma declaração que Love deu à revista Vanity Fair onde dizia ter usado heroína durante a gravidez. A filha do casal morava com o irmão de Love.
Em 1993, quando o casal recupera sua filha, o Hole tem que contratar uma nova baixista, Kristen Paff, e baterista, Patty Schemel, devido à morte e à saída da baixista e baterista originais. Em meados de 94, foi lançado "Live Through This", considerado por alguns críticos o melhor álbum do ano. Quatro dias após é encontrado o corpo de Kurt Cobain em sua mansão; até hoje discutem se foi suicídio ou se ele foi assassinado por Love.
Dois meses depois da morte de Kurt, Kristen M. Pfaff foi encontrada morta de overdose de heroína em seu apartamento. Mesmo assim, pouco depois a banda já estava excursionando de novo, com a nova baixista Melissa Auf Der Maur, amiga do Billy Corgan, líder do Smashing Pumpkins.
Em 1998, Love juntou sua banda novamente para as gravações do CD "Celebrity Skin". As gravações tiveram o toque de Billy Corgan, que compôs algumas músicas. O álbum recebeu uma série de elogios da crítica, porém os antigos fãs que estavam acostumados com o lado mais roqueiro da banda não aprovaram.
Logo após as gravações do álbum, a baterista Patty Schemel deixou a banda para se submeter a um tratamento contra sua dependência de heroína e foi substituída por Samantha Malloney. Devido à nova cara pop do Hole, este álbum chegou a um milhão de cópias vendidas. Foi também nessa turnê que, em uma apresentação na Suécia, uma garota morreu esmagada na grade que separava o palco do público.
Em 1999, a baixista Melissa Auf Der Maur, deixou a banda e se juntou ao Smashing Pumpkins. A banda continuou junta, tocando com baixistas convidados.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
Dave Mustaine fala sobre "Ride the Lightning" e elogia Lars Ulrich: "Um excelente compositor"
A banda que fez Jimmy Page passar vergonha; "eu não queria estar ali"
Motörhead "salvou" baterista do Faith No More de ter que ouvir Ted Nugent
O maior cantor de todos os tempos para Steven Tyler; "Eles já tinham o melhor"
A melhor música do AC/DC de todos os tempos, segundo o ator Jack Black
Dave Mustaine cutuca bandas que retomaram atividade após turnês de despedida
A banda fenômeno do rock americano que fez história e depois todos passaram a se odiar
Loudwire escolhe parceria feminina como a melhor música de heavy metal de 2025
Wolfgang Van Halen diz que as pessoas estão começando a levar seu trabalho a sério
O melhor disco de heavy metal de 2025, segundo o Loudwire
A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
Os "pais do rock" segundo Chuck Berry - e onde ele entra na história
O que Max Cavalera não gostava sobre os mineiros, segundo ex-roadie do Sepultura
Os trabalhos do Guns N' Roses que Slash evita rever; "nem sei o que tem ali"

E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Alcest - Discografia comentada
A música que seria descartada, mas acabou virando um hit imortal do Rock
CDs: sua coleção pode valer uma fortuna e você nem sabe disso


