Evan Dando
Postado em 06 de abril de 2006
Biografia originalmente publicada no site Dying Days
Por Alexandre Luzardo
Fim do Lemonheads, início da carreira solo de Evan Dando. Na verdade, essa mudança não significa muita coisa, já que Evan sempre foi a principal figura do Lemonheads em meio a formações instáveis de um disco para o outro. Não houve um momento onde Evan anunciou oficialmente o fim do Lemonheads, talvez o ponto que identifica o final da banda seja o último show no Reading Festival (97), com a formação que gravou o álbum "Car Button Cloth". A partir dali os integrantes se separaram e não havia mais a intenção de reunir o Lemonheads no futuro (mesmo que com novos integrantes). Evan admitiu publicamente pela primeira vez o fim da banda em entrevista para a NME inglesa, em janeiro de 2001.
O período imediatamente após o fim do Lemonheads não foi exatamente dos mais produtivos para Evan Dando, que só voltaria a se apresentar ao vivo em 98, em shows ocasionais de voz e violão. Em 2000 Evan faz uma participação no álbum "God Bless the Black Babies" que marcava o retorno da banda Blake Babies, que conta com a ex-colega de Lemonheads Juliana Hatfield na formação. A partir dali, Evan prosseguiu com sua turnê acústica apresentando alguns covers, velhas canções do repertório do Lemonheads e composições novas, algumas delas em parceria com o músico australiano Ben Lee. A turnê rendeu o lançamento de "Live at the Brattle Theatre" em 2001 apenas na Austrália. O álbum vinha acompanhado de um EP bônus, que consistia em covers de clássicos country. Em um determinado momento foi noticiado que o primeiro trabalho solo de Evan Dando seria um disco de covers, que acabou então relegado a bônus de seu álbum ao vivo. De volta aos EUA, Evan participou de uma turnê conjunta com Ben Kweller (ex-Radish) que estava iniciando sua carreira solo e declarava a todo momento que o Lemonheads era uma de suas maiores influências. Com a repercussão do trabalho de Kweller aumentando, o interesse do público em Evan Dando voltava a crescer.
Morando em Nova York, a poucos quarteirões de onde aconteceu a tragédia de 11 de setembro, Evan Dando começa a pensar mais seriamente no seu primeiro álbum de estúdio em carreira solo e para isso contou com a parceria de Jon Brion (responsável pela trilha sonora dos filmes Boogie Nights e Magnólia) e do produtor Bryce Goggin, que já havia trabalhado com Evan nos tempos do Lemonheads.
No entanto, no final de 2001 foi anunciada a formação da banda The Virgins, que contaria com Ryan Adams, James Iha (ex-Smashing Pumpkins), Melissa Auf Der Maur (ex-Pumpkins, Hole), além de Evan Dando. A notícia confundiu muita gente, mas ao que parece os Virgins não deverão sair do papel.
Desde então, surgiu um período de atividade intensa que culminou com o lançamento de seu primeiro álbum de estúdio em 2003. Antes disso Evan colaborou com vocais em uma faixa do álbum solo de Craig Armstrong (Massive Attack). Teve também os singles "Dead of Anything" e "Love Song", lançado na Austrália com Evan ao lado de Ben Lee, Tom Petersson (Cheap Trick) e Jason Schwartzman (Phantom Planet). Evan também contribui com uma faixa no álbum tributo a Lee Hazlewood intitulado "Total Lee".
Intercalando as participações em outros projetos, ao longo de 2002 Evan trabalhou na gravação de seu álbum solo, gravado em Nova York, Los Angeles e Tucson (Arizona). Entre os músicos convidados figuram Ben Lee (compôs duas faixas), Howe Gelb, John Convertino e Joey Burns do Giant Sand e Calexico; o ex-líder do Spacehog Royston Langdon e os bateristas Chris Brokaw e Arthur Johnson. Tom Morgan, antigo parceiro de Evan em também compôs para o álbum.
No fim do ano Evan Dando participou em duas faixas no novo disco do Dandy Warhols, "Welcome to the Monkeyhouse" lançado em 2003, e já neste ano retribuiu o favor ao amigo Tom Morgan ao participar das gravações do álbum de estréia da banda Give Goods, que será lançado ainda em 2003 pela EMI australiana.
Em negociação com gravadoras independentes, Evan acabou fechando com a britânica Setanta Records e a americana Bar/None Records. O álbum "Baby I'm Bored" foi finalmente lançado em Fevereiro de 2003 na Inglaterra e dois meses mais tarde nos EUA. O álbum foi bem recebido pela crítica e Evan seguiu em turnê pela Europa e Estados Unidos, desta vez acompanhado por uma banda de apoio. Para a turnê americana, o destaque foi a participação de Juliana Hatfield no baixo, re-editando a velha parceria dos tempos de Lemonheads.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O hit da Legião Urbana que Nando Reis queria ter escrito: "Cara, como nunca dei bola?"
A canção que, para Bono, traz "tudo o que você precisa saber sobre música"
O supergrupo que tinha tudo pra estourar num nível Led Zeppelin, mas foi sabotado pela gravadora
A melhor música de "The X Factor", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Gary Holt comenta sobriedade e apoio de Rob Halford: "troquei a cerveja por biscoitos"
The Troops of Doom une forças a músicos de Testament e Jota Quest em versão de "God of Thunder"
A música do Led Zeppelin que Robert Plant diz "definir" Jimmy Page
ShamAngra celebrará 30 anos do álbum "Holy Land" com 18 shows pelo Brasil
Novo disco do Exodus conta com participação de Peter Tägtgren, do Hypocrisy
Com filho de James Hetfield (Metallica) na bateria e vocal, Bastardane lança novo single
A melhor música de "Countdown to Extinction", do Megadeth, segundo o Loudwire
As 10 maiores bandas da história do power metal, segundo o Loudwire
O clássico do Pink Floyd que David Gilmour não toca mais por ser "violento demais"
Dirk Verbeuren, do Megadeth, diz que Dave Mustaine "praticamente inventou" o thrash metal
As duas bandas consagradas que Robert Plant detonou: "Que porcaria rimada é essa?
Quando a TV Globo jogou Raul Seixas pra escanteio e ficou com Renato Russo
"O Angra foi formado com escolhas estéticas, não tinha mocorongo ali", diz Regis Tadeu
Os dois fatores que assombravam os Beatles na gravação do último álbum "Let it Be"


O grunge não inventou o rock pesado - apenas chegou primeiro à MTV
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Alcest - Discografia comentada
Cinco razões que explicam por que a década de 1980 é o período de ouro do heavy metal



