Evan Dando
Postado em 06 de abril de 2006
Biografia originalmente publicada no site Dying Days
Por Alexandre Luzardo
Fim do Lemonheads, início da carreira solo de Evan Dando. Na verdade, essa mudança não significa muita coisa, já que Evan sempre foi a principal figura do Lemonheads em meio a formações instáveis de um disco para o outro. Não houve um momento onde Evan anunciou oficialmente o fim do Lemonheads, talvez o ponto que identifica o final da banda seja o último show no Reading Festival (97), com a formação que gravou o álbum "Car Button Cloth". A partir dali os integrantes se separaram e não havia mais a intenção de reunir o Lemonheads no futuro (mesmo que com novos integrantes). Evan admitiu publicamente pela primeira vez o fim da banda em entrevista para a NME inglesa, em janeiro de 2001.
O período imediatamente após o fim do Lemonheads não foi exatamente dos mais produtivos para Evan Dando, que só voltaria a se apresentar ao vivo em 98, em shows ocasionais de voz e violão. Em 2000 Evan faz uma participação no álbum "God Bless the Black Babies" que marcava o retorno da banda Blake Babies, que conta com a ex-colega de Lemonheads Juliana Hatfield na formação. A partir dali, Evan prosseguiu com sua turnê acústica apresentando alguns covers, velhas canções do repertório do Lemonheads e composições novas, algumas delas em parceria com o músico australiano Ben Lee. A turnê rendeu o lançamento de "Live at the Brattle Theatre" em 2001 apenas na Austrália. O álbum vinha acompanhado de um EP bônus, que consistia em covers de clássicos country. Em um determinado momento foi noticiado que o primeiro trabalho solo de Evan Dando seria um disco de covers, que acabou então relegado a bônus de seu álbum ao vivo. De volta aos EUA, Evan participou de uma turnê conjunta com Ben Kweller (ex-Radish) que estava iniciando sua carreira solo e declarava a todo momento que o Lemonheads era uma de suas maiores influências. Com a repercussão do trabalho de Kweller aumentando, o interesse do público em Evan Dando voltava a crescer.
Morando em Nova York, a poucos quarteirões de onde aconteceu a tragédia de 11 de setembro, Evan Dando começa a pensar mais seriamente no seu primeiro álbum de estúdio em carreira solo e para isso contou com a parceria de Jon Brion (responsável pela trilha sonora dos filmes Boogie Nights e Magnólia) e do produtor Bryce Goggin, que já havia trabalhado com Evan nos tempos do Lemonheads.
No entanto, no final de 2001 foi anunciada a formação da banda The Virgins, que contaria com Ryan Adams, James Iha (ex-Smashing Pumpkins), Melissa Auf Der Maur (ex-Pumpkins, Hole), além de Evan Dando. A notícia confundiu muita gente, mas ao que parece os Virgins não deverão sair do papel.
Desde então, surgiu um período de atividade intensa que culminou com o lançamento de seu primeiro álbum de estúdio em 2003. Antes disso Evan colaborou com vocais em uma faixa do álbum solo de Craig Armstrong (Massive Attack). Teve também os singles "Dead of Anything" e "Love Song", lançado na Austrália com Evan ao lado de Ben Lee, Tom Petersson (Cheap Trick) e Jason Schwartzman (Phantom Planet). Evan também contribui com uma faixa no álbum tributo a Lee Hazlewood intitulado "Total Lee".
Intercalando as participações em outros projetos, ao longo de 2002 Evan trabalhou na gravação de seu álbum solo, gravado em Nova York, Los Angeles e Tucson (Arizona). Entre os músicos convidados figuram Ben Lee (compôs duas faixas), Howe Gelb, John Convertino e Joey Burns do Giant Sand e Calexico; o ex-líder do Spacehog Royston Langdon e os bateristas Chris Brokaw e Arthur Johnson. Tom Morgan, antigo parceiro de Evan em também compôs para o álbum.
No fim do ano Evan Dando participou em duas faixas no novo disco do Dandy Warhols, "Welcome to the Monkeyhouse" lançado em 2003, e já neste ano retribuiu o favor ao amigo Tom Morgan ao participar das gravações do álbum de estréia da banda Give Goods, que será lançado ainda em 2003 pela EMI australiana.
Em negociação com gravadoras independentes, Evan acabou fechando com a britânica Setanta Records e a americana Bar/None Records. O álbum "Baby I'm Bored" foi finalmente lançado em Fevereiro de 2003 na Inglaterra e dois meses mais tarde nos EUA. O álbum foi bem recebido pela crítica e Evan seguiu em turnê pela Europa e Estados Unidos, desta vez acompanhado por uma banda de apoio. Para a turnê americana, o destaque foi a participação de Juliana Hatfield no baixo, re-editando a velha parceria dos tempos de Lemonheads.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do Metallica que James Hetfield considera "fraco": "Um enorme sinal de fraqueza"
O "Big Four" das bandas de rock dos anos 1980, segundo a Loudwire
Regis Tadeu volta a falar sobre Dave Murray: "Se eu contasse a história com detalhes..."
O guitarrista que moldou o timbre do Metallica, segundo James Hetfield
"Não tenho mais qualquer relação com Wolf Hoffmann", declara Udo Dirkschneider
Blaze Bayley escolhe o melhor disco do Metallica - mas joga sujo na resposta
Iggor Cavalera revela o tipo de som que faz sua cabeça atualmente
Música que dá nome ao documentário do Iron Maiden já foi considerada uma das piores da banda
A resposta de Cliff Burton a quem diz que Metallica se vendeu no "Master of Puppets"
Como a banda mais odiada do rock nacional literalmente salvou a MTV Brasil da falência
A banda que o ex-Guns N' Roses Bumblefoot chama de "trilha de Satanás para um funeral"
Nicko McBrain fala sobre rumores de aposentadoria de Dave Murray
Aquiles Priester vetou ida de Thiago Bianchi ao Angra? Vocalista esclarece história
A banda que poderia ter chegado ao tamanho do Led Zeppelin, segundo Phil Collen
Rock and Roll Hall of Fame anuncia indicados para edição 2026
Noisecreep: os 10 clipes mais assustadores do heavy metal
Confira 5 clássicas bandas que Lou Reed já declarou que detestava
Gilby Clarke: Axl Rose nem falava diretamente comigo



O grunge não inventou o rock pesado - apenas chegou primeiro à MTV
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Alcest - Discografia comentada
Cinco razões que explicam por que a década de 1980 é o período de ouro do heavy metal
Poeira: Rockstars e as bandas que eles sonhavam fazer parte



