TNT

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Allan Jones
Enviar correções  |  Comentários  | 

O TNT foi uma das mais potentes bandas da década de 80. O seu show era classificado como um dos melhores do Hard n’ heavy oitentista. Só não foi maior em virtude deles não fazerem parte do eixo Estados Unidos–Inglaterra. Foi formada na fria Noruega por volta de 1982, na cidade de Trondheim. Consistia em Ronnie Le Tekro (Guitarra), Steiner Ekrum (Baixo), Morten Dahl (Bateria) e o frontman Dag Ingebrigstsen.

5000 acessosGhost: Papa Emeritus III sem máscara com Phil Anselmo e outros5000 acessosMegadeth: os 10 bens mais preciosos de Dave Mustaine

Eles lançaram um aclamado álbum pelo selo Vertigo e este disco trouxe uma boa reputação à banda na sua terra natal. Após o lançamento do primeiro disco, o baixista passou a ser Morty Black. Esta não foi a única mudança, pois em 1984, o vocalista Dag também se despediria da banda por problemas de ordem pessoal, cedendo o posto ao talentoso Tony Harnell. O TNT, que tinha uma veia mais heavy, com a entrada de Tony passou a ser mais melodioso .

O disco “Knights of New Thunder” apresentou a banda ao mundo que se rendeu ao talento do quarteto. Uma longa turnê se seguiu e a banda começou a fazer planos para o novo disco que seria muito mais suave que os anteriores.

“Tell no Tales” foi editado em 1987 e trouxe o hit “10,000 lovers” que estourou nas rádios.

O sucesso da banda crescia cada vez mais e os compromissos também aumentavam. Não suportando a pressão, o baterista Morte Dahl resolveu abandonar o barco. Um ano depois, já tinham um substituto. Henneth Odiin entrou e deu um novo ânimo a banda que lançou o disco “Intuition”. “Intuition” teve uma repercussão excelente em meio ao público do hard rock. Faixas como “Intuition”, “End of the line” e “Falling in Love” entraram nas paradas e tinham seus videoclips constantemente executados na MTV. Após este álbum a banda partiu para o Japão, onde fizeram várias apresentações, todas com lotação esgotada.

Pouco tempo depois, eles ainda voltaria ao Japão para mais uma turnê. Aproveitando a empatia do público japonês, a gravadora lançou um disco ao vivo chamado “Three nights in Tokyo” (92). Nestes shows a banda já não contava mais com o baterista Keneth Odiin; o substituto era Johny Mack que não durou muito também, logo cedeu a vaga para John Macaluso que, ainda em 92, gravou com a banda o discutível “Realized Fantasies” que teve uma resposta mediana do público e da crítica.

Após este disco, Tony Harnnell formou o Morning Wood, enquanto Le Trekö embarcou em um projeto chamado Vagabond. O baixista tomou um rumo desconhecido.

Em 1996, eles anunciaram um retorno. Lançaram o álbum “Firefly” em 1997, contando com o baterista Frode Hansen e o tecladista Dag Stokke. Como a álbum não teve o reconhecimento desejado, Harnell deixou a banda, mas voltaria um ano depois para gravar o álbum “Transistor”. Neste caso, a ementa saiu pior que o soneto, pois o disco “Transistor” foi execrado por todos, inclusive a própria banda mais tarde daria entrevistas lamentando o disco. Vale lembrar que em “Transistor” a banda havia contado com o baterista Frode Lamoy e havia dispensado o tecladista.

Em 2003 o baterista original Morten “Diesel” Dahl retornou às baquetas e juntos eles gravaram dois EP´s chamados de “Give me a Sign” e “Taste”. Os dois discos somam um total de 11 músicas e se não soam como os antigos clássicos, pelo menos servem para apagar a má impressão deixada com os últimos lançamentos. A banda partiu para uma turnê pela Europa onde desfilam clásssicos como “ Far as the eye can see”, “Intuition” e “ Fallen Angel”.

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "TNT"

Júpiter MaçãJúpiter Maçã
Morre aos 47 anos o cantor e compositor

0 acessosTodas as matérias da seção Matérias0 acessosTodas as matérias sobre "TNT"

GhostGhost
Papa Emeritus III sem máscara com Phil Anselmo e outros

MegadethMegadeth
Os 10 bens mais preciosos de Dave Mustaine

AC/DCAC/DC
Perguntas e respostas e curiosidades diversas

5000 acessosHistória do rock: Sexo bizarro, drogas, mortes e outros boatos5000 acessosRock Brasileiro da Década de 705000 acessosO Clube dos 27: 17 roqueiros que sucumbiram à idade fatídica5000 acessosAeroblus, o maior power trio latino americano2695 acessosDe Volta Para o Futuro: cinco versões metal do tema clássico5000 acessosSepultura: como foi o convite para tocar com o Motörhead?

Sobre Allan Jones

É carioca, tem 23 anos e ouve rock desde pequeno. Suas principais influências são dos anos 70 e 80. Fez vários trabalhos relacionados ao rock, desde programas de rádio até promoção de eventos. Além disso, é músico e também faz trabalhos relacionados ao teatro. Oficialmente trabalha para a secretaria de fazenda de uma prefeitura de um município do Rio. Atistas prediletos: Kiss, Alice Cooper, Van Halen, Todd Rundgren, Asia, Kansas, Journey e as bandas do cenário do hard oitentista.

Mais matérias de Allan Jones no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online